Sala de espera: práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro na unidade básica de saúde / Waiting room: educational practices developed by nurses in the basic health unit

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Suely Lopes de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mendonça, Larissa da Silva, Lindolpho, Mirian da Costa, Souza, Deise Ferreira de, Lima, Ana Luísa de Oliveira, Chrizóstimo, Miriam Marinho, Medaglia, Camilla Neves, Silva, Adriana Cristina Lima da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8066
Resumo: Objetivo: descrever a experiência vivenciada na sala de espera com os usuários hipertensos e/ou diabéticos de forma a estimular a construção de conhecimento através dos vínculos institucionais entre ensino/saúde/sociedade durante a formação acadêmica. Método: estudo qualitativo, descritivo, tipo relato de experiência, originado da vivência dos acadêmicos bolsistas de extensão da Universidade Federal Fluminense na sala de espera de uma Unidade Básica de Saúde Resultados: pode-se distinguir duas categorias para análise, sendo a primeira “o programa educativo de caráter extensionista” e a segunda “descrição da experiência”. Nessa perspectiva, observou-se que os alunos de graduação em Enfermagem e acadêmicos bolsistas de extensão desenvolvem as práticas educativas e assistenciais, supervisionados pelo docente, junto aos usuários diabéticos e/ou hipertensos no serviço de atenção básica de saúde e, assim, tanto o bolsista quanto os usuários se beneficiam, o primeiro por adquirir experiência e o segundo por receber uma assistência sistemática, holística e de qualidade. Conclusão: a iniciativa dos serviços de saúde em oferecer ao usuário/comunidade um espaço para que as ações educativas sejam contínuas é essencial para um cuidado diferenciado baseado no cotidiano de vida dos usuários e da comunidade. Considera-se essencial a participação ativa de todos os envolvidos no processo de cuidar e na tomada de decisão, o que influencia de forma positiva a qualidade de vida.
id BJRH-0_4db71aa5f2d924423b346f52f9897351
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8066
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Sala de espera: práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro na unidade básica de saúde / Waiting room: educational practices developed by nurses in the basic health unitdiabetes mellitushipertensãoatenção primária à saúdeeducação em saúde.Objetivo: descrever a experiência vivenciada na sala de espera com os usuários hipertensos e/ou diabéticos de forma a estimular a construção de conhecimento através dos vínculos institucionais entre ensino/saúde/sociedade durante a formação acadêmica. Método: estudo qualitativo, descritivo, tipo relato de experiência, originado da vivência dos acadêmicos bolsistas de extensão da Universidade Federal Fluminense na sala de espera de uma Unidade Básica de Saúde Resultados: pode-se distinguir duas categorias para análise, sendo a primeira “o programa educativo de caráter extensionista” e a segunda “descrição da experiência”. Nessa perspectiva, observou-se que os alunos de graduação em Enfermagem e acadêmicos bolsistas de extensão desenvolvem as práticas educativas e assistenciais, supervisionados pelo docente, junto aos usuários diabéticos e/ou hipertensos no serviço de atenção básica de saúde e, assim, tanto o bolsista quanto os usuários se beneficiam, o primeiro por adquirir experiência e o segundo por receber uma assistência sistemática, holística e de qualidade. Conclusão: a iniciativa dos serviços de saúde em oferecer ao usuário/comunidade um espaço para que as ações educativas sejam contínuas é essencial para um cuidado diferenciado baseado no cotidiano de vida dos usuários e da comunidade. Considera-se essencial a participação ativa de todos os envolvidos no processo de cuidar e na tomada de decisão, o que influencia de forma positiva a qualidade de vida.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/806610.34119/bjhrv3n2-084Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 2 (2020); 2327-2341Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 2 (2020); 2327-23412595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8066/6982Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Suely Lopes deMendonça, Larissa da SilvaLindolpho, Mirian da CostaSouza, Deise Ferreira deLima, Ana Luísa de OliveiraChrizóstimo, Miriam MarinhoMedaglia, Camilla NevesSilva, Adriana Cristina Lima da2020-05-01T15:27:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8066Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-05-01T15:27:07Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sala de espera: práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro na unidade básica de saúde / Waiting room: educational practices developed by nurses in the basic health unit
title Sala de espera: práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro na unidade básica de saúde / Waiting room: educational practices developed by nurses in the basic health unit
spellingShingle Sala de espera: práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro na unidade básica de saúde / Waiting room: educational practices developed by nurses in the basic health unit
Azevedo, Suely Lopes de
diabetes mellitus
hipertensão
atenção primária à saúde
educação em saúde.
