Elaboração e validação de tecnologia educativa de introdução a farmacologia, farmacocinética e farmacodinâmica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/56747 |
Resumo: | A farmacologia estuda, além dos fármacos, suas reações químicas e os processos biológicos a que são submetidos no corpo, sendo essencial na formação do médico. Subdivide-se em farmacocinética e farmacodinâmica. Com os anos, tem-se tornado cada vez mais frequente o uso de aplicativos e materiais de consulta rápida no exercício da medicina, bem como o “m-learming”, que visa a facilitar o acesso a conteúdo e atualizações de maneira móvel, conforme a necessidade do usuário. Pensando nisso, a formulação do e- book “Farmacologia: farmacodinâmica e Farmacocinética” tem como objetivo ofertar, de maneira resumida e com facilidade, informações para os estudos sobre introdução à farmacologia este trabalho consiste na produção e validação de um e-book direcionado aos alunos das áreas da saúde, com foco nos estudantes de medicina, e com a finalidade de contribuir com sua formação acadêmica no que diz respeito às bases da farmacologia. É um estudo transversal, realizado a partir de análise quantitativa. Os juízes responsáveis pela validação do e-book foram profissionais das áreas da medicina e da farmacologia. O formulário para validação continha 14 afirmações, as quais deveriam ser classificadas por grau de concordância. A análise dos dados foi feita em caráter quantitativo, por meio do chamado Índice de Verificação de Conteúdo (IVC). Inicialmente, calculou-se o IVC de cada item (I-IVC) e, posteriormente, realizou-se a média desses valores, para encontrar o IVC geral (S-IVC). Obteve-se um bom nível de aprovação nos domínios “objetivo”, "estrutura/apresentação" e "relevância", com níveis superiores a 80% em cada um dos requisitos. O IVC para os itens relacionados a objetivos foi de 88,89%. O requisito “estrutura e apresentação” obteve IVC de 87,04%. E a seção “relevância” alcançou IVC de 91,67%, evidenciando o grau de significância do material julgado. Quanto ao IVC global neste estudo, alcançou-se o valor de 89,2%, classificando-o como adequado, após apresentar índice de concordância entre os juízes maior ou igual a 0,78. O e-book apresentado, considerado então instrumento válido para circulação em ambiente acadêmico, será colocado à disposição em plataformas digitais, para facilitar o acesso aos profissionais de saúde, discentes e docentes que tiverem interesse no assunto. |
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