Metodologias ativas de aprendizagem: utilização do feedback como método de potencializar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66705 |
Resumo: | O ensino de comunicação interpessoal em enfermagem tem como premissa básica acompanhar a progressão comunicativa do estudante, concomitantemente ao processo de ensino-aprendizagem. As metodologias ativas de ensino aprendizagem (MAA) fortalece e favorece o processo comunicativo e, consequentemente, o desenvolvimento de habilidades de comunicação. Nesse contexto, o feedback pode fornecer as bases para a aprendizagem autodirecionada, instigando a capacidade reflexiva e autoavaliativa do estudante. Objetivo: descrever sobre a utilização do feedback como método para melhorar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem durante o seu processo de formação. Método: trata-se de um estudo descritivo qualitativo, proveniente de uma revisão integrativa da literatura (RIL). Foram selecionados 18 artigos científicos nacionais, publicados em inglês e português, entre 2018-2023, com textos e resumos disponíveis na base de dados da SCIELO. Os estudos selecionados foram categorizados em um quadro por título, autores, método, periódico e ano de publicação e discutidos à luz das referências analisadas. Resultados: os resultados foram divididos em duas categorias, sendo elas: (1) estratégias de ensino-aprendizagem baseadas nas MAA, que demonstrou a importância da utilização das MAA nos Cursos de Graduação em Enfermagem; e, (2) utilização do feedback como ferramenta de potencialização do ensino-aprendizagem na enfermagem, o qual constatou que o desenvolvimento de competências do preceptor/enfermeiro para dar e receber feedback é ferramenta essencial no processo de ensino-aprendizagem discente no seu processo de formação. Conclusão: a adoção do feedback como método de ensino-aprendizagem durante a graduação em enfermagem, quando bem aplicado, estimula a capacidade reflexiva e autoavaliativa do discente, gerando resultados positivos. |
id |
BJRH-0_7fe6ff2209ee578186484c2c6fb6dfd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66705 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias ativas de aprendizagem: utilização do feedback como método de potencializar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagemmetodologias ativasenfermagempreceptoria em enfermagemfeedbackO ensino de comunicação interpessoal em enfermagem tem como premissa básica acompanhar a progressão comunicativa do estudante, concomitantemente ao processo de ensino-aprendizagem. As metodologias ativas de ensino aprendizagem (MAA) fortalece e favorece o processo comunicativo e, consequentemente, o desenvolvimento de habilidades de comunicação. Nesse contexto, o feedback pode fornecer as bases para a aprendizagem autodirecionada, instigando a capacidade reflexiva e autoavaliativa do estudante. Objetivo: descrever sobre a utilização do feedback como método para melhorar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem durante o seu processo de formação. Método: trata-se de um estudo descritivo qualitativo, proveniente de uma revisão integrativa da literatura (RIL). Foram selecionados 18 artigos científicos nacionais, publicados em inglês e português, entre 2018-2023, com textos e resumos disponíveis na base de dados da SCIELO. Os estudos selecionados foram categorizados em um quadro por título, autores, método, periódico e ano de publicação e discutidos à luz das referências analisadas. Resultados: os resultados foram divididos em duas categorias, sendo elas: (1) estratégias de ensino-aprendizagem baseadas nas MAA, que demonstrou a importância da utilização das MAA nos Cursos de Graduação em Enfermagem; e, (2) utilização do feedback como ferramenta de potencialização do ensino-aprendizagem na enfermagem, o qual constatou que o desenvolvimento de competências do preceptor/enfermeiro para dar e receber feedback é ferramenta essencial no processo de ensino-aprendizagem discente no seu processo de formação. Conclusão: a adoção do feedback como método de ensino-aprendizagem durante a graduação em enfermagem, quando bem aplicado, estimula a capacidade reflexiva e autoavaliativa do discente, gerando resultados positivos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6670510.34119/bjhrv7n1-239Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 1 (2024); 2959-2979Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 1 (2024); 2959-2979Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 1 (2024); 2959-29792595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66705/47560de Pinho, Gláucia Araújo Queirogainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-29T16:52:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66705Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2024-01-29T16:52:20Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias ativas de aprendizagem: utilização do feedback como método de potencializar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem |
title |
Metodologias ativas de aprendizagem: utilização do feedback como método de potencializar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem |
spellingShingle |
Metodologias ativas de aprendizagem: utilização do feedback como método de potencializar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem de Pinho, Gláucia Araújo Queiroga metodologias ativas enfermagem preceptoria em enfermagem feedback |
title_short |
Metodologias ativas de aprendizagem: utilização do feedback como método de potencializar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem |
title_full |
Metodologias ativas de aprendizagem: utilização do feedback como método de potencializar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem |
title_fullStr |
Metodologias ativas de aprendizagem: utilização do feedback como método de potencializar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas de aprendizagem: utilização do feedback como método de potencializar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem |
title_sort |
Metodologias ativas de aprendizagem: utilização do feedback como método de potencializar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem |
author |
de Pinho, Gláucia Araújo Queiroga |
author_facet |
de Pinho, Gláucia Araújo Queiroga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Pinho, Gláucia Araújo Queiroga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metodologias ativas enfermagem preceptoria em enfermagem feedback |
topic |
metodologias ativas enfermagem preceptoria em enfermagem feedback |
description |
O ensino de comunicação interpessoal em enfermagem tem como premissa básica acompanhar a progressão comunicativa do estudante, concomitantemente ao processo de ensino-aprendizagem. As metodologias ativas de ensino aprendizagem (MAA) fortalece e favorece o processo comunicativo e, consequentemente, o desenvolvimento de habilidades de comunicação. Nesse contexto, o feedback pode fornecer as bases para a aprendizagem autodirecionada, instigando a capacidade reflexiva e autoavaliativa do estudante. Objetivo: descrever sobre a utilização do feedback como método para melhorar o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem durante o seu processo de formação. Método: trata-se de um estudo descritivo qualitativo, proveniente de uma revisão integrativa da literatura (RIL). Foram selecionados 18 artigos científicos nacionais, publicados em inglês e português, entre 2018-2023, com textos e resumos disponíveis na base de dados da SCIELO. Os estudos selecionados foram categorizados em um quadro por título, autores, método, periódico e ano de publicação e discutidos à luz das referências analisadas. Resultados: os resultados foram divididos em duas categorias, sendo elas: (1) estratégias de ensino-aprendizagem baseadas nas MAA, que demonstrou a importância da utilização das MAA nos Cursos de Graduação em Enfermagem; e, (2) utilização do feedback como ferramenta de potencialização do ensino-aprendizagem na enfermagem, o qual constatou que o desenvolvimento de competências do preceptor/enfermeiro para dar e receber feedback é ferramenta essencial no processo de ensino-aprendizagem discente no seu processo de formação. Conclusão: a adoção do feedback como método de ensino-aprendizagem durante a graduação em enfermagem, quando bem aplicado, estimula a capacidade reflexiva e autoavaliativa do discente, gerando resultados positivos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66705 10.34119/bjhrv7n1-239 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66705 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv7n1-239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66705/47560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 1 (2024); 2959-2979 Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 1 (2024); 2959-2979 Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 1 (2024); 2959-2979 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240041481699328 |