TDAH em estudantes de medicina - uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grigorio, Matheus Amorim
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bottoli, Idacir França, Schetino, Beatriz Diaz, Antunes, Brunna, Alves, João Vitor Rocha, Silva, Daniel Gontijo Sousa, Teixeira, Isadora Duarte, Andriani, Pedro Henrique, Nascimento, Júlia Sá, Oliveira, Édimo Júnior Queiroz, Palmeira, Hugo Mirindiba Bomfim, Gomes, Luan Marra, Guimaraes, Lucas Martins Ferreira, Rosa, Pedro Silveira, Coelho, Carolina Martins, Duarte, Aline de Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62716
Resumo: Introdução: De acordo com (SILVA, 2020) o transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um tipo de transtorno do neurodesenvolvimento, apresenta-se na infância e permanece na vida adulta em até 50% dos casos. É definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade, cujo padrão persistente interfere no funcionamento ou desenvolvimento dos indivíduos e seu diagnóstico pode ser dividido em 3 subtipos, predominantemente desatento, predominantemente hiperativo ou misto. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, cujas bases foram retiradas das plataformas de dados SciELO e PubMed. O período da pesquisa foi de julho de 2023, atendendo aos critérios de inclusão que foram artigos dos anos 2000 a 2023, na língua portuguesa e inglesa, textos online e em textos completos. Como estratégias para melhor avaliação dos textos, foram utilizados os seguintes descritores em saúde (DeCS): "TDAH", "Acadêmicos de medicina" e "Estudo". Resultados: O transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um dos distúrbios de comportamento que acometem principalmente crianças. (LOPES et al., 2012). É caracterizado pela hiperatividade, impulsividade e falta de atenção, comprometendo qualidade de vida, na questão social e educacional. É importante entender o valor social, já que indivíduos imperativos são tidos como indisciplinados, porém, não há evidências que provem que tem relação com a patologia. Por conta de todos os fatores, muitas vezes os pacientes com TDAH, são tidas como excluídas por seus hábitos e maneiras, tornando-as assim alvo de preconceito (COSTA, 2020). Isso se salienta dentro do curso de medicina, o aluno tido como lento ou desligado, é excluído de trabalhos e projetos, por não ter sido ensinado, trabalhado e abordado com sua patologia básica (SILVEIRA, 2021). Comentários Finais: Diante do exposto, é crucial o cuidado com a saúde mental e psicológica dos profissionais da saúde, acolhendo e entendendo os estudantes com déficit de atenção. Ainda sim, deve-se analisar os quadros do uso indiscriminado de medicamentos por pessoas que têm interesse em melhorar o desempenho cognitivo. O TDAH é uma patologia séria e merece o melhor tratamento e acompanhamento, possibilitando assim, que essa condição não se torne um impasse para conquistas e melhorias acadêmicas.
id BJRH-0_2fbc206ef96d93a7ee4d0465548ac54c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62716
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling TDAH em estudantes de medicina - uma revisão de literaturaTDAHacadêmicos de medicinaestudoIntrodução: De acordo com (SILVA, 2020) o transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um tipo de transtorno do neurodesenvolvimento, apresenta-se na infância e permanece na vida adulta em até 50% dos casos. É definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade, cujo padrão persistente interfere no funcionamento ou desenvolvimento dos indivíduos e seu diagnóstico pode ser dividido em 3 subtipos, predominantemente desatento, predominantemente hiperativo ou misto. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, cujas bases foram retiradas das plataformas de dados SciELO e PubMed. O período da pesquisa foi de julho de 2023, atendendo aos critérios de inclusão que foram artigos dos anos 2000 a 2023, na língua portuguesa e inglesa, textos online e em textos completos. Como estratégias para melhor avaliação dos textos, foram utilizados os seguintes descritores em saúde (DeCS): "TDAH", "Acadêmicos de medicina" e "Estudo". Resultados: O transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um dos distúrbios de comportamento que acometem principalmente crianças. (LOPES et al., 2012). É caracterizado pela hiperatividade, impulsividade e falta de atenção, comprometendo qualidade de vida, na questão social e educacional. É importante entender o valor social, já que indivíduos imperativos são tidos como indisciplinados, porém, não há evidências que provem que tem relação com a patologia. Por conta de todos os fatores, muitas vezes os pacientes com TDAH, são tidas como excluídas por seus hábitos e maneiras, tornando-as assim alvo de preconceito (COSTA, 2020). Isso se salienta dentro do curso de medicina, o aluno tido como lento ou desligado, é excluído de trabalhos e projetos, por não ter sido ensinado, trabalhado e abordado com sua patologia básica (SILVEIRA, 2021). Comentários Finais: Diante do exposto, é crucial o cuidado com a saúde mental e psicológica dos profissionais da saúde, acolhendo e entendendo os estudantes com déficit de atenção. Ainda sim, deve-se analisar os quadros do uso indiscriminado de medicamentos por pessoas que têm interesse em melhorar o desempenho cognitivo. O TDAH é uma patologia séria e merece o melhor tratamento e acompanhamento, possibilitando assim, que essa condição não se torne um impasse para conquistas e melhorias acadêmicas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6271610.34119/bjhrv6n5-017Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 5 (2023); 19641-19649Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 5 (2023); 19641-19649Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 5 (2023); 19641-196492595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62716/45127Grigorio, Matheus AmorimBottoli, Idacir FrançaSchetino, Beatriz DiazAntunes, BrunnaAlves, João Vitor RochaSilva, Daniel Gontijo SousaTeixeira, Isadora DuarteAndriani, Pedro HenriqueNascimento, Júlia SáOliveira, Édimo Júnior QueirozPalmeira, Hugo Mirindiba BomfimGomes, Luan MarraGuimaraes, Lucas Martins FerreiraRosa, Pedro SilveiraCoelho, Carolina MartinsDuarte, Aline de Amoriminfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-05T16:40:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62716Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-09-05T16:40:32Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv TDAH em estudantes de medicina - uma revisão de literatura