title_short Sala de espera: práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro na unidade básica de saúde / Waiting room: educational practices developed by nurses in the basic health unit
title_full Sala de espera: práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro na unidade básica de saúde / Waiting room: educational practices developed by nurses in the basic health unit
title_fullStr Sala de espera: práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro na unidade básica de saúde / Waiting room: educational practices developed by nurses in the basic health unit
title_full_unstemmed Sala de espera: práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro na unidade básica de saúde / Waiting room: educational practices developed by nurses in the basic health unit
title_sort Sala de espera: práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro na unidade básica de saúde / Waiting room: educational practices developed by nurses in the basic health unit
author Azevedo, Suely Lopes de
author_facet Azevedo, Suely Lopes de
Mendonça, Larissa da Silva
Lindolpho, Mirian da Costa
Souza, Deise Ferreira de
Lima, Ana Luísa de Oliveira
Chrizóstimo, Miriam Marinho
Medaglia, Camilla Neves
Silva, Adriana Cristina Lima da
author_role author
author2 Mendonça, Larissa da Silva
Lindolpho, Mirian da Costa
Souza, Deise Ferreira de
Lima, Ana Luísa de Oliveira
Chrizóstimo, Miriam Marinho
Medaglia, Camilla Neves
Silva, Adriana Cristina Lima da
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Suely Lopes de
Mendonça, Larissa da Silva
Lindolpho, Mirian da Costa
Souza, Deise Ferreira de
Lima, Ana Luísa de Oliveira
Chrizóstimo, Miriam Marinho
Medaglia, Camilla Neves
Silva, Adriana Cristina Lima da
dc.subject.por.fl_str_mv diabetes mellitus
hipertensão
atenção primária à saúde
educação em saúde.
topic diabetes mellitus
hipertensão
atenção primária à saúde
educação em saúde.
description Objetivo: descrever a experiência vivenciada na sala de espera com os usuários hipertensos e/ou diabéticos de forma a estimular a construção de conhecimento através dos vínculos institucionais entre ensino/saúde/sociedade durante a formação acadêmica. Método: estudo qualitativo, descritivo, tipo relato de experiência, originado da vivência dos acadêmicos bolsistas de extensão da Universidade Federal Fluminense na sala de espera de uma Unidade Básica de Saúde Resultados: pode-se distinguir duas categorias para análise, sendo a primeira “o programa educativo de caráter extensionista” e a segunda “descrição da experiência”. Nessa perspectiva, observou-se que os alunos de graduação em Enfermagem e acadêmicos bolsistas de extensão desenvolvem as práticas educativas e assistenciais, supervisionados pelo docente, junto aos usuários diabéticos e/ou hipertensos no serviço de atenção básica de saúde e, assim, tanto o bolsista quanto os usuários se beneficiam, o primeiro por adquirir experiência e o segundo por receber uma assistência sistemática, holística e de qualidade. Conclusão: a iniciativa dos serviços de saúde em oferecer ao usuário/comunidade um espaço para que as ações educativas sejam contínuas é essencial para um cuidado diferenciado baseado no cotidiano de vida dos usuários e da comunidade. Considera-se essencial a participação ativa de todos os envolvidos no processo de cuidar e na tomada de decisão, o que influencia de forma positiva a qualidade de vida.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8066
10.34119/bjhrv3n2-084
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8066
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n2-084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8066/6982
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 2 (2020); 2327-2341
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 2 (2020); 2327-2341
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240050682953728