As políticas públicas e a organização de ensino na educação infantil na perspectiva inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizoli, Rita de Cássia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Rosângela Trabuco Malvestio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63302
Resumo: Este trabalho visa analisar e refletir sobre a Educação Infantil na Perspectiva Inclusiva e os desafios e possibilidades de organização do Ensino nessa modalidade, dando ênfase às Políticas educacionais. A metodologia de pesquisa é qualitativa e a base teórica é a perspectiva Histórico cultural. Diante do aumento de crianças a serem inclusas na Educação Infantil nos últimos anos há também a necessidade de literatura específica a fim de nortear o planejamento do Ensino. O ensino na Educação infantil não pode ser deixado ao espontaneísmo, mas deve ser resultado de uma ação planejada. As crianças da Educação Especial, independentemente das especificidades de seu diagnóstico, ao participarem das atividades coletivas, desenvolvem suas potencialidades. Assim, as crianças devem ter momentos específicos para escolher seus pares, escolher seus brinquedos ou brincar de forma dirigida. A organização pedagógica na Educação infantil está ligada à compreensão do desenvolvimento psicológico, cuja base ocorre por meio da aquisição do conhecimento na esfera das interações sociais. Nesse sentido, incluir crianças com deficiência nas atividades é o meio mais promissor para promover o seu desenvolvimento.
id BJRH-0_4a856e762aca6e5639375ad95cfe6e44
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/63302
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling As políticas públicas e a organização de ensino na educação infantil na perspectiva inclusivapolíticas educacionaisteoria histórico-culturaleducação infantileducação inclusivaEste trabalho visa analisar e refletir sobre a Educação Infantil na Perspectiva Inclusiva e os desafios e possibilidades de organização do Ensino nessa modalidade, dando ênfase às Políticas educacionais. A metodologia de pesquisa é qualitativa e a base teórica é a perspectiva Histórico cultural. Diante do aumento de crianças a serem inclusas na Educação Infantil nos últimos anos há também a necessidade de literatura específica a fim de nortear o planejamento do Ensino. O ensino na Educação infantil não pode ser deixado ao espontaneísmo, mas deve ser resultado de uma ação planejada. As crianças da Educação Especial, independentemente das especificidades de seu diagnóstico, ao participarem das atividades coletivas, desenvolvem suas potencialidades. Assim, as crianças devem ter momentos específicos para escolher seus pares, escolher seus brinquedos ou brincar de forma dirigida. A organização pedagógica na Educação infantil está ligada à compreensão do desenvolvimento psicológico, cuja base ocorre por meio da aquisição do conhecimento na esfera das interações sociais. Nesse sentido, incluir crianças com deficiência nas atividades é o meio mais promissor para promover o seu desenvolvimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6330210.34119/bjhrv6n5-278Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 5 (2023); 22476-22488Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 5 (2023); 22476-22488Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 5 (2023); 22476-224882595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63302/45546Pizoli, Rita de CássiaSilva, Rosângela Trabuco Malvestioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-20T19:47:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/63302Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-09-20T19:47:12Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv As políticas públicas e a organização de ensino na educação infantil na perspectiva inclusiva
title As políticas públicas e a organização de ensino na educação infantil na perspectiva inclusiva
spellingShingle As políticas públicas e a organização de ensino na educação infantil na perspectiva inclusiva
Pizoli, Rita de Cássia
políticas educacionais
teoria histórico-cultural
educação infantil
educação inclusiva
title_short As políticas públicas e a organização de ensino na educação infantil na perspectiva inclusiva
title_full As políticas públicas e a organização de ensino na educação infantil na perspectiva inclusiva
title_fullStr As políticas públicas e a organização de ensino na educação infantil na perspectiva inclusiva
title_full_unstemmed As políticas públicas e a organização de ensino na educação infantil na perspectiva inclusiva
title_sort As políticas públicas e a organização de ensino na educação infantil na perspectiva inclusiva
author Pizoli, Rita de Cássia
author_facet Pizoli, Rita de Cássia
Silva, Rosângela Trabuco Malvestio
author_role author
author2 Silva, Rosângela Trabuco Malvestio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizoli, Rita de Cássia
Silva, Rosângela Trabuco Malvestio
dc.subject.por.fl_str_mv políticas educacionais
teoria histórico-cultural
educação infantil
educação inclusiva
topic políticas educacionais
teoria histórico-cultural
educação infantil
educação inclusiva
description Este trabalho visa analisar e refletir sobre a Educação Infantil na Perspectiva Inclusiva e os desafios e possibilidades de organização do Ensino nessa modalidade, dando ênfase às Políticas educacionais. A metodologia de pesquisa é qualitativa e a base teórica é a perspectiva Histórico cultural. Diante do aumento de crianças a serem inclusas na Educação Infantil nos últimos anos há também a necessidade de literatura específica a fim de nortear o planejamento do Ensino. O ensino na Educação infantil não pode ser deixado ao espontaneísmo, mas deve ser resultado de uma ação planejada. As crianças da Educação Especial, independentemente das especificidades de seu diagnóstico, ao participarem das atividades coletivas, desenvolvem suas potencialidades. Assim, as crianças devem ter momentos específicos para escolher seus pares, escolher seus brinquedos ou brincar de forma dirigida. A organização pedagógica na Educação infantil está ligada à compreensão do desenvolvimento psicológico, cuja base ocorre por meio da aquisição do conhecimento na esfera das interações sociais. Nesse sentido, incluir crianças com deficiência nas atividades é o meio mais promissor para promover o seu desenvolvimento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63302
10.34119/bjhrv6n5-278
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63302
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n5-278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63302/45546
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 5 (2023); 22476-22488
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 5 (2023); 22476-22488
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 5 (2023); 22476-22488
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240035534176256