Uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino de doenças parasitárias: Use of didactic games as a tool for teaching parasitic diseases

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Maria Clara Coelho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ruas, Talita Goecking, Alvarenga, Janaina Sousa Campos, de Castro, Marcela Cotta, Marino, Fernanda Peronti, de Loyola, Virgínia Pirâmides Coura Martins, Maltri, Rebecca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52400
Resumo: As doenças parasitárias representam um grande problema de saúde pública no Brasil. Acometem principalmente populações com precárias condições de saneamento básico, sendo mais prevalente entre jovens, o que pode acometer o desenvolvimento físico e intelectual dos mesmos. Este trabalho consiste em um estudo transversal aplicado em uma escola do município Betim-MG que propõe intervenções educativas para pré-escolares por meio de jogos didáticos acerca de prevalentes parasitoses e estratégias importantes para preveni-las, atuando na promoção da saúde e desenvolvimento de responsabilidade social. A partir disso, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro adaptado às doenças parasitárias para ensinar hábitos de saúde como prevenção de tais doenças. Aplicou-se um questionário pré e pós-teste em 253 alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, para avaliar a eficácia do jogo quanto à educação em saúde, além de uma aula expositiva no primeiro encontro, com intervalo de uma semana entre as 3 etapas. Os resultados do questionário pós-teste foram significativamente superiores aos do pré-teste, mostrando melhora significativa dos conhecimentos dos alunos acerca das doenças parasitológicas e hábitos saudáveis para preveni-las. O clima competitivo saudável, a interação em equipe, a associação com o cotidiano e as dinâmicas diferentes daquelas propostas em sala de aula contribuíram para que os resultados fossem positivos, demonstrando a eficiência do jogo como ferramenta de ensino para as doenças parasitárias.
id BJRH-0_77acf5bf1151f524ade31e2a93d8d3db
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52400
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino de doenças parasitárias: Use of didactic games as a tool for teaching parasitic diseases doenças parasitáriasjogosensinoAs doenças parasitárias representam um grande problema de saúde pública no Brasil. Acometem principalmente populações com precárias condições de saneamento básico, sendo mais prevalente entre jovens, o que pode acometer o desenvolvimento físico e intelectual dos mesmos. Este trabalho consiste em um estudo transversal aplicado em uma escola do município Betim-MG que propõe intervenções educativas para pré-escolares por meio de jogos didáticos acerca de prevalentes parasitoses e estratégias importantes para preveni-las, atuando na promoção da saúde e desenvolvimento de responsabilidade social. A partir disso, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro adaptado às doenças parasitárias para ensinar hábitos de saúde como prevenção de tais doenças. Aplicou-se um questionário pré e pós-teste em 253 alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, para avaliar a eficácia do jogo quanto à educação em saúde, além de uma aula expositiva no primeiro encontro, com intervalo de uma semana entre as 3 etapas. Os resultados do questionário pós-teste foram significativamente superiores aos do pré-teste, mostrando melhora significativa dos conhecimentos dos alunos acerca das doenças parasitológicas e hábitos saudáveis para preveni-las. O clima competitivo saudável, a interação em equipe, a associação com o cotidiano e as dinâmicas diferentes daquelas propostas em sala de aula contribuíram para que os resultados fossem positivos, demonstrando a eficiência do jogo como ferramenta de ensino para as doenças parasitárias.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5240010.34119/bjhrv5n5-143Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 5 (2022); 19343-19360Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 5 (2022); 19343-193602595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52400/39151Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Maria Clara CoelhoRuas, Talita GoeckingAlvarenga, Janaina Sousa Campos de Castro, Marcela CottaMarino, Fernanda Perontide Loyola, Virgínia Pirâmides Coura MartinsMaltri, Rebecca2022-10-11T21:13:34Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52400Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-10-11T21:13:34Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino de doenças parasitárias: Use of didactic games as a tool for teaching parasitic diseases
title Uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino de doenças parasitárias: Use of didactic games as a tool for teaching parasitic diseases
spellingShingle Uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino de doenças parasitárias: Use of didactic games as a tool for teaching parasitic diseases
Coutinho, Maria Clara Coelho
doenças parasitárias
jogos
ensino
title_short Uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino de doenças parasitárias: Use of didactic games as a tool for teaching parasitic diseases
title_full Uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino de doenças parasitárias: Use of didactic games as a tool for teaching parasitic diseases
title_fullStr Uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino de doenças parasitárias: Use of didactic games as a tool for teaching parasitic diseases
title_full_unstemmed Uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino de doenças parasitárias: Use of didactic games as a tool for teaching parasitic diseases
title_sort Uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino de doenças parasitárias: Use of didactic games as a tool for teaching parasitic diseases
author Coutinho, Maria Clara Coelho
author_facet Coutinho, Maria Clara Coelho
Ruas, Talita Goecking
Alvarenga, Janaina Sousa Campos
de Castro, Marcela Cotta
Marino, Fernanda Peronti
de Loyola, Virgínia Pirâmides Coura Martins
Maltri, Rebecca
author_role author
author2 Ruas, Talita Goecking
Alvarenga, Janaina Sousa Campos
de Castro, Marcela Cotta
Marino, Fernanda Peronti
de Loyola, Virgínia Pirâmides Coura Martins
Maltri, Rebecca
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Maria Clara Coelho
Ruas, Talita Goecking
Alvarenga, Janaina Sousa Campos
de Castro, Marcela Cotta
Marino, Fernanda Peronti
de Loyola, Virgínia Pirâmides Coura Martins
Maltri, Rebecca
dc.subject.por.fl_str_mv doenças parasitárias
jogos
ensino
topic doenças parasitárias
jogos
ensino
description As doenças parasitárias representam um grande problema de saúde pública no Brasil. Acometem principalmente populações com precárias condições de saneamento básico, sendo mais prevalente entre jovens, o que pode acometer o desenvolvimento físico e intelectual dos mesmos. Este trabalho consiste em um estudo transversal aplicado em uma escola do município Betim-MG que propõe intervenções educativas para pré-escolares por meio de jogos didáticos acerca de prevalentes parasitoses e estratégias importantes para preveni-las, atuando na promoção da saúde e desenvolvimento de responsabilidade social. A partir disso, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro adaptado às doenças parasitárias para ensinar hábitos de saúde como prevenção de tais doenças. Aplicou-se um questionário pré e pós-teste em 253 alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, para avaliar a eficácia do jogo quanto à educação em saúde, além de uma aula expositiva no primeiro encontro, com intervalo de uma semana entre as 3 etapas. Os resultados do questionário pós-teste foram significativamente superiores aos do pré-teste, mostrando melhora significativa dos conhecimentos dos alunos acerca das doenças parasitológicas e hábitos saudáveis para preveni-las. O clima competitivo saudável, a interação em equipe, a associação com o cotidiano e as dinâmicas diferentes daquelas propostas em sala de aula contribuíram para que os resultados fossem positivos, demonstrando a eficiência do jogo como ferramenta de ensino para as doenças parasitárias.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52400
10.34119/bjhrv5n5-143
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52400
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv5n5-143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52400/39151
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 5 (2022); 19343-19360
Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 5 (2022); 19343-19360
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240078442954752