Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review / Categorias freireanas no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa Nemer, Camila Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, Marlucilena Pinheiro, Santos, Ingrid Souza Reis, Ferreira, Larissa Duarte, Flexa, Raissa dos Santos, Teixeira, Elizabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8023
Resumo: Objetivo: identificar as principais publicações relacionadas às categorias Freireanas no ensino de graduação em enfermagem. Método: revisão Integrativa de literatura a partir da busca nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica, Base de Dados de Enfermagem. Obteve-se 482 estudos, destes apenas 13 atendiam aos critérios de inclusão. Resultados: as categorias emergentes foram: diálogo e autonomia; tomada de consciência com vistas a formação de sujeitos críticos, reflexivos e participantes; metodologia da problematização para uma educação humanizante e um cuidar humanizado. Conclusão: conclui-se que a incorporação das categorias Freireanas no ensino de enfermagem é fundamental para um ensino com travessias dialógicas. Tal incorporação tece uma educação humanizante, caminho para o cuidado humanizado do discente/futuro profissional.
id UNIRIO-2_d3ab2ae34208263d5db2f20a419ff321
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/8023
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review / Categorias freireanas no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literaturaEducação em enfermagemEnfermagemEnsinoAprendizagemCuidados de Enfermagem.educação em enfermagemObjetivo: identificar as principais publicações relacionadas às categorias Freireanas no ensino de graduação em enfermagem. Método: revisão Integrativa de literatura a partir da busca nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica, Base de Dados de Enfermagem. Obteve-se 482 estudos, destes apenas 13 atendiam aos critérios de inclusão. Resultados: as categorias emergentes foram: diálogo e autonomia; tomada de consciência com vistas a formação de sujeitos críticos, reflexivos e participantes; metodologia da problematização para uma educação humanizante e um cuidar humanizado. Conclusão: conclui-se que a incorporação das categorias Freireanas no ensino de enfermagem é fundamental para um ensino com travessias dialógicas. Tal incorporação tece uma educação humanizante, caminho para o cuidado humanizado do discente/futuro profissional. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresrevisão de literaturaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/802310.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8023Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1157-1164Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1157-1164Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 1157-11642175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8023/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8023/pdf_1Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa Nemer, Camila Rodriguesda Silva, Marlucilena PinheiroSantos, Ingrid Souza ReisFerreira, Larissa DuarteFlexa, Raissa dos SantosTeixeira, Elizabeth2021-05-01T20:19:05Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/8023Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-01T20:19:05Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review / Categorias freireanas no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura
title Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review / Categorias freireanas no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura
spellingShingle Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review / Categorias freireanas no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura
Barbosa Nemer, Camila Rodrigues
Educação em enfermagem
Enfermagem
Ensino
Aprendizagem
Cuidados de Enfermagem.
educação em enfermagem
title_short Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review / Categorias freireanas no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura
title_full Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review / Categorias freireanas no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura
title_fullStr Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review / Categorias freireanas no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura
title_full_unstemmed Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review / Categorias freireanas no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura
title_sort Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review / Categorias freireanas no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura
author Barbosa Nemer, Camila Rodrigues
author_facet Barbosa Nemer, Camila Rodrigues
da Silva, Marlucilena Pinheiro
Santos, Ingrid Souza Reis
Ferreira, Larissa Duarte
Flexa, Raissa dos Santos
Teixeira, Elizabeth
author_role author
author2 da Silva, Marlucilena Pinheiro
Santos, Ingrid Souza Reis
Ferreira, Larissa Duarte
Flexa, Raissa dos Santos
Teixeira, Elizabeth
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa Nemer, Camila Rodrigues
da Silva, Marlucilena Pinheiro
Santos, Ingrid Souza Reis
Ferreira, Larissa Duarte
Flexa, Raissa dos Santos
Teixeira, Elizabeth
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Enfermagem
Ensino
Aprendizagem
Cuidados de Enfermagem.
educação em enfermagem
topic Educação em enfermagem
Enfermagem
Ensino
Aprendizagem
Cuidados de Enfermagem.
educação em enfermagem
description Objetivo: identificar as principais publicações relacionadas às categorias Freireanas no ensino de graduação em enfermagem. Método: revisão Integrativa de literatura a partir da busca nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica, Base de Dados de Enfermagem. Obteve-se 482 estudos, destes apenas 13 atendiam aos critérios de inclusão. Resultados: as categorias emergentes foram: diálogo e autonomia; tomada de consciência com vistas a formação de sujeitos críticos, reflexivos e participantes; metodologia da problematização para uma educação humanizante e um cuidar humanizado. Conclusão: conclui-se que a incorporação das categorias Freireanas no ensino de enfermagem é fundamental para um ensino com travessias dialógicas. Tal incorporação tece uma educação humanizante, caminho para o cuidado humanizado do discente/futuro profissional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8023
10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8023
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8023
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8023/pdf
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8023/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1157-1164
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 12 (2020); 1157-1164
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 12 (2020); 1157-1164
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218884428529664