Metodologias ativas no desenvolvimento da monitoria em curso de graduação em enfermagem / Active methodologies in the development of monitoring in nursing undergraduate course
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22402 |
Resumo: | O Programa de Monitoria perpassa a formação acadêmica e favorece o processo de ensino-aprendizagem, assumindo um papel pedagógico em que trabalha sanando dúvidas, reforçando o conhecimento e construindo uma comunicação entre a tríade composta por docentes, monitores e estudantes. Deste modo, o presente estudo objetiva abordar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem a respeito do uso de ferramentas estratégicas para a construção do aprendizado durante a monitoria. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, acerca da vivência de discentes-monitoras da disciplina Métodos e Processos de Intervenção de Enfermagem 1 da Universidade Federal de Alagoas. Ao longo do semestre a monitoria foi desenvolvida tomando como base o cronograma da disciplina e seguindo as solicitações e dificuldades externadas pelos discentes. Deste modo, foram realizadas rodas de conversa, revisões expositivas, representações práticas dos procedimentos de enfermagem, bem como a estimulação para reprodução por parte dos alunos. Além disso, as monitoras construíram mapas mentais sobre o Exame Físico para disponibilizar aos alunos e fomentar os estudos. Em suma, o resultado desejado foi transformar os conteúdos densos em uma forma mais suave para o estudo. A monitoria possibilitou o crescimento acadêmico e favoreceu a experiência de introduzir estratégias que auxiliam na aprendizagem teórico-prática. A atuação nas atividades educacionais contribuiu para a desenvoltura das habilidades teórico-práticas e a experiência de descobrir a vocação e aflorar o desejo pela docência. |
id |
BJRH-0_59b56ebf47b40562e3a5adbb884a5d80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22402 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias ativas no desenvolvimento da monitoria em curso de graduação em enfermagem / Active methodologies in the development of monitoring in nursing undergraduate courseAprendizagemCuidados de EnfermagemEducação em EnfermagemEstudantes de EnfermagemMentores.O Programa de Monitoria perpassa a formação acadêmica e favorece o processo de ensino-aprendizagem, assumindo um papel pedagógico em que trabalha sanando dúvidas, reforçando o conhecimento e construindo uma comunicação entre a tríade composta por docentes, monitores e estudantes. Deste modo, o presente estudo objetiva abordar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem a respeito do uso de ferramentas estratégicas para a construção do aprendizado durante a monitoria. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, acerca da vivência de discentes-monitoras da disciplina Métodos e Processos de Intervenção de Enfermagem 1 da Universidade Federal de Alagoas. Ao longo do semestre a monitoria foi desenvolvida tomando como base o cronograma da disciplina e seguindo as solicitações e dificuldades externadas pelos discentes. Deste modo, foram realizadas rodas de conversa, revisões expositivas, representações práticas dos procedimentos de enfermagem, bem como a estimulação para reprodução por parte dos alunos. Além disso, as monitoras construíram mapas mentais sobre o Exame Físico para disponibilizar aos alunos e fomentar os estudos. Em suma, o resultado desejado foi transformar os conteúdos densos em uma forma mais suave para o estudo. A monitoria possibilitou o crescimento acadêmico e favoreceu a experiência de introduzir estratégias que auxiliam na aprendizagem teórico-prática. A atuação nas atividades educacionais contribuiu para a desenvoltura das habilidades teórico-práticas e a experiência de descobrir a vocação e aflorar o desejo pela docência. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2240210.34119/bjhrv3n6-365Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 6 (2020); 19944-19952Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 6 (2020); 19944-199522595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22402/17936Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Thainá da Silvada Silva, Raíssa Rafaella Santos MorenoSouza, Thalita CostaBarros, Marcela Cristina dos SantosBezerra, Roberto da Silvade Araújo, Andressa RamosOliveira, Keila Cristina Pereira do NascimentoVieira, Ana Carolina Santana2021-01-08T20:13:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22402Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-01-08T20:13:02Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias ativas no desenvolvimento da monitoria em curso de graduação em enfermagem / Active methodologies in the development of monitoring in nursing undergraduate course |
