A educação inclusiva e os autistas na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Neuzi Taiara da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37799
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista TEA, precisa ser amplamente debatido e estudado com ênfase aos profissionais da educação, crianças autistas precisam ser bem acolhidas nas escolas, o professor possui um papel fundamental nesse processo, a inclusão deve ocorrer em todos os espaços escolares, o ensino deve ser pautado por ações que socializem, incluam e ensinem essas crianças, todos devem ser envolvidos nesse processo para propiciar a criança autista inclusão e humanização no espaço escolar. O problema de pesquisa foi quais os desafios da Educação Especial no processo do ensino e aprendizagem dos alunos autistas na Educação Infantil? O objetivo geral desse estudo foi estudar os desafios da Educação Especial no processo do ensino e aprendizagem dos alunos autistas na Educação Infantil. Esse estudo foi realizado através de uma revisão de literatura por meio de pesquisa bibliográfica, método que possui como fundamento a coleta de dados disponíveis na literatura e utiliza-los para aprofundar o conhecimento do tema proposto. Foi possível concluir que é de grande relevância o entendimento e estudo do que é o autismo, e como atuar frente a esse transtorno no âmbito escolar dentro da educação infantil, ao professor e toda comunidade escolar devem estar engajados na busca de uma escola inclusiva, que não somente receba e insira essas crianças, mas que de fato as inclua nesse ambiente. O aluno com TEA possui direitos que precisam ser respeitados, cabe ao docente estudar e buscar alternativas e ferramentas de ensino baseadas na individualidade de cada criança par um ensino humano e de qualidade a todos.
id Krot_9da8396f24671e7d0c83aa8bcbcfb990
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/37799
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A educação inclusiva e os autistas na Educação InfantilEducação InfantilAutismoEducação inclusivaO Transtorno do Espectro Autista TEA, precisa ser amplamente debatido e estudado com ênfase aos profissionais da educação, crianças autistas precisam ser bem acolhidas nas escolas, o professor possui um papel fundamental nesse processo, a inclusão deve ocorrer em todos os espaços escolares, o ensino deve ser pautado por ações que socializem, incluam e ensinem essas crianças, todos devem ser envolvidos nesse processo para propiciar a criança autista inclusão e humanização no espaço escolar. O problema de pesquisa foi quais os desafios da Educação Especial no processo do ensino e aprendizagem dos alunos autistas na Educação Infantil? O objetivo geral desse estudo foi estudar os desafios da Educação Especial no processo do ensino e aprendizagem dos alunos autistas na Educação Infantil. Esse estudo foi realizado através de uma revisão de literatura por meio de pesquisa bibliográfica, método que possui como fundamento a coleta de dados disponíveis na literatura e utiliza-los para aprofundar o conhecimento do tema proposto. Foi possível concluir que é de grande relevância o entendimento e estudo do que é o autismo, e como atuar frente a esse transtorno no âmbito escolar dentro da educação infantil, ao professor e toda comunidade escolar devem estar engajados na busca de uma escola inclusiva, que não somente receba e insira essas crianças, mas que de fato as inclua nesse ambiente. O aluno com TEA possui direitos que precisam ser respeitados, cabe ao docente estudar e buscar alternativas e ferramentas de ensino baseadas na individualidade de cada criança par um ensino humano e de qualidade a todos.2022-03-11T13:01:08Z2022-03-11T13:01:08Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37799SILVA, Neuzi Taiara daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-11T13:01:10Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/37799Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-03-11T13:01:10falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-03-11T13:01:10Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A educação inclusiva e os autistas na Educação Infantil
title A educação inclusiva e os autistas na Educação Infantil
spellingShingle A educação inclusiva e os autistas na Educação Infantil
SILVA, Neuzi Taiara da
Educação Infantil
Autismo
Educação inclusiva
title_short A educação inclusiva e os autistas na Educação Infantil
title_full A educação inclusiva e os autistas na Educação Infantil
title_fullStr A educação inclusiva e os autistas na Educação Infantil
title_full_unstemmed A educação inclusiva e os autistas na Educação Infantil
title_sort A educação inclusiva e os autistas na Educação Infantil
author SILVA, Neuzi Taiara da
author_facet SILVA, Neuzi Taiara da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Neuzi Taiara da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Autismo
Educação inclusiva
topic Educação Infantil
Autismo
Educação inclusiva
description O Transtorno do Espectro Autista TEA, precisa ser amplamente debatido e estudado com ênfase aos profissionais da educação, crianças autistas precisam ser bem acolhidas nas escolas, o professor possui um papel fundamental nesse processo, a inclusão deve ocorrer em todos os espaços escolares, o ensino deve ser pautado por ações que socializem, incluam e ensinem essas crianças, todos devem ser envolvidos nesse processo para propiciar a criança autista inclusão e humanização no espaço escolar. O problema de pesquisa foi quais os desafios da Educação Especial no processo do ensino e aprendizagem dos alunos autistas na Educação Infantil? O objetivo geral desse estudo foi estudar os desafios da Educação Especial no processo do ensino e aprendizagem dos alunos autistas na Educação Infantil. Esse estudo foi realizado através de uma revisão de literatura por meio de pesquisa bibliográfica, método que possui como fundamento a coleta de dados disponíveis na literatura e utiliza-los para aprofundar o conhecimento do tema proposto. Foi possível concluir que é de grande relevância o entendimento e estudo do que é o autismo, e como atuar frente a esse transtorno no âmbito escolar dentro da educação infantil, ao professor e toda comunidade escolar devem estar engajados na busca de uma escola inclusiva, que não somente receba e insira essas crianças, mas que de fato as inclua nesse ambiente. O aluno com TEA possui direitos que precisam ser respeitados, cabe ao docente estudar e buscar alternativas e ferramentas de ensino baseadas na individualidade de cada criança par um ensino humano e de qualidade a todos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-03-11T13:01:08Z
2022-03-11T13:01:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37799
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672996784635904