Prática de bullying Infanto-Juvenil: Conscientização e intervenção em uma Escola particular no interior do Amazonas / Child and Youth Bullying: Awareness and intervention in a private school in the interior of the Amazon
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/18292 |
Resumo: | Em tempos cada vez mais adversos, a necessidade de uma mente psicologicamente saudável se evidencia e faz com que haja reflexão e busca para compreender a raiz de tantos males que acometem a saúde mental dos indivíduos.A prática de bullying muito comum nos mais diversos ambientes tem potencial bem mais nocivo quando direcionada à públicos em formação de caráter e personalidade, como o público abordado no Projeto Bullying, aplicado por finalistas do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas em uma escola particular de ensino fundamental na cidade de Coari-Am.O objetivo do projeto almejava vislumbrar um panorama da proporção do problema na referida escola, conscientizar através de metodologias e didáticas específicas para o público alvo com o teatro, roda de conversa com empoderamento ao conceder a fala no microfone dando voz as vítimas e oportunidade de redenção aos bulinadores e conversa com profissional de psicologia.Ao final da aplicação do projeto foi ofertada a instituição de ensino iam caixa para servir como canal de comunicação de possíveis práticas de bullying para os alunos denunciantes aos gestores e lideranças da escola de forma anônima. Tal ferramenta tinha o intuito de coibir oi reduzir o número de vítimas na escola.O projeto do qual este relato de experiência nasceu, intuiu por luz ao tema em questão e dar importância aos malefícios que tal prática inflige às suas vítimas. De certa forma, a questão ainda não tem a visibilidade que deveria e muitos dos traumas e fantasmas das vítimas nunca se vão, então o ciclo vicioso se repete dentro dos ambientes de convivência coletiva da sociedade, assim consegue vitimar silenciosamente sem cessar. |
id |
BJRH-0_54705d5b8b1a7a3ed4795316a30364d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18292 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática de bullying Infanto-Juvenil: Conscientização e intervenção em uma Escola particular no interior do Amazonas / Child and Youth Bullying: Awareness and intervention in a private school in the interior of the AmazonBullyingsaúde Mentalinfanto-juvenil.Em tempos cada vez mais adversos, a necessidade de uma mente psicologicamente saudável se evidencia e faz com que haja reflexão e busca para compreender a raiz de tantos males que acometem a saúde mental dos indivíduos.A prática de bullying muito comum nos mais diversos ambientes tem potencial bem mais nocivo quando direcionada à públicos em formação de caráter e personalidade, como o público abordado no Projeto Bullying, aplicado por finalistas do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas em uma escola particular de ensino fundamental na cidade de Coari-Am.O objetivo do projeto almejava vislumbrar um panorama da proporção do problema na referida escola, conscientizar através de metodologias e didáticas específicas para o público alvo com o teatro, roda de conversa com empoderamento ao conceder a fala no microfone dando voz as vítimas e oportunidade de redenção aos bulinadores e conversa com profissional de psicologia.Ao final da aplicação do projeto foi ofertada a instituição de ensino iam caixa para servir como canal de comunicação de possíveis práticas de bullying para os alunos denunciantes aos gestores e lideranças da escola de forma anônima. Tal ferramenta tinha o intuito de coibir oi reduzir o número de vítimas na escola.O projeto do qual este relato de experiência nasceu, intuiu por luz ao tema em questão e dar importância aos malefícios que tal prática inflige às suas vítimas. De certa forma, a questão ainda não tem a visibilidade que deveria e muitos dos traumas e fantasmas das vítimas nunca se vão, então o ciclo vicioso se repete dentro dos ambientes de convivência coletiva da sociedade, assim consegue vitimar silenciosamente sem cessar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1829210.34119/bjhrv3n5-244Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 5 (2020); 14476-14488Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 5 (2020); 14476-144882595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/18292/14771Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Karllen Adriane Bezerra daBarbosa, Marcela MoraesSantos, Melissa Bruna Vieira dosSouza, Dhienifã Brena Marinho deGadelha, Dhionatan Rayden GermanoSouza, Adria Dantas deChamy, Michel Nasser Corrêa LimaGuimarães, Patrícia dos Santos2020-11-02T15:54:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18292Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-11-02T15:54:24Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de bullying Infanto-Juvenil: Conscientização e intervenção em uma Escola particular no interior do Amazonas / Child and Youth Bullying: Awareness and intervention in a private school in the interior of the Amazon |
