Ensino remoto emergencial na percepção de alunos presenciais de Ciências Contábeis durante a pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Cristiano Sausen
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Guimarães, Duanne Emanuel Leal, Souza, Tatiéli Vieira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
Texto Completo: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3182
Resumo: O estudo objetivou investigar a percepção de acadêmicos presenciais do curso de ciências contábeis de uma universidade pública que adotou o ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19 no Brasil, ressaltando-se os aspectos que favorecem ou dificultam a aprendizagem. Foi realizado um estudo qualitativo e descritivo, com dados coletados mediante 4 grupos focais com a participação de 80 alunos de um curso presencial de graduação em ciências contábeis. Os resultados indicam que os alunos percebem como aspectos facilitadores do ensino remoto os fatores estruturais (flexibilização nos prazos para entrega de atividades), pessoais e coletivos (autonomia no processo de aprendizagem) e didático-pedagógicos (uso de metodologias ativas pelo professor). Quanto aos aspectos que dificultam a aprendizagem, destacam-se os fatores externos (falta de acesso à internet), individuais (não manter rotina de estudos e elevação do nível de estresses) e práticas docentes tradicionais (aulas monótonas por videoconferência). Por fim, observa-se uma visão otimista para tendências futuras, com alterações nos aspectos humanos (mudança de paradigma do papel do aluno), institucionais (maior utilização da tecnologia) e formativos (uso de metodologias ativas). Conclui-se que a utilização de metodologias ativas no aspecto didático e pedagógico eleva a participação do número de alunos nas aulas remotas e melhora a qualidade da aprendizagem. O estudo pode contribuir com as instituições de ensino que adotam o ensino remoto emergencial para continuidade das atividades acadêmicas em períodos de crise, bem como aos docentes que planejam suas atividades, ressaltando-se o papel do professor e a importância das metodologias ativas na construção do conhecimento.
id CRCSC-1_81e4212aa8dcc44b40de010c9364e003
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3182
network_acronym_str CRCSC-1
network_name_str Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
repository_id_str
spelling Ensino remoto emergencial na percepção de alunos presenciais de Ciências Contábeis durante a pandemia de Covid-19Emergency Remote Education in the Perception of On-Site Accounting Sciences Students during the Covid-19 pandemicCovid-19Remote teachingActive methodologiesProfessor’s roleRemote educationCovid-19Ensino remotoMetodologias ativasPapel do professorO estudo objetivou investigar a percepção de acadêmicos presenciais do curso de ciências contábeis de uma universidade pública que adotou o ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19 no Brasil, ressaltando-se os aspectos que favorecem ou dificultam a aprendizagem. Foi realizado um estudo qualitativo e descritivo, com dados coletados mediante 4 grupos focais com a participação de 80 alunos de um curso presencial de graduação em ciências contábeis. Os resultados indicam que os alunos percebem como aspectos facilitadores do ensino remoto os fatores estruturais (flexibilização nos prazos para entrega de atividades), pessoais e coletivos (autonomia no processo de aprendizagem) e didático-pedagógicos (uso de metodologias ativas pelo professor). Quanto aos aspectos que dificultam a aprendizagem, destacam-se os fatores externos (falta de acesso à internet), individuais (não manter rotina de estudos e elevação do nível de estresses) e práticas docentes tradicionais (aulas monótonas por videoconferência). Por fim, observa-se uma visão otimista para tendências futuras, com alterações nos aspectos humanos (mudança de paradigma do papel do aluno), institucionais (maior utilização da tecnologia) e formativos (uso de metodologias ativas). Conclui-se que a utilização de metodologias ativas no aspecto didático e pedagógico eleva a participação do número de alunos nas aulas remotas e melhora a qualidade da aprendizagem. O estudo pode contribuir com as instituições de ensino que adotam o ensino remoto emergencial para continuidade das atividades acadêmicas em períodos de crise, bem como aos docentes que planejam suas atividades, ressaltando-se o papel do professor e a importância das metodologias ativas na construção do conhecimento.This study aimed to investigate the perception of on-site students of the Accounting Sciences Program of a public university that adopted emergency remote learning during the Covid-19 pandemic in Brazil, highlighting the aspects that favor or hinder learning. A qualitative and descriptive study was carried out, with data collected through 4 focus groups with the participation of 80 students from an on-site undergraduate program in Accounting Sciences. The results indicate that the students perceive the structural factors (flexibility in the deadlines for delivery of activities), personal and collective factors (autonomy in the learning process) and didactic-pedagogical factors (use of active methodologies by the professor) as facilitating aspects of the remote education. As for the aspects that hinder learning, we highlight external factors (lack of internet access), individual factors (not maintaining a study routine and increased stress levels) and traditional remote education (monotonous videoconference classes). Finally, an optimistic vision for future trends is observed, with changes in the human aspects (change of paradigm of the student's role), institutional aspects (greater use of technology) and formative aspects (use of active methodologies). It is concluded that the use of active methodologies in the didactic and pedagogical aspect raises the participation of the number of students in remote classes and improves the quality of learning. This study can contribute to educational institutions that adopt emergency remote education for continuity of academic activities in periods of crisis, as well as to professors who plan their activities. It emphasizes the role of the professor and the importance of active methodologies in the development of knowledge.Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina2021-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/ziptext/xmlhttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/318210.16930/2237-766220213182Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 20 (2021): RCCC; e31822237-76621808-378110.16930/10.16930/2237-76622021reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)instacron:CRCSCporenghttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3182/2292https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3182/2293https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3182/2294https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3182/229510.16930/2237-766220213182110.16930/2237-7662202131822Copyright (c) 2021 Revista Catarinense da Ciência Contábilhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Cristiano SausenGuimarães, Duanne Emanuel LealSouza, Tatiéli Vieira de 2022-02-03T18:23:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3182Revistahttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/crcscPRIhttp://revista.crcsc.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/oai||revista@crcsc.org.br2237-76621808-3781opendoar:2022-02-03T18:23:19Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto emergencial na percepção de alunos presenciais de Ciências Contábeis durante a pandemia de Covid-19
Emergency Remote Education in the Perception of On-Site Accounting Sciences Students during the Covid-19 pandemic
title Ensino remoto emergencial na percepção de alunos presenciais de Ciências Contábeis durante a pandemia de Covid-19
spellingShingle Ensino remoto emergencial na percepção de alunos presenciais de Ciências Contábeis durante a pandemia de Covid-19
Soares, Cristiano Sausen
Covid-19
Remote teaching
Active methodologies
Professor’s role
Remote education
Covid-19
Ensino remoto
Metodologias ativas
Papel do professor
title_short Ensino remoto emergencial na percepção de alunos presenciais de Ciências Contábeis durante a pandemia de Covid-19
title_full Ensino remoto emergencial na percepção de alunos presenciais de Ciências Contábeis durante a pandemia de Covid-19
title_fullStr Ensino remoto emergencial na percepção de alunos presenciais de Ciências Contábeis durante a pandemia de Covid-19
title_full_unstemmed Ensino remoto emergencial na percepção de alunos presenciais de Ciências Contábeis durante a pandemia de Covid-19
title_sort Ensino remoto emergencial na percepção de alunos presenciais de Ciências Contábeis durante a pandemia de Covid-19
author Soares, Cristiano Sausen
author_facet Soares, Cristiano Sausen
Guimarães, Duanne Emanuel Leal
Souza, Tatiéli Vieira de
author_role author
author2 Guimarães, Duanne Emanuel Leal
Souza, Tatiéli Vieira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Cristiano Sausen
Guimarães, Duanne Emanuel Leal
Souza, Tatiéli Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19
Remote teaching
Active methodologies
Professor’s role
Remote education
Covid-19
Ensino remoto
Metodologias ativas
Papel do professor
topic Covid-19
Remote teaching
Active methodologies
Professor’s role
Remote education
Covid-19
Ensino remoto
Metodologias ativas
Papel do professor
description O estudo objetivou investigar a percepção de acadêmicos presenciais do curso de ciências contábeis de uma universidade pública que adotou o ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19 no Brasil, ressaltando-se os aspectos que favorecem ou dificultam a aprendizagem. Foi realizado um estudo qualitativo e descritivo, com dados coletados mediante 4 grupos focais com a participação de 80 alunos de um curso presencial de graduação em ciências contábeis. Os resultados indicam que os alunos percebem como aspectos facilitadores do ensino remoto os fatores estruturais (flexibilização nos prazos para entrega de atividades), pessoais e coletivos (autonomia no processo de aprendizagem) e didático-pedagógicos (uso de metodologias ativas pelo professor). Quanto aos aspectos que dificultam a aprendizagem, destacam-se os fatores externos (falta de acesso à internet), individuais (não manter rotina de estudos e elevação do nível de estresses) e práticas docentes tradicionais (aulas monótonas por videoconferência). Por fim, observa-se uma visão otimista para tendências futuras, com alterações nos aspectos humanos (mudança de paradigma do papel do aluno), institucionais (maior utilização da tecnologia) e formativos (uso de metodologias ativas). Conclui-se que a utilização de metodologias ativas no aspecto didático e pedagógico eleva a participação do número de alunos nas aulas remotas e melhora a qualidade da aprendizagem. O estudo pode contribuir com as instituições de ensino que adotam o ensino remoto emergencial para continuidade das atividades acadêmicas em períodos de crise, bem como aos docentes que planejam suas atividades, ressaltando-se o papel do professor e a importância das metodologias ativas na construção do conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3182
10.16930/2237-766220213182
url https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3182
identifier_str_mv 10.16930/2237-766220213182
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3182/2292
https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3182/2293
https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3182/2294
https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3182/2295
10.16930/2237-7662202131821
10.16930/2237-7662202131822
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Catarinense da Ciência Contábil
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Catarinense da Ciência Contábil
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/zip
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 20 (2021): RCCC; e3182
2237-7662
1808-3781
10.16930/10.16930/2237-76622021
reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
instacron:CRCSC
instname_str Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
instacron_str CRCSC
institution CRCSC
reponame_str Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
collection Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@crcsc.org.br
_version_ 1809731683978575872