Sala de espera: práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro na unidade básica de saúde / Waiting room: educational practices developed by nurses in the basic health unit
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8066 |
Resumo: | Objetivo: descrever a experiência vivenciada na sala de espera com os usuários hipertensos e/ou diabéticos de forma a estimular a construção de conhecimento através dos vínculos institucionais entre ensino/saúde/sociedade durante a formação acadêmica. Método: estudo qualitativo, descritivo, tipo relato de experiência, originado da vivência dos acadêmicos bolsistas de extensão da Universidade Federal Fluminense na sala de espera de uma Unidade Básica de Saúde Resultados: pode-se distinguir duas categorias para análise, sendo a primeira “o programa educativo de caráter extensionista” e a segunda “descrição da experiência”. Nessa perspectiva, observou-se que os alunos de graduação em Enfermagem e acadêmicos bolsistas de extensão desenvolvem as práticas educativas e assistenciais, supervisionados pelo docente, junto aos usuários diabéticos e/ou hipertensos no serviço de atenção básica de saúde e, assim, tanto o bolsista quanto os usuários se beneficiam, o primeiro por adquirir experiência e o segundo por receber uma assistência sistemática, holística e de qualidade. Conclusão: a iniciativa dos serviços de saúde em oferecer ao usuário/comunidade um espaço para que as ações educativas sejam contínuas é essencial para um cuidado diferenciado baseado no cotidiano de vida dos usuários e da comunidade. Considera-se essencial a participação ativa de todos os envolvidos no processo de cuidar e na tomada de decisão, o que influencia de forma positiva a qualidade de vida. |
id |
BJRH-0_4db71aa5f2d924423b346f52f9897351 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8066 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Sala de espera: práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro na unidade básica de saúde / Waiting room: educational practices developed by nurses in the basic health unitdiabetes mellitushipertensãoatenção primária à saúdeeducação em saúde.Objetivo: descrever a experiência vivenciada na sala de espera com os usuários hipertensos e/ou diabéticos de forma a estimular a construção de conhecimento através dos vínculos institucionais entre ensino/saúde/sociedade durante a formação acadêmica. Método: estudo qualitativo, descritivo, tipo relato de experiência, originado da vivência dos acadêmicos bolsistas de extensão da Universidade Federal Fluminense na sala de espera de uma Unidade Básica de Saúde Resultados: pode-se distinguir duas categorias para análise, sendo a primeira “o programa educativo de caráter extensionista” e a segunda “descrição da experiência”. Nessa perspectiva, observou-se que os alunos de graduação em Enfermagem e acadêmicos bolsistas de extensão desenvolvem as práticas educativas e assistenciais, supervisionados pelo docente, junto aos usuários diabéticos e/ou hipertensos no serviço de atenção básica de saúde e, assim, tanto o bolsista quanto os usuários se beneficiam, o primeiro por adquirir experiência e o segundo por receber uma assistência sistemática, holística e de qualidade. Conclusão: a iniciativa dos serviços de saúde em oferecer ao usuário/comunidade um espaço para que as ações educativas sejam contínuas é essencial para um cuidado diferenciado baseado no cotidiano de vida dos usuários e da comunidade. Considera-se essencial a participação ativa de todos os envolvidos no processo de cuidar e na tomada de decisão, o que influencia de forma positiva a qualidade de vida.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/806610.34119/bjhrv3n2-084Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 2 (2020); 2327-2341Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 2 (2020); 2327-23412595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8066/6982Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Suely Lopes deMendonça, Larissa da SilvaLindolpho, Mirian da CostaSouza, Deise Ferreira deLima, Ana Luísa de OliveiraChrizóstimo, Miriam MarinhoMedaglia, Camilla NevesSilva, Adriana Cristina Lima da2020-05-01T15:27:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8066Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-05-01T15:27:07Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sala de espera: práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro na unidade básica de saúde / Waiting room: educational practices developed by nurses in the basic health unit |
