Metodologias ativas de aprendizagem: utilização do feedback como método de potencializar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Pinho, Gláucia Araújo Queiroga
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66705
Resumo: O ensino de comunicação interpessoal em enfermagem tem como premissa básica acompanhar a progressão comunicativa do estudante, concomitantemente ao processo de ensino-aprendizagem. As metodologias ativas de ensino aprendizagem (MAA) fortalece e favorece o processo comunicativo e, consequentemente, o desenvolvimento de habilidades de comunicação. Nesse contexto, o feedback pode fornecer as bases para a aprendizagem autodirecionada, instigando a capacidade reflexiva e autoavaliativa do estudante. Objetivo: descrever sobre a utilização do feedback como método para melhorar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem durante o seu processo de formação. Método: trata-se de um estudo descritivo qualitativo, proveniente de uma revisão integrativa da literatura (RIL). Foram selecionados 18 artigos científicos nacionais, publicados em inglês e português, entre 2018-2023, com textos e resumos disponíveis na base de dados da SCIELO. Os estudos selecionados foram categorizados em um quadro por título, autores, método, periódico e ano de publicação e discutidos à luz das referências analisadas. Resultados: os resultados foram divididos em duas categorias, sendo elas: (1) estratégias de ensino-aprendizagem baseadas nas MAA, que demonstrou a importância da utilização das MAA nos Cursos de Graduação em Enfermagem; e, (2) utilização do feedback como ferramenta de potencialização do ensino-aprendizagem na enfermagem, o qual constatou que o desenvolvimento de competências do preceptor/enfermeiro para dar e receber feedback é ferramenta essencial no processo de ensino-aprendizagem discente no seu processo de formação. Conclusão: a adoção do feedback como método de ensino-aprendizagem durante a graduação em enfermagem, quando bem aplicado, estimula a capacidade reflexiva e autoavaliativa do discente, gerando resultados positivos.
id BJRH-0_7fe6ff2209ee578186484c2c6fb6dfd7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66705
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Metodologias ativas de aprendizagem: utilização do feedback como método de potencializar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagemmetodologias ativasenfermagempreceptoria em enfermagemfeedbackO ensino de comunicação interpessoal em enfermagem tem como premissa básica acompanhar a progressão comunicativa do estudante, concomitantemente ao processo de ensino-aprendizagem. As metodologias ativas de ensino aprendizagem (MAA) fortalece e favorece o processo comunicativo e, consequentemente, o desenvolvimento de habilidades de comunicação. Nesse contexto, o feedback pode fornecer as bases para a aprendizagem autodirecionada, instigando a capacidade reflexiva e autoavaliativa do estudante. Objetivo: descrever sobre a utilização do feedback como método para melhorar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem durante o seu processo de formação. Método: trata-se de um estudo descritivo qualitativo, proveniente de uma revisão integrativa da literatura (RIL). Foram selecionados 18 artigos científicos nacionais, publicados em inglês e português, entre 2018-2023, com textos e resumos disponíveis na base de dados da SCIELO. Os estudos selecionados foram categorizados em um quadro por título, autores, método, periódico e ano de publicação e discutidos à luz das referências analisadas. Resultados: os resultados foram divididos em duas categorias, sendo elas: (1) estratégias de ensino-aprendizagem baseadas nas MAA, que demonstrou a importância da utilização das MAA nos Cursos de Graduação em Enfermagem; e, (2) utilização do feedback como ferramenta de potencialização do ensino-aprendizagem na enfermagem, o qual constatou que o desenvolvimento de competências do preceptor/enfermeiro para dar e receber feedback é ferramenta essencial no processo de ensino-aprendizagem discente no seu processo de formação. Conclusão: a adoção do feedback como método de ensino-aprendizagem durante a graduação em enfermagem, quando bem aplicado, estimula a capacidade reflexiva e autoavaliativa do discente, gerando resultados positivos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6670510.34119/bjhrv7n1-239Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 1 (2024); 2959-2979Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 1 (2024); 2959-2979Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 1 (2024); 2959-29792595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66705/47560de Pinho, Gláucia Araújo Queirogainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-29T16:52:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66705Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2024-01-29T16:52:20Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas de aprendizagem: utilização do feedback como método de potencializar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem
title Metodologias ativas de aprendizagem: utilização do feedback como método de potencializar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem
spellingShingle Metodologias ativas de aprendizagem: utilização do feedback como método de potencializar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem
de Pinho, Gláucia Araújo Queiroga
metodologias ativas
enfermagem
preceptoria em enfermagem
feedback
title_short Metodologias ativas de aprendizagem: utilização do feedback como método de potencializar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem
title_full Metodologias ativas de aprendizagem: utilização do feedback como método de potencializar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem
title_fullStr Metodologias ativas de aprendizagem: utilização do feedback como método de potencializar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Metodologias ativas de aprendizagem: utilização do feedback como método de potencializar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem
title_sort Metodologias ativas de aprendizagem: utilização do feedback como método de potencializar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem
author de Pinho, Gláucia Araújo Queiroga
author_facet de Pinho, Gláucia Araújo Queiroga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Pinho, Gláucia Araújo Queiroga
dc.subject.por.fl_str_mv metodologias ativas
enfermagem
preceptoria em enfermagem
feedback
topic metodologias ativas
enfermagem
preceptoria em enfermagem
feedback
description O ensino de comunicação interpessoal em enfermagem tem como premissa básica acompanhar a progressão comunicativa do estudante, concomitantemente ao processo de ensino-aprendizagem. As metodologias ativas de ensino aprendizagem (MAA) fortalece e favorece o processo comunicativo e, consequentemente, o desenvolvimento de habilidades de comunicação. Nesse contexto, o feedback pode fornecer as bases para a aprendizagem autodirecionada, instigando a capacidade reflexiva e autoavaliativa do estudante. Objetivo: descrever sobre a utilização do feedback como método para melhorar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem durante o seu processo de formação. Método: trata-se de um estudo descritivo qualitativo, proveniente de uma revisão integrativa da literatura (RIL). Foram selecionados 18 artigos científicos nacionais, publicados em inglês e português, entre 2018-2023, com textos e resumos disponíveis na base de dados da SCIELO. Os estudos selecionados foram categorizados em um quadro por título, autores, método, periódico e ano de publicação e discutidos à luz das referências analisadas. Resultados: os resultados foram divididos em duas categorias, sendo elas: (1) estratégias de ensino-aprendizagem baseadas nas MAA, que demonstrou a importância da utilização das MAA nos Cursos de Graduação em Enfermagem; e, (2) utilização do feedback como ferramenta de potencialização do ensino-aprendizagem na enfermagem, o qual constatou que o desenvolvimento de competências do preceptor/enfermeiro para dar e receber feedback é ferramenta essencial no processo de ensino-aprendizagem discente no seu processo de formação. Conclusão: a adoção do feedback como método de ensino-aprendizagem durante a graduação em enfermagem, quando bem aplicado, estimula a capacidade reflexiva e autoavaliativa do discente, gerando resultados positivos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66705
10.34119/bjhrv7n1-239
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66705
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv7n1-239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66705/47560
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 1 (2024); 2959-2979
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 1 (2024); 2959-2979
Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 1 (2024); 2959-2979
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240041481699328