Educação médica online durante a Pandemia de COVID-19: relatos de experiência após mentoria/ Online medical education during the COVID-19 Pandemic: experience reports after mentorship

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conchy, Matheus Mychael Mazzaro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carmo, Otávio Carneiro, Pires, Ana Carolina Gonçalves, Hojaij, Flávio Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28617
Resumo: O distanciamento e isolamento social decorrente da pandemia causada pela doença coronavírus-2019 (COVID-19), trouxe grandes mudanças nas vidas dos estudantes de medicina do Brasil, incluindo a migração para o ensino à distância. Nesse contexto, durante o primeiro semestre do ano de 2020, cinco acadêmicos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) foram submetidos à uma mentoria por vídeo conferência, dirigida por um médico e livre docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em que foram explorados assuntos inerentes à formação médica, como gestão de tempo, organização dos estudos, iniciação científica, empatia, resiliência, educação financeira, carreira profissional e especialidades médicas. Este estudo foi realizado utilizando os relatos de experiências que foram produzidos pelos acadêmicos de medicina da UFRR após a mentoria por vídeo conferência. A maioria dos participantes relatou sentir que a pandemia de 2020 trouxe desafios de adaptação, diante da substituição do estudo presencial para a forma online, além de relatarem impactos positivos em relação às orientações abordadas pela mentoria. Na análise dos textos livres e subjetivos, foi possível observar um alto nível de satisfação dos alunos em relação à mudança para a aprendizagem online, com destaque às favoráveis de acessibilidade, a forma leve e descontraída das reuniões e a grande capacidade de gerar autorreflexão. O ensino médico à distância não substitui o presencial, todavia, como uma forma de auxílio e complementação, pode ser de grande ajuda na busca do conhecimento e aprimoramento na formação acadêmica.
id BJRH-0_4aec8c0dfef1119046d76910d5e6d24b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28617
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Educação médica online durante a Pandemia de COVID-19: relatos de experiência após mentoria/ Online medical education during the COVID-19 Pandemic: experience reports after mentorshipEducação MédicaComunicação por VideoconferênciaPromoção da Saúde.O distanciamento e isolamento social decorrente da pandemia causada pela doença coronavírus-2019 (COVID-19), trouxe grandes mudanças nas vidas dos estudantes de medicina do Brasil, incluindo a migração para o ensino à distância. Nesse contexto, durante o primeiro semestre do ano de 2020, cinco acadêmicos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) foram submetidos à uma mentoria por vídeo conferência, dirigida por um médico e livre docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em que foram explorados assuntos inerentes à formação médica, como gestão de tempo, organização dos estudos, iniciação científica, empatia, resiliência, educação financeira, carreira profissional e especialidades médicas. Este estudo foi realizado utilizando os relatos de experiências que foram produzidos pelos acadêmicos de medicina da UFRR após a mentoria por vídeo conferência. A maioria dos participantes relatou sentir que a pandemia de 2020 trouxe desafios de adaptação, diante da substituição do estudo presencial para a forma online, além de relatarem impactos positivos em relação às orientações abordadas pela mentoria. Na análise dos textos livres e subjetivos, foi possível observar um alto nível de satisfação dos alunos em relação à mudança para a aprendizagem online, com destaque às favoráveis de acessibilidade, a forma leve e descontraída das reuniões e a grande capacidade de gerar autorreflexão. O ensino médico à distância não substitui o presencial, todavia, como uma forma de auxílio e complementação, pode ser de grande ajuda na busca do conhecimento e aprimoramento na formação acadêmica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2861710.34119/bjhrv4n2-410Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 2 (2021); 9033-9045Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 2 (2021); 9033-90452595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28617/22604Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessConchy, Matheus Mychael MazzaroCarmo, Otávio CarneiroPires, Ana Carolina GonçalvesHojaij, Flávio Carneiro2021-05-31T22:31:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28617Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-05-31T22:31:12Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação médica online durante a Pandemia de COVID-19: relatos de experiência após mentoria/ Online medical education during the COVID-19 Pandemic: experience reports after mentorship
title Educação médica online durante a Pandemia de COVID-19: relatos de experiência após mentoria/ Online medical education during the COVID-19 Pandemic: experience reports after mentorship
spellingShingle Educação médica online durante a Pandemia de COVID-19: relatos de experiência após mentoria/ Online medical education during the COVID-19 Pandemic: experience reports after mentorship
Conchy, Matheus Mychael Mazzaro
Educação Médica
Comunicação por Videoconferência
Promoção da Saúde.
title_short Educação médica online durante a Pandemia de COVID-19: relatos de experiência após mentoria/ Online medical education during the COVID-19 Pandemic: experience reports after mentorship
title_full Educação médica online durante a Pandemia de COVID-19: relatos de experiência após mentoria/ Online medical education during the COVID-19 Pandemic: experience reports after mentorship
title_fullStr Educação médica online durante a Pandemia de COVID-19: relatos de experiência após mentoria/ Online medical education during the COVID-19 Pandemic: experience reports after mentorship
title_full_unstemmed Educação médica online durante a Pandemia de COVID-19: relatos de experiência após mentoria/ Online medical education during the COVID-19 Pandemic: experience reports after mentorship
title_sort Educação médica online durante a Pandemia de COVID-19: relatos de experiência após mentoria/ Online medical education during the COVID-19 Pandemic: experience reports after mentorship
author Conchy, Matheus Mychael Mazzaro
author_facet Conchy, Matheus Mychael Mazzaro
Carmo, Otávio Carneiro
Pires, Ana Carolina Gonçalves
Hojaij, Flávio Carneiro
author_role author
author2 Carmo, Otávio Carneiro
Pires, Ana Carolina Gonçalves
Hojaij, Flávio Carneiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conchy, Matheus Mychael Mazzaro
Carmo, Otávio Carneiro
Pires, Ana Carolina Gonçalves
Hojaij, Flávio Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Comunicação por Videoconferência
Promoção da Saúde.
topic Educação Médica
Comunicação por Videoconferência
Promoção da Saúde.
description O distanciamento e isolamento social decorrente da pandemia causada pela doença coronavírus-2019 (COVID-19), trouxe grandes mudanças nas vidas dos estudantes de medicina do Brasil, incluindo a migração para o ensino à distância. Nesse contexto, durante o primeiro semestre do ano de 2020, cinco acadêmicos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) foram submetidos à uma mentoria por vídeo conferência, dirigida por um médico e livre docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em que foram explorados assuntos inerentes à formação médica, como gestão de tempo, organização dos estudos, iniciação científica, empatia, resiliência, educação financeira, carreira profissional e especialidades médicas. Este estudo foi realizado utilizando os relatos de experiências que foram produzidos pelos acadêmicos de medicina da UFRR após a mentoria por vídeo conferência. A maioria dos participantes relatou sentir que a pandemia de 2020 trouxe desafios de adaptação, diante da substituição do estudo presencial para a forma online, além de relatarem impactos positivos em relação às orientações abordadas pela mentoria. Na análise dos textos livres e subjetivos, foi possível observar um alto nível de satisfação dos alunos em relação à mudança para a aprendizagem online, com destaque às favoráveis de acessibilidade, a forma leve e descontraída das reuniões e a grande capacidade de gerar autorreflexão. O ensino médico à distância não substitui o presencial, todavia, como uma forma de auxílio e complementação, pode ser de grande ajuda na busca do conhecimento e aprimoramento na formação acadêmica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28617
10.34119/bjhrv4n2-410
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28617
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n2-410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28617/22604
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 2 (2021); 9033-9045
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 2 (2021); 9033-9045
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240062095654912