Impactos de ações extensionistas educativas e o uso de metodologias ativas na formação acadêmica e profissional do enfermeiro: Impacts of educational extension actions and the use of active methodologies in the academic and professional training of nurses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duho, Samuel Yao Atsu
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moraes, Jennifer Sousa de, Modesto, Maria Fernanda Nascimento, Assis, Natália Reis de, Pontes, Ana Rosa Botelho, Bitar, Maria Amélia Fadul, Santos, Edenilza Fabiana de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/54932
Resumo: A extensão universitária resume-se em um processo de ações sucessivas de caráter educativo, social, científico realizadas em um período determinado, que objetiva a interação do aluno com a sociedade. Além da importância que essa articulação traz para a realidade social/sociedade, ela permite a troca de conhecimentos, e oportuniza ao aluno a possibilidade de uma formação integral, focada não apenas no conhecimento técnico, mas na responsabilidade cidadã, ética e no compromisso (SILVA et al, 2019). Nesse quesito, a utilização de metodologias ativas na extensão proporciona ao discente uma formação incondicional e o incremento de determinadas habilidades que o conduz a ser protagonista de seu processo formativo (VIEIRA, 2020).  O objetivo deste estudo foi relatar os impactos e contribuições de ações educativas extensionistas e de metodologias ativas na formação acadêmica e profissional de acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência, decorrente de ações educativas realizadas pelos alunos do Projeto de Extensão “Promoção de saberes sobre parasitoses intestinais em idosos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, sobre as parasitoses intestinais, para idosos de uma unidade municipal de saúde de Belém do Pará. Foram promovidas quatro ações, no período de 09 de maio a 14 de julho de 2022. As temáticas abordadas foram: Amebíase, giardíase, ancilostomíase e ascaridíase, dando ênfase para as formas de transmissão e medidas de prevenção. Como material didático utilizou-se Flit chart, protótipos do sistema digestório e jogos interativos. Após as ações, foram feitas avaliações do aprendizado, usando estratégias como quiz e jogos de memória.  O emprego de metodologias ativas e inovadoras obrigou os acadêmicos a buscarem na literatura estratégias que envolvessem os idosos na ação e que facilitassem o aprendizado. Constatou-se que os alunos ao solucionarem desafios gerados pelo uso das metodologias se tornaram sujeitos do seu próprio conhecimento e que o planejamento, organização e a realização das ações educativas, ocasionaram um impacto positivo no desenvolvido de habilidades essenciais para a formação profissional como: boa comunicação, planejamento, gestão e organização, trabalho em equipe e criatividade. A participação no projeto de extensão, baseado na educação em saúde e uso de metodologia ativas gerou uma gama de aprendizado e de vivências que irão impactar positivamente na formação dos futuros profissionais com pensamentos críticos e reflexivos.
id BJRH-0_344862ace730c1932a16b0e1a6d640d9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54932
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Impactos de ações extensionistas educativas e o uso de metodologias ativas na formação acadêmica e profissional do enfermeiro: Impacts of educational extension actions and the use of active methodologies in the academic and professional training of nursesextensão universitáriaformação acadêmicaenfermagem em saúde comunitáriaA extensão universitária resume-se em um processo de ações sucessivas de caráter educativo, social, científico realizadas em um período determinado, que objetiva a interação do aluno com a sociedade. Além da importância que essa articulação traz para a realidade social/sociedade, ela permite a troca de conhecimentos, e oportuniza ao aluno a possibilidade de uma formação integral, focada não apenas no conhecimento técnico, mas na responsabilidade cidadã, ética e no compromisso (SILVA et al, 2019). Nesse quesito, a utilização de metodologias ativas na extensão proporciona ao discente uma formação incondicional e o incremento de determinadas habilidades que o conduz a ser protagonista de seu processo formativo (VIEIRA, 2020).  O objetivo deste estudo foi relatar os impactos e contribuições de ações educativas extensionistas e de metodologias ativas na formação acadêmica e profissional de acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência, decorrente de ações educativas realizadas pelos alunos do Projeto de Extensão “Promoção de saberes sobre parasitoses intestinais em idosos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, sobre as parasitoses intestinais, para idosos de uma unidade municipal de saúde de Belém do Pará. Foram promovidas quatro ações, no período de 09 de maio a 14 de julho de 2022. As temáticas abordadas foram: Amebíase, giardíase, ancilostomíase e ascaridíase, dando ênfase para as formas de transmissão e medidas de prevenção. Como material didático utilizou-se Flit chart, protótipos do sistema digestório e jogos interativos. Após as ações, foram feitas avaliações do aprendizado, usando estratégias como quiz e jogos de memória.  O emprego de metodologias ativas e inovadoras obrigou os acadêmicos a buscarem na literatura estratégias que envolvessem os idosos na ação e que facilitassem o aprendizado. Constatou-se que os alunos ao solucionarem desafios gerados pelo uso das metodologias se tornaram sujeitos do seu próprio conhecimento e que o planejamento, organização e a realização das ações educativas, ocasionaram um impacto positivo no desenvolvido de habilidades essenciais para a formação profissional como: boa comunicação, planejamento, gestão e organização, trabalho em equipe e criatividade. A participação no projeto de extensão, baseado na educação em saúde e uso de metodologia ativas gerou uma gama de aprendizado e de vivências que irão impactar positivamente na formação dos futuros profissionais com pensamentos críticos e reflexivos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5493210.34119/bjhrv5n6-141Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 6 (2022); 23611-23621Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 6 (2022); 23611-236212595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/54932/40544Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuho, Samuel Yao AtsuMoraes, Jennifer Sousa deModesto, Maria Fernanda NascimentoAssis, Natália Reis dePontes, Ana Rosa BotelhoBitar, Maria Amélia FadulSantos, Edenilza Fabiana de Almeida2022-12-21T14:47:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54932Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-12-21T14:47:28Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos de ações extensionistas educativas e o uso de metodologias ativas na formação acadêmica e profissional do enfermeiro: Impacts of educational extension actions and the use of active methodologies in the academic and professional training of nurses