title |
Metodologias ativas no desenvolvimento da monitoria em curso de graduação em enfermagem / Active methodologies in the development of monitoring in nursing undergraduate course |
spellingShingle |
Metodologias ativas no desenvolvimento da monitoria em curso de graduação em enfermagem / Active methodologies in the development of monitoring in nursing undergraduate course Cabral, Thainá da Silva Aprendizagem Cuidados de Enfermagem Educação em Enfermagem Estudantes de Enfermagem Mentores. |
title_short |
Metodologias ativas no desenvolvimento da monitoria em curso de graduação em enfermagem / Active methodologies in the development of monitoring in nursing undergraduate course |
title_full |
Metodologias ativas no desenvolvimento da monitoria em curso de graduação em enfermagem / Active methodologies in the development of monitoring in nursing undergraduate course |
title_fullStr |
Metodologias ativas no desenvolvimento da monitoria em curso de graduação em enfermagem / Active methodologies in the development of monitoring in nursing undergraduate course |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas no desenvolvimento da monitoria em curso de graduação em enfermagem / Active methodologies in the development of monitoring in nursing undergraduate course |
title_sort |
Metodologias ativas no desenvolvimento da monitoria em curso de graduação em enfermagem / Active methodologies in the development of monitoring in nursing undergraduate course |
author |
Cabral, Thainá da Silva |
author_facet |
Cabral, Thainá da Silva da Silva, Raíssa Rafaella Santos Moreno Souza, Thalita Costa Barros, Marcela Cristina dos Santos Bezerra, Roberto da Silva de Araújo, Andressa Ramos Oliveira, Keila Cristina Pereira do Nascimento Vieira, Ana Carolina Santana |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Raíssa Rafaella Santos Moreno Souza, Thalita Costa Barros, Marcela Cristina dos Santos Bezerra, Roberto da Silva de Araújo, Andressa Ramos Oliveira, Keila Cristina Pereira do Nascimento Vieira, Ana Carolina Santana |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Thainá da Silva da Silva, Raíssa Rafaella Santos Moreno Souza, Thalita Costa Barros, Marcela Cristina dos Santos Bezerra, Roberto da Silva de Araújo, Andressa Ramos Oliveira, Keila Cristina Pereira do Nascimento Vieira, Ana Carolina Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Cuidados de Enfermagem Educação em Enfermagem Estudantes de Enfermagem Mentores. |
topic |
Aprendizagem Cuidados de Enfermagem Educação em Enfermagem Estudantes de Enfermagem Mentores. |
description |
O Programa de Monitoria perpassa a formação acadêmica e favorece o processo de ensino-aprendizagem, assumindo um papel pedagógico em que trabalha sanando dúvidas, reforçando o conhecimento e construindo uma comunicação entre a tríade composta por docentes, monitores e estudantes. Deste modo, o presente estudo objetiva abordar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem a respeito do uso de ferramentas estratégicas para a construção do aprendizado durante a monitoria. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, acerca da vivência de discentes-monitoras da disciplina Métodos e Processos de Intervenção de Enfermagem 1 da Universidade Federal de Alagoas. Ao longo do semestre a monitoria foi desenvolvida tomando como base o cronograma da disciplina e seguindo as solicitações e dificuldades externadas pelos discentes. Deste modo, foram realizadas rodas de conversa, revisões expositivas, representações práticas dos procedimentos de enfermagem, bem como a estimulação para reprodução por parte dos alunos. Além disso, as monitoras construíram mapas mentais sobre o Exame Físico para disponibilizar aos alunos e fomentar os estudos. Em suma, o resultado desejado foi transformar os conteúdos densos em uma forma mais suave para o estudo. A monitoria possibilitou o crescimento acadêmico e favoreceu a experiência de introduzir estratégias que auxiliam na aprendizagem teórico-prática. A atuação nas atividades educacionais contribuiu para a desenvoltura das habilidades teórico-práticas e a experiência de descobrir a vocação e aflorar o desejo pela docência. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22402 10.34119/bjhrv3n6-365 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22402 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv3n6-365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22402/17936 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 6 (2020); 19944-19952 Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 6 (2020); 19944-19952 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240058156154880 |