Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review / Categorias freireanas no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8023 |
Resumo: | Objetivo: identificar as principais publicações relacionadas às categorias Freireanas no ensino de graduação em enfermagem. Método: revisão Integrativa de literatura a partir da busca nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica, Base de Dados de Enfermagem. Obteve-se 482 estudos, destes apenas 13 atendiam aos critérios de inclusão. Resultados: as categorias emergentes foram: diálogo e autonomia; tomada de consciência com vistas a formação de sujeitos críticos, reflexivos e participantes; metodologia da problematização para uma educação humanizante e um cuidar humanizado. Conclusão: conclui-se que a incorporação das categorias Freireanas no ensino de enfermagem é fundamental para um ensino com travessias dialógicas. Tal incorporação tece uma educação humanizante, caminho para o cuidado humanizado do discente/futuro profissional. |
id |
UNIRIO-2_d3ab2ae34208263d5db2f20a419ff321 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/8023 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review / Categorias freireanas no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literaturaEducação em enfermagemEnfermagemEnsinoAprendizagemCuidados de Enfermagem.educação em enfermagemObjetivo: identificar as principais publicações relacionadas às categorias Freireanas no ensino de graduação em enfermagem. Método: revisão Integrativa de literatura a partir da busca nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica, Base de Dados de Enfermagem. Obteve-se 482 estudos, destes apenas 13 atendiam aos critérios de inclusão. Resultados: as categorias emergentes foram: diálogo e autonomia; tomada de consciência com vistas a formação de sujeitos críticos, reflexivos e participantes; metodologia da problematização para uma educação humanizante e um cuidar humanizado. Conclusão: conclui-se que a incorporação das categorias Freireanas no ensino de enfermagem é fundamental para um ensino com travessias dialógicas. Tal incorporação tece uma educação humanizante, caminho para o cuidado humanizado do discente/futuro profissional. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresrevisão de literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/802310.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8023Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1157-1164Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1157-1164Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 1157-11642175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8023/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8023/pdf_1Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa Nemer, Camila Rodriguesda Silva, Marlucilena PinheiroSantos, Ingrid Souza ReisFerreira, Larissa DuarteFlexa, Raissa dos SantosTeixeira, Elizabeth2021-05-01T20:19:05Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/8023Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-01T20:19:05Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review / Categorias freireanas no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura |
title |
Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review / Categorias freireanas no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura |
spellingShingle |
Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review / Categorias freireanas no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura Barbosa Nemer, Camila Rodrigues Educação em enfermagem Enfermagem Ensino Aprendizagem Cuidados de Enfermagem. educação em enfermagem |
title_short |
Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review / Categorias freireanas no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura |
title_full |
Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review / Categorias freireanas no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura |
title_fullStr |
Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review / Categorias freireanas no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura |
title_full_unstemmed |
Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review / Categorias freireanas no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura |
title_sort |
Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review / Categorias freireanas no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura |
author |
Barbosa Nemer, Camila Rodrigues |
author_facet |
Barbosa Nemer, Camila Rodrigues da Silva, Marlucilena Pinheiro Santos, Ingrid Souza Reis Ferreira, Larissa Duarte Flexa, Raissa dos Santos Teixeira, Elizabeth |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Marlucilena Pinheiro Santos, Ingrid Souza Reis Ferreira, Larissa Duarte Flexa, Raissa dos Santos Teixeira, Elizabeth |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa Nemer, Camila Rodrigues da Silva, Marlucilena Pinheiro Santos, Ingrid Souza Reis Ferreira, Larissa Duarte Flexa, Raissa dos Santos Teixeira, Elizabeth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Enfermagem Ensino Aprendizagem Cuidados de Enfermagem. educação em enfermagem |
topic |
Educação em enfermagem Enfermagem Ensino Aprendizagem Cuidados de Enfermagem. educação em enfermagem |
description |
Objetivo: identificar as principais publicações relacionadas às categorias Freireanas no ensino de graduação em enfermagem. Método: revisão Integrativa de literatura a partir da busca nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica, Base de Dados de Enfermagem. Obteve-se 482 estudos, destes apenas 13 atendiam aos critérios de inclusão. Resultados: as categorias emergentes foram: diálogo e autonomia; tomada de consciência com vistas a formação de sujeitos críticos, reflexivos e participantes; metodologia da problematização para uma educação humanizante e um cuidar humanizado. Conclusão: conclui-se que a incorporação das categorias Freireanas no ensino de enfermagem é fundamental para um ensino com travessias dialógicas. Tal incorporação tece uma educação humanizante, caminho para o cuidado humanizado do discente/futuro profissional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8023 10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8023 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8023 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8023/pdf https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8023/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1157-1164 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1157-1164 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 1157-1164 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218884428529664 |