title TDAH em estudantes de medicina - uma revisão de literatura
spellingShingle TDAH em estudantes de medicina - uma revisão de literatura
Grigorio, Matheus Amorim
TDAH
acadêmicos de medicina
estudo
title_short TDAH em estudantes de medicina - uma revisão de literatura
title_full TDAH em estudantes de medicina - uma revisão de literatura
title_fullStr TDAH em estudantes de medicina - uma revisão de literatura
title_full_unstemmed TDAH em estudantes de medicina - uma revisão de literatura
title_sort TDAH em estudantes de medicina - uma revisão de literatura
author Grigorio, Matheus Amorim
author_facet Grigorio, Matheus Amorim
Bottoli, Idacir França
Schetino, Beatriz Diaz
Antunes, Brunna
Alves, João Vitor Rocha
Silva, Daniel Gontijo Sousa
Teixeira, Isadora Duarte
Andriani, Pedro Henrique
Nascimento, Júlia Sá
Oliveira, Édimo Júnior Queiroz
Palmeira, Hugo Mirindiba Bomfim
Gomes, Luan Marra
Guimaraes, Lucas Martins Ferreira
Rosa, Pedro Silveira
Coelho, Carolina Martins
Duarte, Aline de Amorim
author_role author
author2 Bottoli, Idacir França
Schetino, Beatriz Diaz
Antunes, Brunna
Alves, João Vitor Rocha
Silva, Daniel Gontijo Sousa
Teixeira, Isadora Duarte
Andriani, Pedro Henrique
Nascimento, Júlia Sá
Oliveira, Édimo Júnior Queiroz
Palmeira, Hugo Mirindiba Bomfim
Gomes, Luan Marra
Guimaraes, Lucas Martins Ferreira
Rosa, Pedro Silveira
Coelho, Carolina Martins
Duarte, Aline de Amorim
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grigorio, Matheus Amorim
Bottoli, Idacir França
Schetino, Beatriz Diaz
Antunes, Brunna
Alves, João Vitor Rocha
Silva, Daniel Gontijo Sousa
Teixeira, Isadora Duarte
Andriani, Pedro Henrique
Nascimento, Júlia Sá
Oliveira, Édimo Júnior Queiroz
Palmeira, Hugo Mirindiba Bomfim
Gomes, Luan Marra
Guimaraes, Lucas Martins Ferreira
Rosa, Pedro Silveira
Coelho, Carolina Martins
Duarte, Aline de Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv TDAH
acadêmicos de medicina
estudo
topic TDAH
acadêmicos de medicina
estudo
description Introdução: De acordo com (SILVA, 2020) o transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um tipo de transtorno do neurodesenvolvimento, apresenta-se na infância e permanece na vida adulta em até 50% dos casos. É definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade, cujo padrão persistente interfere no funcionamento ou desenvolvimento dos indivíduos e seu diagnóstico pode ser dividido em 3 subtipos, predominantemente desatento, predominantemente hiperativo ou misto. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, cujas bases foram retiradas das plataformas de dados SciELO e PubMed. O período da pesquisa foi de julho de 2023, atendendo aos critérios de inclusão que foram artigos dos anos 2000 a 2023, na língua portuguesa e inglesa, textos online e em textos completos. Como estratégias para melhor avaliação dos textos, foram utilizados os seguintes descritores em saúde (DeCS): "TDAH", "Acadêmicos de medicina" e "Estudo". Resultados: O transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um dos distúrbios de comportamento que acometem principalmente crianças. (LOPES et al., 2012). É caracterizado pela hiperatividade, impulsividade e falta de atenção, comprometendo qualidade de vida, na questão social e educacional. É importante entender o valor social, já que indivíduos imperativos são tidos como indisciplinados, porém, não há evidências que provem que tem relação com a patologia. Por conta de todos os fatores, muitas vezes os pacientes com TDAH, são tidas como excluídas por seus hábitos e maneiras, tornando-as assim alvo de preconceito (COSTA, 2020). Isso se salienta dentro do curso de medicina, o aluno tido como lento ou desligado, é excluído de trabalhos e projetos, por não ter sido ensinado, trabalhado e abordado com sua patologia básica (SILVEIRA, 2021). Comentários Finais: Diante do exposto, é crucial o cuidado com a saúde mental e psicológica dos profissionais da saúde, acolhendo e entendendo os estudantes com déficit de atenção. Ainda sim, deve-se analisar os quadros do uso indiscriminado de medicamentos por pessoas que têm interesse em melhorar o desempenho cognitivo. O TDAH é uma patologia séria e merece o melhor tratamento e acompanhamento, possibilitando assim, que essa condição não se torne um impasse para conquistas e melhorias acadêmicas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62716
10.34119/bjhrv6n5-017
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62716
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n5-017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62716/45127
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 5 (2023); 19641-19649
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 5 (2023); 19641-19649
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 5 (2023); 19641-19649
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240033866940416