Uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino de doenças parasitárias: Use of didactic games as a tool for teaching parasitic diseases
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52400 |
Resumo: | As doenças parasitárias representam um grande problema de saúde pública no Brasil. Acometem principalmente populações com precárias condições de saneamento básico, sendo mais prevalente entre jovens, o que pode acometer o desenvolvimento físico e intelectual dos mesmos. Este trabalho consiste em um estudo transversal aplicado em uma escola do município Betim-MG que propõe intervenções educativas para pré-escolares por meio de jogos didáticos acerca de prevalentes parasitoses e estratégias importantes para preveni-las, atuando na promoção da saúde e desenvolvimento de responsabilidade social. A partir disso, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro adaptado às doenças parasitárias para ensinar hábitos de saúde como prevenção de tais doenças. Aplicou-se um questionário pré e pós-teste em 253 alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, para avaliar a eficácia do jogo quanto à educação em saúde, além de uma aula expositiva no primeiro encontro, com intervalo de uma semana entre as 3 etapas. Os resultados do questionário pós-teste foram significativamente superiores aos do pré-teste, mostrando melhora significativa dos conhecimentos dos alunos acerca das doenças parasitológicas e hábitos saudáveis para preveni-las. O clima competitivo saudável, a interação em equipe, a associação com o cotidiano e as dinâmicas diferentes daquelas propostas em sala de aula contribuíram para que os resultados fossem positivos, demonstrando a eficiência do jogo como ferramenta de ensino para as doenças parasitárias. |
id |
BJRH-0_77acf5bf1151f524ade31e2a93d8d3db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52400 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino de doenças parasitárias: Use of didactic games as a tool for teaching parasitic diseases doenças parasitáriasjogosensinoAs doenças parasitárias representam um grande problema de saúde pública no Brasil. Acometem principalmente populações com precárias condições de saneamento básico, sendo mais prevalente entre jovens, o que pode acometer o desenvolvimento físico e intelectual dos mesmos. Este trabalho consiste em um estudo transversal aplicado em uma escola do município Betim-MG que propõe intervenções educativas para pré-escolares por meio de jogos didáticos acerca de prevalentes parasitoses e estratégias importantes para preveni-las, atuando na promoção da saúde e desenvolvimento de responsabilidade social. A partir disso, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro adaptado às doenças parasitárias para ensinar hábitos de saúde como prevenção de tais doenças. Aplicou-se um questionário pré e pós-teste em 253 alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, para avaliar a eficácia do jogo quanto à educação em saúde, além de uma aula expositiva no primeiro encontro, com intervalo de uma semana entre as 3 etapas. Os resultados do questionário pós-teste foram significativamente superiores aos do pré-teste, mostrando melhora significativa dos conhecimentos dos alunos acerca das doenças parasitológicas e hábitos saudáveis para preveni-las. O clima competitivo saudável, a interação em equipe, a associação com o cotidiano e as dinâmicas diferentes daquelas propostas em sala de aula contribuíram para que os resultados fossem positivos, demonstrando a eficiência do jogo como ferramenta de ensino para as doenças parasitárias.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5240010.34119/bjhrv5n5-143Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 5 (2022); 19343-19360Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 5 (2022); 19343-193602595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52400/39151Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Maria Clara CoelhoRuas, Talita GoeckingAlvarenga, Janaina Sousa Campos de Castro, Marcela CottaMarino, Fernanda Perontide Loyola, Virgínia Pirâmides Coura MartinsMaltri, Rebecca2022-10-11T21:13:34Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52400Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-10-11T21:13:34Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino de doenças parasitárias: Use of didactic games as a tool for teaching parasitic diseases |
title |
Uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino de doenças parasitárias: Use of didactic games as a tool for teaching parasitic diseases |
spellingShingle |
Uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino de doenças parasitárias: Use of didactic games as a tool for teaching parasitic diseases Coutinho, Maria Clara Coelho doenças parasitárias jogos ensino |
title_short |
Uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino de doenças parasitárias: Use of didactic games as a tool for teaching parasitic diseases |
title_full |
Uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino de doenças parasitárias: Use of didactic games as a tool for teaching parasitic diseases |
title_fullStr |
Uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino de doenças parasitárias: Use of didactic games as a tool for teaching parasitic diseases |
title_full_unstemmed |
Uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino de doenças parasitárias: Use of didactic games as a tool for teaching parasitic diseases |
title_sort |
Uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino de doenças parasitárias: Use of didactic games as a tool for teaching parasitic diseases |
author |
Coutinho, Maria Clara Coelho |
author_facet |
Coutinho, Maria Clara Coelho Ruas, Talita Goecking Alvarenga, Janaina Sousa Campos de Castro, Marcela Cotta Marino, Fernanda Peronti de Loyola, Virgínia Pirâmides Coura Martins Maltri, Rebecca |
author_role |
author |
author2 |
Ruas, Talita Goecking Alvarenga, Janaina Sousa Campos de Castro, Marcela Cotta Marino, Fernanda Peronti de Loyola, Virgínia Pirâmides Coura Martins Maltri, Rebecca |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Maria Clara Coelho Ruas, Talita Goecking Alvarenga, Janaina Sousa Campos de Castro, Marcela Cotta Marino, Fernanda Peronti de Loyola, Virgínia Pirâmides Coura Martins Maltri, Rebecca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
doenças parasitárias jogos ensino |
topic |
doenças parasitárias jogos ensino |
description |
As doenças parasitárias representam um grande problema de saúde pública no Brasil. Acometem principalmente populações com precárias condições de saneamento básico, sendo mais prevalente entre jovens, o que pode acometer o desenvolvimento físico e intelectual dos mesmos. Este trabalho consiste em um estudo transversal aplicado em uma escola do município Betim-MG que propõe intervenções educativas para pré-escolares por meio de jogos didáticos acerca de prevalentes parasitoses e estratégias importantes para preveni-las, atuando na promoção da saúde e desenvolvimento de responsabilidade social. A partir disso, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro adaptado às doenças parasitárias para ensinar hábitos de saúde como prevenção de tais doenças. Aplicou-se um questionário pré e pós-teste em 253 alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, para avaliar a eficácia do jogo quanto à educação em saúde, além de uma aula expositiva no primeiro encontro, com intervalo de uma semana entre as 3 etapas. Os resultados do questionário pós-teste foram significativamente superiores aos do pré-teste, mostrando melhora significativa dos conhecimentos dos alunos acerca das doenças parasitológicas e hábitos saudáveis para preveni-las. O clima competitivo saudável, a interação em equipe, a associação com o cotidiano e as dinâmicas diferentes daquelas propostas em sala de aula contribuíram para que os resultados fossem positivos, demonstrando a eficiência do jogo como ferramenta de ensino para as doenças parasitárias. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52400 10.34119/bjhrv5n5-143 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52400 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv5n5-143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52400/39151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 5 (2022); 19343-19360 Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 5 (2022); 19343-19360 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240078442954752 |