Metodologias ativas no desenvolvimento da monitoria em curso de graduação em enfermagem / Active methodologies in the development of monitoring in nursing undergraduate course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Thainá da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Silva, Raíssa Rafaella Santos Moreno, Souza, Thalita Costa, Barros, Marcela Cristina dos Santos, Bezerra, Roberto da Silva, de Araújo, Andressa Ramos, Oliveira, Keila Cristina Pereira do Nascimento, Vieira, Ana Carolina Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22402
Resumo: O Programa de Monitoria perpassa a formação acadêmica e favorece o processo de ensino-aprendizagem, assumindo um papel pedagógico em que trabalha sanando dúvidas, reforçando o conhecimento e construindo uma comunicação entre a tríade composta por docentes, monitores e estudantes. Deste modo, o presente estudo objetiva abordar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem a respeito do uso de ferramentas estratégicas para a construção do aprendizado durante a monitoria. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, acerca da vivência de discentes-monitoras da disciplina Métodos e Processos de Intervenção de Enfermagem 1 da Universidade Federal de Alagoas. Ao longo do semestre a monitoria foi desenvolvida tomando como base o cronograma da disciplina e seguindo as solicitações e dificuldades externadas pelos discentes.  Deste modo, foram realizadas rodas de conversa, revisões expositivas, representações práticas dos procedimentos de enfermagem, bem como a estimulação para reprodução por parte dos alunos. Além disso, as monitoras construíram mapas mentais sobre o Exame Físico para disponibilizar aos alunos e fomentar os estudos. Em suma, o resultado desejado foi transformar os conteúdos densos em uma forma mais suave para o estudo. A monitoria possibilitou o crescimento acadêmico e favoreceu a experiência de introduzir estratégias que auxiliam na aprendizagem teórico-prática. A atuação nas atividades educacionais contribuiu para a desenvoltura das habilidades teórico-práticas e a experiência de descobrir a vocação e aflorar o desejo pela docência.  
id BJRH-0_59b56ebf47b40562e3a5adbb884a5d80
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22402
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Metodologias ativas no desenvolvimento da monitoria em curso de graduação em enfermagem / Active methodologies in the development of monitoring in nursing undergraduate courseAprendizagemCuidados de EnfermagemEducação em EnfermagemEstudantes de EnfermagemMentores.O Programa de Monitoria perpassa a formação acadêmica e favorece o processo de ensino-aprendizagem, assumindo um papel pedagógico em que trabalha sanando dúvidas, reforçando o conhecimento e construindo uma comunicação entre a tríade composta por docentes, monitores e estudantes. Deste modo, o presente estudo objetiva abordar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem a respeito do uso de ferramentas estratégicas para a construção do aprendizado durante a monitoria. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, acerca da vivência de discentes-monitoras da disciplina Métodos e Processos de Intervenção de Enfermagem 1 da Universidade Federal de Alagoas. Ao longo do semestre a monitoria foi desenvolvida tomando como base o cronograma da disciplina e seguindo as solicitações e dificuldades externadas pelos discentes.  Deste modo, foram realizadas rodas de conversa, revisões expositivas, representações práticas dos procedimentos de enfermagem, bem como a estimulação para reprodução por parte dos alunos. Além disso, as monitoras construíram mapas mentais sobre o Exame Físico para disponibilizar aos alunos e fomentar os estudos. Em suma, o resultado desejado foi transformar os conteúdos densos em uma forma mais suave para o estudo. A monitoria possibilitou o crescimento acadêmico e favoreceu a experiência de introduzir estratégias que auxiliam na aprendizagem teórico-prática. A atuação nas atividades educacionais contribuiu para a desenvoltura das habilidades teórico-práticas e a experiência de descobrir a vocação e aflorar o desejo pela docência.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2240210.34119/bjhrv3n6-365Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 6 (2020); 19944-19952Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 6 (2020); 19944-199522595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22402/17936Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Thainá da Silvada Silva, Raíssa Rafaella Santos MorenoSouza, Thalita CostaBarros, Marcela Cristina dos SantosBezerra, Roberto da Silvade Araújo, Andressa RamosOliveira, Keila Cristina Pereira do NascimentoVieira, Ana Carolina Santana2021-01-08T20:13:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22402Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-01-08T20:13:02Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas no desenvolvimento da monitoria em curso de graduação em enfermagem / Active methodologies in the development of monitoring in nursing undergraduate course
title Metodologias ativas no desenvolvimento da monitoria em curso de graduação em enfermagem / Active methodologies in the development of monitoring in nursing undergraduate course
spellingShingle Metodologias ativas no desenvolvimento da monitoria em curso de graduação em enfermagem / Active methodologies in the development of monitoring in nursing undergraduate course
Cabral, Thainá da Silva
Aprendizagem
Cuidados de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Mentores.
