Desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior: uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Jéssica Murienny Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8090
Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento e tem como características níveis de desatenção, hiperatividade e impulsividade, persistindo até a vida adulta, afetando assim diversas áreas da vida dos sujeitos. Estudos populacionais apontam que o TDAH ocorre em cerca de 5% das crianças e 2,5% dos adultos em variadas partes do mundo. Os adultos com TDAH vivenciam inúmeros desafios, sendo o contexto universitário uma das áreas afetadas. Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os estudos realizados sobre os desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior, em publicações científicas nacionais e internacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir da revisão da literatura em produções científicas nacionais e internacionais sobre a temática, bem como o levantamento quantitativo de obras publicadas em quatro revistas e um catálogo de dissertações e teses, bem como nas fontes internacionais Sage Journals (Journal of Attention Disorders) e National Library of Medicine (PubMed), no período de 2015 a 2021. Os resultados obtidos na pesquisa apontam que, segundo o levantamento bibliográfico feito, os desafios vivenciados pelos estudantes com TDAH na universidade se dão perante as dificuldades enfrentadas ao longo da vida acadêmica como a desatenção, falta de habilidades de organização e foco, privação da autonomia, fatores internos e externos, dentre outras. Enquanto as perspectivas estavam associadas as estratégias utilizadas como a aplicação de técnicas de estudos que vão desde a divisão de tarefas, organização de cronogramas, gerenciamento de tempo, planejamento, até o autoconhecimento e ações por parte da universidade que visam atingir os objetivos de sucesso ao longo dos cursos.
id UFER_212b3e7d9e1ada585aa7af1f934333d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8090
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior: uma revisão da literaturaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PEDAGOGIATDAHUniversidadeEstudantesAdultosEnsino superiorO Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento e tem como características níveis de desatenção, hiperatividade e impulsividade, persistindo até a vida adulta, afetando assim diversas áreas da vida dos sujeitos. Estudos populacionais apontam que o TDAH ocorre em cerca de 5% das crianças e 2,5% dos adultos em variadas partes do mundo. Os adultos com TDAH vivenciam inúmeros desafios, sendo o contexto universitário uma das áreas afetadas. Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os estudos realizados sobre os desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior, em publicações científicas nacionais e internacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir da revisão da literatura em produções científicas nacionais e internacionais sobre a temática, bem como o levantamento quantitativo de obras publicadas em quatro revistas e um catálogo de dissertações e teses, bem como nas fontes internacionais Sage Journals (Journal of Attention Disorders) e National Library of Medicine (PubMed), no período de 2015 a 2021. Os resultados obtidos na pesquisa apontam que, segundo o levantamento bibliográfico feito, os desafios vivenciados pelos estudantes com TDAH na universidade se dão perante as dificuldades enfrentadas ao longo da vida acadêmica como a desatenção, falta de habilidades de organização e foco, privação da autonomia, fatores internos e externos, dentre outras. Enquanto as perspectivas estavam associadas as estratégias utilizadas como a aplicação de técnicas de estudos que vão desde a divisão de tarefas, organização de cronogramas, gerenciamento de tempo, planejamento, até o autoconhecimento e ações por parte da universidade que visam atingir os objetivos de sucesso ao longo dos cursos.53 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSoares, Alessandra Miranda MendesSoares, Alessandra Miranda MendesSoares, Alessandra Miranda MendesBurlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da SilvaAlves, Fádyla Kessia Rocha de AraujoMedeiros, Jéssica Murienny Souza2022-12-29T16:18:05Z2022-12-29T16:18:05Z2022-06-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8090AngicosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-30T04:41:42Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8090Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-30T04:41:42Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior: uma revisão da literatura
title Desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior: uma revisão da literatura
spellingShingle Desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior: uma revisão da literatura
Medeiros, Jéssica Murienny Souza
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PEDAGOGIA
TDAH
Universidade
Estudantes
Adultos
Ensino superior
title_short Desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior: uma revisão da literatura
title_full Desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior: uma revisão da literatura
title_fullStr Desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior: uma revisão da literatura
title_full_unstemmed Desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior: uma revisão da literatura
title_sort Desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior: uma revisão da literatura
author Medeiros, Jéssica Murienny Souza
author_facet Medeiros, Jéssica Murienny Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Alessandra Miranda Mendes
Soares, Alessandra Miranda Mendes
Soares, Alessandra Miranda Mendes
Burlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva
Alves, Fádyla Kessia Rocha de Araujo
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Jéssica Murienny Souza
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PEDAGOGIA
TDAH
Universidade
Estudantes
Adultos
Ensino superior
topic CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PEDAGOGIA
TDAH
Universidade
Estudantes
Adultos
Ensino superior
description O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento e tem como características níveis de desatenção, hiperatividade e impulsividade, persistindo até a vida adulta, afetando assim diversas áreas da vida dos sujeitos. Estudos populacionais apontam que o TDAH ocorre em cerca de 5% das crianças e 2,5% dos adultos em variadas partes do mundo. Os adultos com TDAH vivenciam inúmeros desafios, sendo o contexto universitário uma das áreas afetadas. Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os estudos realizados sobre os desafios e perspectivas enfrentados por estudantes com TDAH no ensino superior, em publicações científicas nacionais e internacionais. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir da revisão da literatura em produções científicas nacionais e internacionais sobre a temática, bem como o levantamento quantitativo de obras publicadas em quatro revistas e um catálogo de dissertações e teses, bem como nas fontes internacionais Sage Journals (Journal of Attention Disorders) e National Library of Medicine (PubMed), no período de 2015 a 2021. Os resultados obtidos na pesquisa apontam que, segundo o levantamento bibliográfico feito, os desafios vivenciados pelos estudantes com TDAH na universidade se dão perante as dificuldades enfrentadas ao longo da vida acadêmica como a desatenção, falta de habilidades de organização e foco, privação da autonomia, fatores internos e externos, dentre outras. Enquanto as perspectivas estavam associadas as estratégias utilizadas como a aplicação de técnicas de estudos que vão desde a divisão de tarefas, organização de cronogramas, gerenciamento de tempo, planejamento, até o autoconhecimento e ações por parte da universidade que visam atingir os objetivos de sucesso ao longo dos cursos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29T16:18:05Z
2022-12-29T16:18:05Z
2022-06-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8090
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Angicos
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747457885601792