Educação médica online durante a Pandemia de COVID-19: relatos de experiência após mentoria/ Online medical education during the COVID-19 Pandemic: experience reports after mentorship
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28617 |
Resumo: | O distanciamento e isolamento social decorrente da pandemia causada pela doença coronavírus-2019 (COVID-19), trouxe grandes mudanças nas vidas dos estudantes de medicina do Brasil, incluindo a migração para o ensino à distância. Nesse contexto, durante o primeiro semestre do ano de 2020, cinco acadêmicos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) foram submetidos à uma mentoria por vídeo conferência, dirigida por um médico e livre docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em que foram explorados assuntos inerentes à formação médica, como gestão de tempo, organização dos estudos, iniciação científica, empatia, resiliência, educação financeira, carreira profissional e especialidades médicas. Este estudo foi realizado utilizando os relatos de experiências que foram produzidos pelos acadêmicos de medicina da UFRR após a mentoria por vídeo conferência. A maioria dos participantes relatou sentir que a pandemia de 2020 trouxe desafios de adaptação, diante da substituição do estudo presencial para a forma online, além de relatarem impactos positivos em relação às orientações abordadas pela mentoria. Na análise dos textos livres e subjetivos, foi possível observar um alto nível de satisfação dos alunos em relação à mudança para a aprendizagem online, com destaque às favoráveis de acessibilidade, a forma leve e descontraída das reuniões e a grande capacidade de gerar autorreflexão. O ensino médico à distância não substitui o presencial, todavia, como uma forma de auxílio e complementação, pode ser de grande ajuda na busca do conhecimento e aprimoramento na formação acadêmica. |
id |
BJRH-0_4aec8c0dfef1119046d76910d5e6d24b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28617 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação médica online durante a Pandemia de COVID-19: relatos de experiência após mentoria/ Online medical education during the COVID-19 Pandemic: experience reports after mentorshipEducação MédicaComunicação por VideoconferênciaPromoção da Saúde.O distanciamento e isolamento social decorrente da pandemia causada pela doença coronavírus-2019 (COVID-19), trouxe grandes mudanças nas vidas dos estudantes de medicina do Brasil, incluindo a migração para o ensino à distância. Nesse contexto, durante o primeiro semestre do ano de 2020, cinco acadêmicos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) foram submetidos à uma mentoria por vídeo conferência, dirigida por um médico e livre docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em que foram explorados assuntos inerentes à formação médica, como gestão de tempo, organização dos estudos, iniciação científica, empatia, resiliência, educação financeira, carreira profissional e especialidades médicas. Este estudo foi realizado utilizando os relatos de experiências que foram produzidos pelos acadêmicos de medicina da UFRR após a mentoria por vídeo conferência. A maioria dos participantes relatou sentir que a pandemia de 2020 trouxe desafios de adaptação, diante da substituição do estudo presencial para a forma online, além de relatarem impactos positivos em relação às orientações abordadas pela mentoria. Na análise dos textos livres e subjetivos, foi possível observar um alto nível de satisfação dos alunos em relação à mudança para a aprendizagem online, com destaque às favoráveis de acessibilidade, a forma leve e descontraída das reuniões e a grande capacidade de gerar autorreflexão. O ensino médico à distância não substitui o presencial, todavia, como uma forma de auxílio e complementação, pode ser de grande ajuda na busca do conhecimento e aprimoramento na formação acadêmica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2861710.34119/bjhrv4n2-410Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 2 (2021); 9033-9045Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 2 (2021); 9033-90452595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28617/22604Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessConchy, Matheus Mychael MazzaroCarmo, Otávio CarneiroPires, Ana Carolina GonçalvesHojaij, Flávio Carneiro2021-05-31T22:31:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28617Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-05-31T22:31:12Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação médica online durante a Pandemia de COVID-19: relatos de experiência após mentoria/ Online medical education during the COVID-19 Pandemic: experience reports after mentorship |
title |
Educação médica online durante a Pandemia de COVID-19: relatos de experiência após mentoria/ Online medical education during the COVID-19 Pandemic: experience reports after mentorship |
spellingShingle |
Educação médica online durante a Pandemia de COVID-19: relatos de experiência após mentoria/ Online medical education during the COVID-19 Pandemic: experience reports after mentorship Conchy, Matheus Mychael Mazzaro Educação Médica Comunicação por Videoconferência Promoção da Saúde. |
title_short |
Educação médica online durante a Pandemia de COVID-19: relatos de experiência após mentoria/ Online medical education during the COVID-19 Pandemic: experience reports after mentorship |
title_full |
Educação médica online durante a Pandemia de COVID-19: relatos de experiência após mentoria/ Online medical education during the COVID-19 Pandemic: experience reports after mentorship |
title_fullStr |
Educação médica online durante a Pandemia de COVID-19: relatos de experiência após mentoria/ Online medical education during the COVID-19 Pandemic: experience reports after mentorship |
title_full_unstemmed |
Educação médica online durante a Pandemia de COVID-19: relatos de experiência após mentoria/ Online medical education during the COVID-19 Pandemic: experience reports after mentorship |
title_sort |
Educação médica online durante a Pandemia de COVID-19: relatos de experiência após mentoria/ Online medical education during the COVID-19 Pandemic: experience reports after mentorship |
author |
Conchy, Matheus Mychael Mazzaro |
author_facet |
Conchy, Matheus Mychael Mazzaro Carmo, Otávio Carneiro Pires, Ana Carolina Gonçalves Hojaij, Flávio Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Carmo, Otávio Carneiro Pires, Ana Carolina Gonçalves Hojaij, Flávio Carneiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conchy, Matheus Mychael Mazzaro Carmo, Otávio Carneiro Pires, Ana Carolina Gonçalves Hojaij, Flávio Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Comunicação por Videoconferência Promoção da Saúde. |
topic |
Educação Médica Comunicação por Videoconferência Promoção da Saúde. |
description |
O distanciamento e isolamento social decorrente da pandemia causada pela doença coronavírus-2019 (COVID-19), trouxe grandes mudanças nas vidas dos estudantes de medicina do Brasil, incluindo a migração para o ensino à distância. Nesse contexto, durante o primeiro semestre do ano de 2020, cinco acadêmicos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) foram submetidos à uma mentoria por vídeo conferência, dirigida por um médico e livre docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em que foram explorados assuntos inerentes à formação médica, como gestão de tempo, organização dos estudos, iniciação científica, empatia, resiliência, educação financeira, carreira profissional e especialidades médicas. Este estudo foi realizado utilizando os relatos de experiências que foram produzidos pelos acadêmicos de medicina da UFRR após a mentoria por vídeo conferência. A maioria dos participantes relatou sentir que a pandemia de 2020 trouxe desafios de adaptação, diante da substituição do estudo presencial para a forma online, além de relatarem impactos positivos em relação às orientações abordadas pela mentoria. Na análise dos textos livres e subjetivos, foi possível observar um alto nível de satisfação dos alunos em relação à mudança para a aprendizagem online, com destaque às favoráveis de acessibilidade, a forma leve e descontraída das reuniões e a grande capacidade de gerar autorreflexão. O ensino médico à distância não substitui o presencial, todavia, como uma forma de auxílio e complementação, pode ser de grande ajuda na busca do conhecimento e aprimoramento na formação acadêmica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28617 10.34119/bjhrv4n2-410 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28617 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv4n2-410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28617/22604 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 2 (2021); 9033-9045 Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 2 (2021); 9033-9045 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240062095654912 |