Abordagem sobre segurança do paciente do projeto pedagógico de um curso de Medicina / Patient safety approach to the pedagogical Project of medicine course
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/16318 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar a abordagem sobre segurança do paciente de um projeto pedagógico que usa metodologias ativas na graduação do curso de medicina. Métodos: Estudo do tipo transversal, que usou como objeto de análise o projeto pedagógico (PP) do curso de medicina vigente no ano de 2018 e 2019, do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ), que usa metodologias ativas como estratégia de ensino, por meio de uma matriz curricular flexível, integrada e dinâmica com foco na interdisciplinaridade e associação teórica e prática. O projeto não necessitous ser analisado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Resultados: Foram identificadas 66 unidades curriculares, das quais nove (13,6%) abordavam assuntos relacionados à segurança do paciente. Na proposta curricular do curso de medicina avaliada, foram identificados 13 termos rastreadores, relacionados a seis tópicos do guia da OMS sobre segurança do paciente. Conclusão: É possível verificar um currículo integrado e inovador sobre os aspectos relacionados aos temas propostos pela OMS sobre segurança do paciente. |
id |
BJRH-0_488f4be4d57a3118b92570b892e6ef36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16318 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem sobre segurança do paciente do projeto pedagógico de um curso de Medicina / Patient safety approach to the pedagogical Project of medicine courseSegurança do PacienteMedicinaMetodologia.Objetivo: Avaliar a abordagem sobre segurança do paciente de um projeto pedagógico que usa metodologias ativas na graduação do curso de medicina. Métodos: Estudo do tipo transversal, que usou como objeto de análise o projeto pedagógico (PP) do curso de medicina vigente no ano de 2018 e 2019, do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ), que usa metodologias ativas como estratégia de ensino, por meio de uma matriz curricular flexível, integrada e dinâmica com foco na interdisciplinaridade e associação teórica e prática. O projeto não necessitous ser analisado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Resultados: Foram identificadas 66 unidades curriculares, das quais nove (13,6%) abordavam assuntos relacionados à segurança do paciente. Na proposta curricular do curso de medicina avaliada, foram identificados 13 termos rastreadores, relacionados a seis tópicos do guia da OMS sobre segurança do paciente. Conclusão: É possível verificar um currículo integrado e inovador sobre os aspectos relacionados aos temas propostos pela OMS sobre segurança do paciente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1631810.34119/bjhrv3n5-049Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 5 (2020); 11958-11966Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 5 (2020); 11958-119662595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/16318/13347Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessFurtado, Tellyson AraujoAmorim, Jhemily AiresPicanço, Vera Lucia LameiraGorayeb, Adriana Leticia dos SantosCastro, Nathália Santos Serrão deMarsola, Lourival RodriguesAndriolo, Brenda Nazaré Gomes2020-11-02T15:54:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16318Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-11-02T15:54:24Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem sobre segurança do paciente do projeto pedagógico de um curso de Medicina / Patient safety approach to the pedagogical Project of medicine course |
title |
Abordagem sobre segurança do paciente do projeto pedagógico de um curso de Medicina / Patient safety approach to the pedagogical Project of medicine course |
spellingShingle |
Abordagem sobre segurança do paciente do projeto pedagógico de um curso de Medicina / Patient safety approach to the pedagogical Project of medicine course Furtado, Tellyson Araujo Segurança do Paciente Medicina Metodologia. |
title_short |
Abordagem sobre segurança do paciente do projeto pedagógico de um curso de Medicina / Patient safety approach to the pedagogical Project of medicine course |
title_full |
Abordagem sobre segurança do paciente do projeto pedagógico de um curso de Medicina / Patient safety approach to the pedagogical Project of medicine course |
title_fullStr |
Abordagem sobre segurança do paciente do projeto pedagógico de um curso de Medicina / Patient safety approach to the pedagogical Project of medicine course |
title_full_unstemmed |
Abordagem sobre segurança do paciente do projeto pedagógico de um curso de Medicina / Patient safety approach to the pedagogical Project of medicine course |
title_sort |
Abordagem sobre segurança do paciente do projeto pedagógico de um curso de Medicina / Patient safety approach to the pedagogical Project of medicine course |
author |
Furtado, Tellyson Araujo |
author_facet |
Furtado, Tellyson Araujo Amorim, Jhemily Aires Picanço, Vera Lucia Lameira Gorayeb, Adriana Leticia dos Santos Castro, Nathália Santos Serrão de Marsola, Lourival Rodrigues Andriolo, Brenda Nazaré Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Amorim, Jhemily Aires Picanço, Vera Lucia Lameira Gorayeb, Adriana Leticia dos Santos Castro, Nathália Santos Serrão de Marsola, Lourival Rodrigues Andriolo, Brenda Nazaré Gomes |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furtado, Tellyson Araujo Amorim, Jhemily Aires Picanço, Vera Lucia Lameira Gorayeb, Adriana Leticia dos Santos Castro, Nathália Santos Serrão de Marsola, Lourival Rodrigues Andriolo, Brenda Nazaré Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Segurança do Paciente Medicina Metodologia. |
topic |
Segurança do Paciente Medicina Metodologia. |
description |
Objetivo: Avaliar a abordagem sobre segurança do paciente de um projeto pedagógico que usa metodologias ativas na graduação do curso de medicina. Métodos: Estudo do tipo transversal, que usou como objeto de análise o projeto pedagógico (PP) do curso de medicina vigente no ano de 2018 e 2019, do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ), que usa metodologias ativas como estratégia de ensino, por meio de uma matriz curricular flexível, integrada e dinâmica com foco na interdisciplinaridade e associação teórica e prática. O projeto não necessitous ser analisado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Resultados: Foram identificadas 66 unidades curriculares, das quais nove (13,6%) abordavam assuntos relacionados à segurança do paciente. Na proposta curricular do curso de medicina avaliada, foram identificados 13 termos rastreadores, relacionados a seis tópicos do guia da OMS sobre segurança do paciente. Conclusão: É possível verificar um currículo integrado e inovador sobre os aspectos relacionados aos temas propostos pela OMS sobre segurança do paciente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/16318 10.34119/bjhrv3n5-049 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/16318 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv3n5-049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/16318/13347 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 5 (2020); 11958-11966 Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 5 (2020); 11958-11966 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240054876209152 |