Desafios e perspectivas de uma liga acadêmica de psiquiatria no contexto pandêmico: Relato de experiência / Challenges and perspectives of an academic psychiatric league in the pandemic context: Experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lonzetti, Luiz Alfredo Roque
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Meireles, Emily, Berti, Ricardo, Chiquetti, Maria Eduarda, Poloni, Patrick
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/39754
Resumo: Objetivo: relatar a experiência de acadêmicos do curso de medicina componentes da gestão de uma liga de psiquiatria quanto às perspectivas de educação médica em meio à pandemia e o ensino virtual. Método: trata-se de um relato de experiência baseado na experiência gerada por acadêmicos de medicina quanto à educação médica em meio ao ensino virtual durante a pandemia. Resultados: houve uma abrupta necessidade de adaptação dos acadêmicos devido à transição gerada entre o ensino tradicional e a nova realidade virtual, tendo como fruto a viabilidade de novas perspectivas de educação médica. Considerações finais: a pandemia, invariavelmente, trouxe consigo uma necessidade abrupta de transição dos métodos de ensino clássicos presenciais em direção ao mundo digital, o que acarretou na quebra da interação interpessoal e estabeleceu desafios na educação médica, mas, ao mesmo tempo, serviu como propulsão à geração de inovações do método ensino-aprendizagem.
id BJRH-0_720ec9dbf826b616089913eab9f99762
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39754
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Desafios e perspectivas de uma liga acadêmica de psiquiatria no contexto pandêmico: Relato de experiência / Challenges and perspectives of an academic psychiatric league in the pandemic context: Experience reportEducação médicaMétodos de ensino-aprendizagemInovação em educação.Objetivo: relatar a experiência de acadêmicos do curso de medicina componentes da gestão de uma liga de psiquiatria quanto às perspectivas de educação médica em meio à pandemia e o ensino virtual. Método: trata-se de um relato de experiência baseado na experiência gerada por acadêmicos de medicina quanto à educação médica em meio ao ensino virtual durante a pandemia. Resultados: houve uma abrupta necessidade de adaptação dos acadêmicos devido à transição gerada entre o ensino tradicional e a nova realidade virtual, tendo como fruto a viabilidade de novas perspectivas de educação médica. Considerações finais: a pandemia, invariavelmente, trouxe consigo uma necessidade abrupta de transição dos métodos de ensino clássicos presenciais em direção ao mundo digital, o que acarretou na quebra da interação interpessoal e estabeleceu desafios na educação médica, mas, ao mesmo tempo, serviu como propulsão à geração de inovações do método ensino-aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3975410.34119/bjhrv4n6-156Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 25565-25576Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 25565-255762595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/39754/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessLonzetti, Luiz Alfredo RoqueMeireles, EmilyBerti, RicardoChiquetti, Maria EduardaPoloni, Patrick2022-05-11T11:55:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39754Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-05-11T11:55:20Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e perspectivas de uma liga acadêmica de psiquiatria no contexto pandêmico: Relato de experiência / Challenges and perspectives of an academic psychiatric league in the pandemic context: Experience report
title Desafios e perspectivas de uma liga acadêmica de psiquiatria no contexto pandêmico: Relato de experiência / Challenges and perspectives of an academic psychiatric league in the pandemic context: Experience report
spellingShingle Desafios e perspectivas de uma liga acadêmica de psiquiatria no contexto pandêmico: Relato de experiência / Challenges and perspectives of an academic psychiatric league in the pandemic context: Experience report
Lonzetti, Luiz Alfredo Roque
Educação médica
Métodos de ensino-aprendizagem
Inovação em educação.
title_short Desafios e perspectivas de uma liga acadêmica de psiquiatria no contexto pandêmico: Relato de experiência / Challenges and perspectives of an academic psychiatric league in the pandemic context: Experience report
title_full Desafios e perspectivas de uma liga acadêmica de psiquiatria no contexto pandêmico: Relato de experiência / Challenges and perspectives of an academic psychiatric league in the pandemic context: Experience report
title_fullStr Desafios e perspectivas de uma liga acadêmica de psiquiatria no contexto pandêmico: Relato de experiência / Challenges and perspectives of an academic psychiatric league in the pandemic context: Experience report
title_full_unstemmed Desafios e perspectivas de uma liga acadêmica de psiquiatria no contexto pandêmico: Relato de experiência / Challenges and perspectives of an academic psychiatric league in the pandemic context: Experience report
title_sort Desafios e perspectivas de uma liga acadêmica de psiquiatria no contexto pandêmico: Relato de experiência / Challenges and perspectives of an academic psychiatric league in the pandemic context: Experience report
author Lonzetti, Luiz Alfredo Roque
author_facet Lonzetti, Luiz Alfredo Roque
Meireles, Emily
Berti, Ricardo
Chiquetti, Maria Eduarda
Poloni, Patrick
author_role author
author2 Meireles, Emily
Berti, Ricardo
Chiquetti, Maria Eduarda
Poloni, Patrick
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lonzetti, Luiz Alfredo Roque
Meireles, Emily
Berti, Ricardo
Chiquetti, Maria Eduarda
Poloni, Patrick
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Métodos de ensino-aprendizagem
Inovação em educação.
topic Educação médica
Métodos de ensino-aprendizagem
Inovação em educação.
description Objetivo: relatar a experiência de acadêmicos do curso de medicina componentes da gestão de uma liga de psiquiatria quanto às perspectivas de educação médica em meio à pandemia e o ensino virtual. Método: trata-se de um relato de experiência baseado na experiência gerada por acadêmicos de medicina quanto à educação médica em meio ao ensino virtual durante a pandemia. Resultados: houve uma abrupta necessidade de adaptação dos acadêmicos devido à transição gerada entre o ensino tradicional e a nova realidade virtual, tendo como fruto a viabilidade de novas perspectivas de educação médica. Considerações finais: a pandemia, invariavelmente, trouxe consigo uma necessidade abrupta de transição dos métodos de ensino clássicos presenciais em direção ao mundo digital, o que acarretou na quebra da interação interpessoal e estabeleceu desafios na educação médica, mas, ao mesmo tempo, serviu como propulsão à geração de inovações do método ensino-aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/39754
10.34119/bjhrv4n6-156
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/39754
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n6-156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/39754/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 25565-25576
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 25565-25576
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240069130551296