title |
Prática de bullying Infanto-Juvenil: Conscientização e intervenção em uma Escola particular no interior do Amazonas / Child and Youth Bullying: Awareness and intervention in a private school in the interior of the Amazon |
spellingShingle |
Prática de bullying Infanto-Juvenil: Conscientização e intervenção em uma Escola particular no interior do Amazonas / Child and Youth Bullying: Awareness and intervention in a private school in the interior of the Amazon Silva, Karllen Adriane Bezerra da Bullying saúde Mental infanto-juvenil. |
title_short |
Prática de bullying Infanto-Juvenil: Conscientização e intervenção em uma Escola particular no interior do Amazonas / Child and Youth Bullying: Awareness and intervention in a private school in the interior of the Amazon |
title_full |
Prática de bullying Infanto-Juvenil: Conscientização e intervenção em uma Escola particular no interior do Amazonas / Child and Youth Bullying: Awareness and intervention in a private school in the interior of the Amazon |
title_fullStr |
Prática de bullying Infanto-Juvenil: Conscientização e intervenção em uma Escola particular no interior do Amazonas / Child and Youth Bullying: Awareness and intervention in a private school in the interior of the Amazon |
title_full_unstemmed |
Prática de bullying Infanto-Juvenil: Conscientização e intervenção em uma Escola particular no interior do Amazonas / Child and Youth Bullying: Awareness and intervention in a private school in the interior of the Amazon |
title_sort |
Prática de bullying Infanto-Juvenil: Conscientização e intervenção em uma Escola particular no interior do Amazonas / Child and Youth Bullying: Awareness and intervention in a private school in the interior of the Amazon |
author |
Silva, Karllen Adriane Bezerra da |
author_facet |
Silva, Karllen Adriane Bezerra da Barbosa, Marcela Moraes Santos, Melissa Bruna Vieira dos Souza, Dhienifã Brena Marinho de Gadelha, Dhionatan Rayden Germano Souza, Adria Dantas de Chamy, Michel Nasser Corrêa Lima Guimarães, Patrícia dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Marcela Moraes Santos, Melissa Bruna Vieira dos Souza, Dhienifã Brena Marinho de Gadelha, Dhionatan Rayden Germano Souza, Adria Dantas de Chamy, Michel Nasser Corrêa Lima Guimarães, Patrícia dos Santos |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Karllen Adriane Bezerra da Barbosa, Marcela Moraes Santos, Melissa Bruna Vieira dos Souza, Dhienifã Brena Marinho de Gadelha, Dhionatan Rayden Germano Souza, Adria Dantas de Chamy, Michel Nasser Corrêa Lima Guimarães, Patrícia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying saúde Mental infanto-juvenil. |
topic |
Bullying saúde Mental infanto-juvenil. |
description |
Em tempos cada vez mais adversos, a necessidade de uma mente psicologicamente saudável se evidencia e faz com que haja reflexão e busca para compreender a raiz de tantos males que acometem a saúde mental dos indivíduos.A prática de bullying muito comum nos mais diversos ambientes tem potencial bem mais nocivo quando direcionada à públicos em formação de caráter e personalidade, como o público abordado no Projeto Bullying, aplicado por finalistas do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas em uma escola particular de ensino fundamental na cidade de Coari-Am.O objetivo do projeto almejava vislumbrar um panorama da proporção do problema na referida escola, conscientizar através de metodologias e didáticas específicas para o público alvo com o teatro, roda de conversa com empoderamento ao conceder a fala no microfone dando voz as vítimas e oportunidade de redenção aos bulinadores e conversa com profissional de psicologia.Ao final da aplicação do projeto foi ofertada a instituição de ensino iam caixa para servir como canal de comunicação de possíveis práticas de bullying para os alunos denunciantes aos gestores e lideranças da escola de forma anônima. Tal ferramenta tinha o intuito de coibir oi reduzir o número de vítimas na escola.O projeto do qual este relato de experiência nasceu, intuiu por luz ao tema em questão e dar importância aos malefícios que tal prática inflige às suas vítimas. De certa forma, a questão ainda não tem a visibilidade que deveria e muitos dos traumas e fantasmas das vítimas nunca se vão, então o ciclo vicioso se repete dentro dos ambientes de convivência coletiva da sociedade, assim consegue vitimar silenciosamente sem cessar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/18292 10.34119/bjhrv3n5-244 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/18292 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv3n5-244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/18292/14771 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 5 (2020); 14476-14488 Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 5 (2020); 14476-14488 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240055934222336 |