Impactos de ações extensionistas educativas e o uso de metodologias ativas na formação acadêmica e profissional do enfermeiro: Impacts of educational extension actions and the use of active methodologies in the academic and professional training of nurses
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/54932 |
Resumo: | A extensão universitária resume-se em um processo de ações sucessivas de caráter educativo, social, científico realizadas em um período determinado, que objetiva a interação do aluno com a sociedade. Além da importância que essa articulação traz para a realidade social/sociedade, ela permite a troca de conhecimentos, e oportuniza ao aluno a possibilidade de uma formação integral, focada não apenas no conhecimento técnico, mas na responsabilidade cidadã, ética e no compromisso (SILVA et al, 2019). Nesse quesito, a utilização de metodologias ativas na extensão proporciona ao discente uma formação incondicional e o incremento de determinadas habilidades que o conduz a ser protagonista de seu processo formativo (VIEIRA, 2020). O objetivo deste estudo foi relatar os impactos e contribuições de ações educativas extensionistas e de metodologias ativas na formação acadêmica e profissional de acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência, decorrente de ações educativas realizadas pelos alunos do Projeto de Extensão “Promoção de saberes sobre parasitoses intestinais em idosos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, sobre as parasitoses intestinais, para idosos de uma unidade municipal de saúde de Belém do Pará. Foram promovidas quatro ações, no período de 09 de maio a 14 de julho de 2022. As temáticas abordadas foram: Amebíase, giardíase, ancilostomíase e ascaridíase, dando ênfase para as formas de transmissão e medidas de prevenção. Como material didático utilizou-se Flit chart, protótipos do sistema digestório e jogos interativos. Após as ações, foram feitas avaliações do aprendizado, usando estratégias como quiz e jogos de memória. O emprego de metodologias ativas e inovadoras obrigou os acadêmicos a buscarem na literatura estratégias que envolvessem os idosos na ação e que facilitassem o aprendizado. Constatou-se que os alunos ao solucionarem desafios gerados pelo uso das metodologias se tornaram sujeitos do seu próprio conhecimento e que o planejamento, organização e a realização das ações educativas, ocasionaram um impacto positivo no desenvolvido de habilidades essenciais para a formação profissional como: boa comunicação, planejamento, gestão e organização, trabalho em equipe e criatividade. A participação no projeto de extensão, baseado na educação em saúde e uso de metodologia ativas gerou uma gama de aprendizado e de vivências que irão impactar positivamente na formação dos futuros profissionais com pensamentos críticos e reflexivos. |
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