title_short Metodologias ativas no desenvolvimento da monitoria em curso de graduação em enfermagem / Active methodologies in the development of monitoring in nursing undergraduate course
title_full Metodologias ativas no desenvolvimento da monitoria em curso de graduação em enfermagem / Active methodologies in the development of monitoring in nursing undergraduate course
title_fullStr Metodologias ativas no desenvolvimento da monitoria em curso de graduação em enfermagem / Active methodologies in the development of monitoring in nursing undergraduate course
title_full_unstemmed Metodologias ativas no desenvolvimento da monitoria em curso de graduação em enfermagem / Active methodologies in the development of monitoring in nursing undergraduate course
title_sort Metodologias ativas no desenvolvimento da monitoria em curso de graduação em enfermagem / Active methodologies in the development of monitoring in nursing undergraduate course
author Cabral, Thainá da Silva
author_facet Cabral, Thainá da Silva
da Silva, Raíssa Rafaella Santos Moreno
Souza, Thalita Costa
Barros, Marcela Cristina dos Santos
Bezerra, Roberto da Silva
de Araújo, Andressa Ramos
Oliveira, Keila Cristina Pereira do Nascimento
Vieira, Ana Carolina Santana
author_role author
author2 da Silva, Raíssa Rafaella Santos Moreno
Souza, Thalita Costa
Barros, Marcela Cristina dos Santos
Bezerra, Roberto da Silva
de Araújo, Andressa Ramos
Oliveira, Keila Cristina Pereira do Nascimento
Vieira, Ana Carolina Santana
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Thainá da Silva
da Silva, Raíssa Rafaella Santos Moreno
Souza, Thalita Costa
Barros, Marcela Cristina dos Santos
Bezerra, Roberto da Silva
de Araújo, Andressa Ramos
Oliveira, Keila Cristina Pereira do Nascimento
Vieira, Ana Carolina Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Cuidados de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Mentores.
topic Aprendizagem
Cuidados de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Mentores.
description O Programa de Monitoria perpassa a formação acadêmica e favorece o processo de ensino-aprendizagem, assumindo um papel pedagógico em que trabalha sanando dúvidas, reforçando o conhecimento e construindo uma comunicação entre a tríade composta por docentes, monitores e estudantes. Deste modo, o presente estudo objetiva abordar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem a respeito do uso de ferramentas estratégicas para a construção do aprendizado durante a monitoria. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, acerca da vivência de discentes-monitoras da disciplina Métodos e Processos de Intervenção de Enfermagem 1 da Universidade Federal de Alagoas. Ao longo do semestre a monitoria foi desenvolvida tomando como base o cronograma da disciplina e seguindo as solicitações e dificuldades externadas pelos discentes.  Deste modo, foram realizadas rodas de conversa, revisões expositivas, representações práticas dos procedimentos de enfermagem, bem como a estimulação para reprodução por parte dos alunos. Além disso, as monitoras construíram mapas mentais sobre o Exame Físico para disponibilizar aos alunos e fomentar os estudos. Em suma, o resultado desejado foi transformar os conteúdos densos em uma forma mais suave para o estudo. A monitoria possibilitou o crescimento acadêmico e favoreceu a experiência de introduzir estratégias que auxiliam na aprendizagem teórico-prática. A atuação nas atividades educacionais contribuiu para a desenvoltura das habilidades teórico-práticas e a experiência de descobrir a vocação e aflorar o desejo pela docência.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22402
10.34119/bjhrv3n6-365
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22402
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n6-365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22402/17936
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 6 (2020); 19944-19952
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 6 (2020); 19944-19952
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240058156154880