title |
Sala de espera: práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro na unidade básica de saúde / Waiting room: educational practices developed by nurses in the basic health unit |
spellingShingle |
Sala de espera: práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro na unidade básica de saúde / Waiting room: educational practices developed by nurses in the basic health unit Azevedo, Suely Lopes de diabetes mellitus hipertensão atenção primária à saúde educação em saúde. |
title_short |
Sala de espera: práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro na unidade básica de saúde / Waiting room: educational practices developed by nurses in the basic health unit |
title_full |
Sala de espera: práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro na unidade básica de saúde / Waiting room: educational practices developed by nurses in the basic health unit |
title_fullStr |
Sala de espera: práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro na unidade básica de saúde / Waiting room: educational practices developed by nurses in the basic health unit |
title_full_unstemmed |
Sala de espera: práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro na unidade básica de saúde / Waiting room: educational practices developed by nurses in the basic health unit |
title_sort |
Sala de espera: práticas educativas desenvolvidas pelo enfermeiro na unidade básica de saúde / Waiting room: educational practices developed by nurses in the basic health unit |
author |
Azevedo, Suely Lopes de |
author_facet |
Azevedo, Suely Lopes de Mendonça, Larissa da Silva Lindolpho, Mirian da Costa Souza, Deise Ferreira de Lima, Ana Luísa de Oliveira Chrizóstimo, Miriam Marinho Medaglia, Camilla Neves Silva, Adriana Cristina Lima da |
author_role |
author |
author2 |
Mendonça, Larissa da Silva Lindolpho, Mirian da Costa Souza, Deise Ferreira de Lima, Ana Luísa de Oliveira Chrizóstimo, Miriam Marinho Medaglia, Camilla Neves Silva, Adriana Cristina Lima da |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Suely Lopes de Mendonça, Larissa da Silva Lindolpho, Mirian da Costa Souza, Deise Ferreira de Lima, Ana Luísa de Oliveira Chrizóstimo, Miriam Marinho Medaglia, Camilla Neves Silva, Adriana Cristina Lima da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
diabetes mellitus hipertensão atenção primária à saúde educação em saúde. |
topic |
diabetes mellitus hipertensão atenção primária à saúde educação em saúde. |
description |
Objetivo: descrever a experiência vivenciada na sala de espera com os usuários hipertensos e/ou diabéticos de forma a estimular a construção de conhecimento através dos vínculos institucionais entre ensino/saúde/sociedade durante a formação acadêmica. Método: estudo qualitativo, descritivo, tipo relato de experiência, originado da vivência dos acadêmicos bolsistas de extensão da Universidade Federal Fluminense na sala de espera de uma Unidade Básica de Saúde Resultados: pode-se distinguir duas categorias para análise, sendo a primeira “o programa educativo de caráter extensionista” e a segunda “descrição da experiência”. Nessa perspectiva, observou-se que os alunos de graduação em Enfermagem e acadêmicos bolsistas de extensão desenvolvem as práticas educativas e assistenciais, supervisionados pelo docente, junto aos usuários diabéticos e/ou hipertensos no serviço de atenção básica de saúde e, assim, tanto o bolsista quanto os usuários se beneficiam, o primeiro por adquirir experiência e o segundo por receber uma assistência sistemática, holística e de qualidade. Conclusão: a iniciativa dos serviços de saúde em oferecer ao usuário/comunidade um espaço para que as ações educativas sejam contínuas é essencial para um cuidado diferenciado baseado no cotidiano de vida dos usuários e da comunidade. Considera-se essencial a participação ativa de todos os envolvidos no processo de cuidar e na tomada de decisão, o que influencia de forma positiva a qualidade de vida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8066 10.34119/bjhrv3n2-084 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8066 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv3n2-084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/8066/6982 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 2 (2020); 2327-2341 Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 2 (2020); 2327-2341 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240050682953728 |