Percepções pessoais dos professores de anatomia acerca do ensino na pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guereschi, Luca Casale
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: da Silveira, Maria Amália Garcia, de Araújo, Matheus Borte, Gonçalves, Isis Zuli Soares, Betti, Luciana Bertocco, Fernandes, Geraldo José Medeiros, Saez, Daniel Martinez, Soares, Evelise Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66678
Resumo: Introdução: O ensino de Anatomia, desde os primórdios, foi fundamentalmente presencial. Isso só foi modificado com o estabelecimento da pandemia de Covid-19, a qual foi responsável, no Brasil, pela suspensão das aulas presenciais. Essa situação de mudança súbita foi acompanhada da necessidade de adaptação dos professores de Anatomia e a presença de diversas emoções e sentimentos. Métodos: Realizou-se um levantamento de dados para avaliação do perfil geral e das estratégias de ensino, sentimentos e percepções pessoais dos docentes de Anatomia durante o período de pandemia. Para tal, foi utilizado um questionário virtual com questões de múltipla escolha e discursivas ofertado a professores de Anatomia do Ensino Superior das redes pública e privada. Resultados: Dos participantes da pesquisa, 88,35% deles acreditam que o ensino remoto apresenta maiores desafios que o presencial. Os sentimentos mais relatados por eles em relação ao ensino remoto de Anatomia foram incerteza, ansiedade, dedicação e sobrecarga. Em relação a continuidade de utilização de recursos remotos para ministrar as aulas de Anatomia após a pandemia, 59 professores foram favoráveis, mas apenas com apoio pedagógico, enquanto outros 32 afirmaram que os utilizam como recurso híbrido quando possível. Em ambos os cenários houve a predominância de professores com sentimentos negativos. Conclusão: O ensino de Anatomia durante a pandemia enfrentou vários desafios, resultando em pontos positivos e negativos para professores e alunos. Contudo, devido à adaptabilidade demonstrada pelos professores, esse cenário favoreceu com que abordagens alternativas mais eficazes fossem desenvolvidas, as quais podem ser utilizadas após a superação da pandemia.
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