Abordagem sobre segurança do paciente do projeto pedagógico de um curso de Medicina / Patient safety approach to the pedagogical Project of medicine course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Tellyson Araujo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Amorim, Jhemily Aires, Picanço, Vera Lucia Lameira, Gorayeb, Adriana Leticia dos Santos, Castro, Nathália Santos Serrão de, Marsola, Lourival Rodrigues, Andriolo, Brenda Nazaré Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/16318
Resumo: Objetivo: Avaliar a abordagem sobre segurança do paciente de um projeto pedagógico que usa metodologias ativas na graduação do curso de medicina. Métodos: Estudo do tipo transversal, que usou como objeto de análise o projeto pedagógico (PP) do curso de medicina vigente no ano de 2018 e 2019, do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ), que usa metodologias ativas como estratégia de ensino, por meio de uma matriz curricular flexível, integrada e dinâmica com foco na interdisciplinaridade e associação teórica e prática. O projeto não necessitous ser analisado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Resultados: Foram identificadas 66 unidades curriculares, das quais nove (13,6%) abordavam assuntos relacionados à segurança do paciente. Na proposta curricular do curso de medicina avaliada, foram identificados 13 termos rastreadores, relacionados a seis tópicos do guia da OMS sobre segurança do paciente. Conclusão: É possível verificar um currículo integrado e inovador sobre os aspectos relacionados aos temas propostos pela OMS sobre segurança do paciente.
id BJRH-0_488f4be4d57a3118b92570b892e6ef36
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16318
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Abordagem sobre segurança do paciente do projeto pedagógico de um curso de Medicina / Patient safety approach to the pedagogical Project of medicine courseSegurança do PacienteMedicinaMetodologia.Objetivo: Avaliar a abordagem sobre segurança do paciente de um projeto pedagógico que usa metodologias ativas na graduação do curso de medicina. Métodos: Estudo do tipo transversal, que usou como objeto de análise o projeto pedagógico (PP) do curso de medicina vigente no ano de 2018 e 2019, do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ), que usa metodologias ativas como estratégia de ensino, por meio de uma matriz curricular flexível, integrada e dinâmica com foco na interdisciplinaridade e associação teórica e prática. O projeto não necessitous ser analisado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Resultados: Foram identificadas 66 unidades curriculares, das quais nove (13,6%) abordavam assuntos relacionados à segurança do paciente. Na proposta curricular do curso de medicina avaliada, foram identificados 13 termos rastreadores, relacionados a seis tópicos do guia da OMS sobre segurança do paciente. Conclusão: É possível verificar um currículo integrado e inovador sobre os aspectos relacionados aos temas propostos pela OMS sobre segurança do paciente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1631810.34119/bjhrv3n5-049Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 5 (2020); 11958-11966Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 5 (2020); 11958-119662595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/16318/13347Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessFurtado, Tellyson AraujoAmorim, Jhemily AiresPicanço, Vera Lucia LameiraGorayeb, Adriana Leticia dos SantosCastro, Nathália Santos Serrão deMarsola, Lourival RodriguesAndriolo, Brenda Nazaré Gomes2020-11-02T15:54:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16318Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-11-02T15:54:24Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem sobre segurança do paciente do projeto pedagógico de um curso de Medicina / Patient safety approach to the pedagogical Project of medicine course
title Abordagem sobre segurança do paciente do projeto pedagógico de um curso de Medicina / Patient safety approach to the pedagogical Project of medicine course
spellingShingle Abordagem sobre segurança do paciente do projeto pedagógico de um curso de Medicina / Patient safety approach to the pedagogical Project of medicine course
Furtado, Tellyson Araujo
Segurança do Paciente
Medicina
Metodologia.
title_short Abordagem sobre segurança do paciente do projeto pedagógico de um curso de Medicina / Patient safety approach to the pedagogical Project of medicine course
title_full Abordagem sobre segurança do paciente do projeto pedagógico de um curso de Medicina / Patient safety approach to the pedagogical Project of medicine course
title_fullStr Abordagem sobre segurança do paciente do projeto pedagógico de um curso de Medicina / Patient safety approach to the pedagogical Project of medicine course
title_full_unstemmed Abordagem sobre segurança do paciente do projeto pedagógico de um curso de Medicina / Patient safety approach to the pedagogical Project of medicine course
title_sort Abordagem sobre segurança do paciente do projeto pedagógico de um curso de Medicina / Patient safety approach to the pedagogical Project of medicine course
author Furtado, Tellyson Araujo
author_facet Furtado, Tellyson Araujo
Amorim, Jhemily Aires
Picanço, Vera Lucia Lameira
Gorayeb, Adriana Leticia dos Santos
Castro, Nathália Santos Serrão de
Marsola, Lourival Rodrigues
Andriolo, Brenda Nazaré Gomes
author_role author
author2 Amorim, Jhemily Aires
Picanço, Vera Lucia Lameira
Gorayeb, Adriana Leticia dos Santos
Castro, Nathália Santos Serrão de
Marsola, Lourival Rodrigues
Andriolo, Brenda Nazaré Gomes
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Tellyson Araujo
Amorim, Jhemily Aires
Picanço, Vera Lucia Lameira
Gorayeb, Adriana Leticia dos Santos
Castro, Nathália Santos Serrão de
Marsola, Lourival Rodrigues
Andriolo, Brenda Nazaré Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança do Paciente
Medicina
Metodologia.
topic Segurança do Paciente
Medicina
Metodologia.
description Objetivo: Avaliar a abordagem sobre segurança do paciente de um projeto pedagógico que usa metodologias ativas na graduação do curso de medicina. Métodos: Estudo do tipo transversal, que usou como objeto de análise o projeto pedagógico (PP) do curso de medicina vigente no ano de 2018 e 2019, do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ), que usa metodologias ativas como estratégia de ensino, por meio de uma matriz curricular flexível, integrada e dinâmica com foco na interdisciplinaridade e associação teórica e prática. O projeto não necessitous ser analisado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Resultados: Foram identificadas 66 unidades curriculares, das quais nove (13,6%) abordavam assuntos relacionados à segurança do paciente. Na proposta curricular do curso de medicina avaliada, foram identificados 13 termos rastreadores, relacionados a seis tópicos do guia da OMS sobre segurança do paciente. Conclusão: É possível verificar um currículo integrado e inovador sobre os aspectos relacionados aos temas propostos pela OMS sobre segurança do paciente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/16318
10.34119/bjhrv3n5-049
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/16318
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n5-049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/16318/13347
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 5 (2020); 11958-11966
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 5 (2020); 11958-11966
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240054876209152