title Impactos de ações extensionistas educativas e o uso de metodologias ativas na formação acadêmica e profissional do enfermeiro: Impacts of educational extension actions and the use of active methodologies in the academic and professional training of nurses
spellingShingle Impactos de ações extensionistas educativas e o uso de metodologias ativas na formação acadêmica e profissional do enfermeiro: Impacts of educational extension actions and the use of active methodologies in the academic and professional training of nurses
Duho, Samuel Yao Atsu
extensão universitária
formação acadêmica
enfermagem em saúde comunitária
title_short Impactos de ações extensionistas educativas e o uso de metodologias ativas na formação acadêmica e profissional do enfermeiro: Impacts of educational extension actions and the use of active methodologies in the academic and professional training of nurses
title_full Impactos de ações extensionistas educativas e o uso de metodologias ativas na formação acadêmica e profissional do enfermeiro: Impacts of educational extension actions and the use of active methodologies in the academic and professional training of nurses
title_fullStr Impactos de ações extensionistas educativas e o uso de metodologias ativas na formação acadêmica e profissional do enfermeiro: Impacts of educational extension actions and the use of active methodologies in the academic and professional training of nurses
title_full_unstemmed Impactos de ações extensionistas educativas e o uso de metodologias ativas na formação acadêmica e profissional do enfermeiro: Impacts of educational extension actions and the use of active methodologies in the academic and professional training of nurses
title_sort Impactos de ações extensionistas educativas e o uso de metodologias ativas na formação acadêmica e profissional do enfermeiro: Impacts of educational extension actions and the use of active methodologies in the academic and professional training of nurses
author Duho, Samuel Yao Atsu
author_facet Duho, Samuel Yao Atsu
Moraes, Jennifer Sousa de
Modesto, Maria Fernanda Nascimento
Assis, Natália Reis de
Pontes, Ana Rosa Botelho
Bitar, Maria Amélia Fadul
Santos, Edenilza Fabiana de Almeida
author_role author
author2 Moraes, Jennifer Sousa de
Modesto, Maria Fernanda Nascimento
Assis, Natália Reis de
Pontes, Ana Rosa Botelho
Bitar, Maria Amélia Fadul
Santos, Edenilza Fabiana de Almeida
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duho, Samuel Yao Atsu
Moraes, Jennifer Sousa de
Modesto, Maria Fernanda Nascimento
Assis, Natália Reis de
Pontes, Ana Rosa Botelho
Bitar, Maria Amélia Fadul
Santos, Edenilza Fabiana de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv extensão universitária
formação acadêmica
enfermagem em saúde comunitária
topic extensão universitária
formação acadêmica
enfermagem em saúde comunitária
description A extensão universitária resume-se em um processo de ações sucessivas de caráter educativo, social, científico realizadas em um período determinado, que objetiva a interação do aluno com a sociedade. Além da importância que essa articulação traz para a realidade social/sociedade, ela permite a troca de conhecimentos, e oportuniza ao aluno a possibilidade de uma formação integral, focada não apenas no conhecimento técnico, mas na responsabilidade cidadã, ética e no compromisso (SILVA et al, 2019). Nesse quesito, a utilização de metodologias ativas na extensão proporciona ao discente uma formação incondicional e o incremento de determinadas habilidades que o conduz a ser protagonista de seu processo formativo (VIEIRA, 2020).  O objetivo deste estudo foi relatar os impactos e contribuições de ações educativas extensionistas e de metodologias ativas na formação acadêmica e profissional de acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência, decorrente de ações educativas realizadas pelos alunos do Projeto de Extensão “Promoção de saberes sobre parasitoses intestinais em idosos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, sobre as parasitoses intestinais, para idosos de uma unidade municipal de saúde de Belém do Pará. Foram promovidas quatro ações, no período de 09 de maio a 14 de julho de 2022. As temáticas abordadas foram: Amebíase, giardíase, ancilostomíase e ascaridíase, dando ênfase para as formas de transmissão e medidas de prevenção. Como material didático utilizou-se Flit chart, protótipos do sistema digestório e jogos interativos. Após as ações, foram feitas avaliações do aprendizado, usando estratégias como quiz e jogos de memória.  O emprego de metodologias ativas e inovadoras obrigou os acadêmicos a buscarem na literatura estratégias que envolvessem os idosos na ação e que facilitassem o aprendizado. Constatou-se que os alunos ao solucionarem desafios gerados pelo uso das metodologias se tornaram sujeitos do seu próprio conhecimento e que o planejamento, organização e a realização das ações educativas, ocasionaram um impacto positivo no desenvolvido de habilidades essenciais para a formação profissional como: boa comunicação, planejamento, gestão e organização, trabalho em equipe e criatividade. A participação no projeto de extensão, baseado na educação em saúde e uso de metodologia ativas gerou uma gama de aprendizado e de vivências que irão impactar positivamente na formação dos futuros profissionais com pensamentos críticos e reflexivos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/54932
10.34119/bjhrv5n6-141
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/54932
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv5n6-141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/54932/40544
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 6 (2022); 23611-23621
Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 6 (2022); 23611-23621
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240080081879040