As políticas públicas e a organização de ensino na educação infantil na perspectiva inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63302 |
Resumo: | Este trabalho visa analisar e refletir sobre a Educação Infantil na Perspectiva Inclusiva e os desafios e possibilidades de organização do Ensino nessa modalidade, dando ênfase às Políticas educacionais. A metodologia de pesquisa é qualitativa e a base teórica é a perspectiva Histórico cultural. Diante do aumento de crianças a serem inclusas na Educação Infantil nos últimos anos há também a necessidade de literatura específica a fim de nortear o planejamento do Ensino. O ensino na Educação infantil não pode ser deixado ao espontaneísmo, mas deve ser resultado de uma ação planejada. As crianças da Educação Especial, independentemente das especificidades de seu diagnóstico, ao participarem das atividades coletivas, desenvolvem suas potencialidades. Assim, as crianças devem ter momentos específicos para escolher seus pares, escolher seus brinquedos ou brincar de forma dirigida. A organização pedagógica na Educação infantil está ligada à compreensão do desenvolvimento psicológico, cuja base ocorre por meio da aquisição do conhecimento na esfera das interações sociais. Nesse sentido, incluir crianças com deficiência nas atividades é o meio mais promissor para promover o seu desenvolvimento. |
id |
BJRH-0_4a856e762aca6e5639375ad95cfe6e44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/63302 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
As políticas públicas e a organização de ensino na educação infantil na perspectiva inclusivapolíticas educacionaisteoria histórico-culturaleducação infantileducação inclusivaEste trabalho visa analisar e refletir sobre a Educação Infantil na Perspectiva Inclusiva e os desafios e possibilidades de organização do Ensino nessa modalidade, dando ênfase às Políticas educacionais. A metodologia de pesquisa é qualitativa e a base teórica é a perspectiva Histórico cultural. Diante do aumento de crianças a serem inclusas na Educação Infantil nos últimos anos há também a necessidade de literatura específica a fim de nortear o planejamento do Ensino. O ensino na Educação infantil não pode ser deixado ao espontaneísmo, mas deve ser resultado de uma ação planejada. As crianças da Educação Especial, independentemente das especificidades de seu diagnóstico, ao participarem das atividades coletivas, desenvolvem suas potencialidades. Assim, as crianças devem ter momentos específicos para escolher seus pares, escolher seus brinquedos ou brincar de forma dirigida. A organização pedagógica na Educação infantil está ligada à compreensão do desenvolvimento psicológico, cuja base ocorre por meio da aquisição do conhecimento na esfera das interações sociais. Nesse sentido, incluir crianças com deficiência nas atividades é o meio mais promissor para promover o seu desenvolvimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6330210.34119/bjhrv6n5-278Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 5 (2023); 22476-22488Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 5 (2023); 22476-22488Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 5 (2023); 22476-224882595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63302/45546Pizoli, Rita de CássiaSilva, Rosângela Trabuco Malvestioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-20T19:47:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/63302Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-09-20T19:47:12Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As políticas públicas e a organização de ensino na educação infantil na perspectiva inclusiva |
title |
As políticas públicas e a organização de ensino na educação infantil na perspectiva inclusiva |
spellingShingle |
As políticas públicas e a organização de ensino na educação infantil na perspectiva inclusiva Pizoli, Rita de Cássia políticas educacionais teoria histórico-cultural educação infantil educação inclusiva |
title_short |
As políticas públicas e a organização de ensino na educação infantil na perspectiva inclusiva |
title_full |
As políticas públicas e a organização de ensino na educação infantil na perspectiva inclusiva |
title_fullStr |
As políticas públicas e a organização de ensino na educação infantil na perspectiva inclusiva |
title_full_unstemmed |
As políticas públicas e a organização de ensino na educação infantil na perspectiva inclusiva |
title_sort |
As políticas públicas e a organização de ensino na educação infantil na perspectiva inclusiva |
author |
Pizoli, Rita de Cássia |
author_facet |
Pizoli, Rita de Cássia Silva, Rosângela Trabuco Malvestio |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Rosângela Trabuco Malvestio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pizoli, Rita de Cássia Silva, Rosângela Trabuco Malvestio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
políticas educacionais teoria histórico-cultural educação infantil educação inclusiva |
topic |
políticas educacionais teoria histórico-cultural educação infantil educação inclusiva |
description |
Este trabalho visa analisar e refletir sobre a Educação Infantil na Perspectiva Inclusiva e os desafios e possibilidades de organização do Ensino nessa modalidade, dando ênfase às Políticas educacionais. A metodologia de pesquisa é qualitativa e a base teórica é a perspectiva Histórico cultural. Diante do aumento de crianças a serem inclusas na Educação Infantil nos últimos anos há também a necessidade de literatura específica a fim de nortear o planejamento do Ensino. O ensino na Educação infantil não pode ser deixado ao espontaneísmo, mas deve ser resultado de uma ação planejada. As crianças da Educação Especial, independentemente das especificidades de seu diagnóstico, ao participarem das atividades coletivas, desenvolvem suas potencialidades. Assim, as crianças devem ter momentos específicos para escolher seus pares, escolher seus brinquedos ou brincar de forma dirigida. A organização pedagógica na Educação infantil está ligada à compreensão do desenvolvimento psicológico, cuja base ocorre por meio da aquisição do conhecimento na esfera das interações sociais. Nesse sentido, incluir crianças com deficiência nas atividades é o meio mais promissor para promover o seu desenvolvimento. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63302 10.34119/bjhrv6n5-278 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63302 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv6n5-278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/63302/45546 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 5 (2023); 22476-22488 Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 5 (2023); 22476-22488 Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 5 (2023); 22476-22488 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240035534176256 |