Desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior: uma revisão da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8090 |
Resumo: | O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento e tem como características níveis de desatenção, hiperatividade e impulsividade, persistindo até a vida adulta, afetando assim diversas áreas da vida dos sujeitos. Estudos populacionais apontam que o TDAH ocorre em cerca de 5% das crianças e 2,5% dos adultos em variadas partes do mundo. Os adultos com TDAH vivenciam inúmeros desafios, sendo o contexto universitário uma das áreas afetadas. Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os estudos realizados sobre os desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior, em publicações científicas nacionais e internacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir da revisão da literatura em produções científicas nacionais e internacionais sobre a temática, bem como o levantamento quantitativo de obras publicadas em quatro revistas e um catálogo de dissertações e teses, bem como nas fontes internacionais Sage Journals (Journal of Attention Disorders) e National Library of Medicine (PubMed), no período de 2015 a 2021. Os resultados obtidos na pesquisa apontam que, segundo o levantamento bibliográfico feito, os desafios vivenciados pelos estudantes com TDAH na universidade se dão perante as dificuldades enfrentadas ao longo da vida acadêmica como a desatenção, falta de habilidades de organização e foco, privação da autonomia, fatores internos e externos, dentre outras. Enquanto as perspectivas estavam associadas as estratégias utilizadas como a aplicação de técnicas de estudos que vão desde a divisão de tarefas, organização de cronogramas, gerenciamento de tempo, planejamento, até o autoconhecimento e ações por parte da universidade que visam atingir os objetivos de sucesso ao longo dos cursos. |
id |
UFER_212b3e7d9e1ada585aa7af1f934333d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8090 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior: uma revisão da literaturaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PEDAGOGIATDAHUniversidadeEstudantesAdultosEnsino superiorO Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento e tem como características níveis de desatenção, hiperatividade e impulsividade, persistindo até a vida adulta, afetando assim diversas áreas da vida dos sujeitos. Estudos populacionais apontam que o TDAH ocorre em cerca de 5% das crianças e 2,5% dos adultos em variadas partes do mundo. Os adultos com TDAH vivenciam inúmeros desafios, sendo o contexto universitário uma das áreas afetadas. Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os estudos realizados sobre os desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior, em publicações científicas nacionais e internacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir da revisão da literatura em produções científicas nacionais e internacionais sobre a temática, bem como o levantamento quantitativo de obras publicadas em quatro revistas e um catálogo de dissertações e teses, bem como nas fontes internacionais Sage Journals (Journal of Attention Disorders) e National Library of Medicine (PubMed), no período de 2015 a 2021. Os resultados obtidos na pesquisa apontam que, segundo o levantamento bibliográfico feito, os desafios vivenciados pelos estudantes com TDAH na universidade se dão perante as dificuldades enfrentadas ao longo da vida acadêmica como a desatenção, falta de habilidades de organização e foco, privação da autonomia, fatores internos e externos, dentre outras. Enquanto as perspectivas estavam associadas as estratégias utilizadas como a aplicação de técnicas de estudos que vão desde a divisão de tarefas, organização de cronogramas, gerenciamento de tempo, planejamento, até o autoconhecimento e ações por parte da universidade que visam atingir os objetivos de sucesso ao longo dos cursos.53 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSoares, Alessandra Miranda MendesSoares, Alessandra Miranda MendesSoares, Alessandra Miranda MendesBurlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da SilvaAlves, Fádyla Kessia Rocha de AraujoMedeiros, Jéssica Murienny Souza2022-12-29T16:18:05Z2022-12-29T16:18:05Z2022-06-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8090AngicosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-30T04:41:42Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8090Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-30T04:41:42Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior: uma revisão da literatura |
title |
Desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior: uma revisão da literatura |
spellingShingle |
Desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior: uma revisão da literatura Medeiros, Jéssica Murienny Souza CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PEDAGOGIA TDAH Universidade Estudantes Adultos Ensino superior |
title_short |
Desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior: uma revisão da literatura |
title_full |
Desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior: uma revisão da literatura |
title_fullStr |
Desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior: uma revisão da literatura |
title_full_unstemmed |
Desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior: uma revisão da literatura |
title_sort |
Desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior: uma revisão da literatura |
author |
Medeiros, Jéssica Murienny Souza |
author_facet |
Medeiros, Jéssica Murienny Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Alessandra Miranda Mendes Soares, Alessandra Miranda Mendes Soares, Alessandra Miranda Mendes Burlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva Alves, Fádyla Kessia Rocha de Araujo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Jéssica Murienny Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PEDAGOGIA TDAH Universidade Estudantes Adultos Ensino superior |
topic |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PEDAGOGIA TDAH Universidade Estudantes Adultos Ensino superior |
description |
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento e tem como características níveis de desatenção, hiperatividade e impulsividade, persistindo até a vida adulta, afetando assim diversas áreas da vida dos sujeitos. Estudos populacionais apontam que o TDAH ocorre em cerca de 5% das crianças e 2,5% dos adultos em variadas partes do mundo. Os adultos com TDAH vivenciam inúmeros desafios, sendo o contexto universitário uma das áreas afetadas. Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os estudos realizados sobre os desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior, em publicações científicas nacionais e internacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir da revisão da literatura em produções científicas nacionais e internacionais sobre a temática, bem como o levantamento quantitativo de obras publicadas em quatro revistas e um catálogo de dissertações e teses, bem como nas fontes internacionais Sage Journals (Journal of Attention Disorders) e National Library of Medicine (PubMed), no período de 2015 a 2021. Os resultados obtidos na pesquisa apontam que, segundo o levantamento bibliográfico feito, os desafios vivenciados pelos estudantes com TDAH na universidade se dão perante as dificuldades enfrentadas ao longo da vida acadêmica como a desatenção, falta de habilidades de organização e foco, privação da autonomia, fatores internos e externos, dentre outras. Enquanto as perspectivas estavam associadas as estratégias utilizadas como a aplicação de técnicas de estudos que vão desde a divisão de tarefas, organização de cronogramas, gerenciamento de tempo, planejamento, até o autoconhecimento e ações por parte da universidade que visam atingir os objetivos de sucesso ao longo dos cursos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-29T16:18:05Z 2022-12-29T16:18:05Z 2022-06-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8090 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Angicos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747457885601792 |