Preceptoria desenvolvida por enfermeiros: estratégias pedagógicas à luz das novas metodologias e tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Maria Gonçalves de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54438
Resumo: O presente estudo teve como objetivo desenvolver um modelo pautado nas metodologias ativas e tecnologias digitais, para subsidiar a prática de preceptoria em enfermagem, visando aprimorar os processos metodológicos de ensino nas enfermarias do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) localizado em Natal/RN. Consiste em uma pesquisa-ação de paradigma interpretativo e abordagem qualitativa, tendo como foco o mapeamento e possibilidade de proposição de modelo para subsidiar a prática de preceptoria em enfermagem com base nas metodologias ativas, em especial o ABP. A população foi composta por vinte e três enfermeiros assistenciais que exercem a função de preceptoria de estudantes do curso de graduação e residência em enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa empírica foi realizada no mês de outubro de 2022 através de um questionário online, após a concordância com o TCLE pelos respondentes. Contou com a anuência da instituição onde se desenvolveu o estudo e a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN, conforme CAAE n° 63349722.20000.5537.A análise das informações foi realizada a partir da análise de conteúdo, na modalidade temática. Desse modo, foram definidas, a priori, quatro categorias, assim denominadas: Habilidades para o exercício da preceptoria; Dificuldades/desafios para a atuação na preceptoria; Metodologias utilizadas na preceptoria; Sugestões de melhoria para a atividade. Os resultados apontam que, apesar dos fatores limitantes da atividade como ausência de carga horária específica, capacitação e integração com os serviços, esses enfermeiros têm opiniões positivas sobre essa experiência e se reconhecem enquanto peça fundamental na integração teoria e prática contribuindo para uma formação diferenciada desses estudantes para o mercado de trabalho. Como produto desse estudo foi construído coletivamente o Guia Prático do Preceptor em Enfermagem, utilizando-se do modelo ADDIE do Design Instrucional Contextualizado, norteado pelo uso de metodologias ativas de ensino, em especial a aprendizagem baseada em problemas (ABP), como possibilidade de (re)significação da prática de preceptoria, promovendo mudanças no processo de ensino e aprendizagem no ambiente hospitalar
id UFRN_730c6e364b7b995b60b4fe3b55f9a40a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54438
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Aquino, Maria Gonçalves dehttp://lattes.cnpq.br/99069457249444080000-0002-3497-655Xhttp://lattes.cnpq.br/0601161335088804Rocha, Cintia Capistrano Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/6124157411361389Maia, Dennys Leite0000-0002-9536-2025http://lattes.cnpq.br/4047293288281493Lima, Maria Alzete de0000-0002-0288-1329http://lattes.cnpq.br/8917202234995917Gomes, Apuena Vieira2023-08-10T17:50:17Z2023-08-10T17:50:17Z2023-05-03AQUINO, Maria Gonçalves de. Preceptoria desenvolvida por enfermeiros: estratégias pedagógicas à luz das novas metodologias e tecnologias digitais. Orientadora: Apuena Vieira Gomes. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54438O presente estudo teve como objetivo desenvolver um modelo pautado nas metodologias ativas e tecnologias digitais, para subsidiar a prática de preceptoria em enfermagem, visando aprimorar os processos metodológicos de ensino nas enfermarias do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) localizado em Natal/RN. Consiste em uma pesquisa-ação de paradigma interpretativo e abordagem qualitativa, tendo como foco o mapeamento e possibilidade de proposição de modelo para subsidiar a prática de preceptoria em enfermagem com base nas metodologias ativas, em especial o ABP. A população foi composta por vinte e três enfermeiros assistenciais que exercem a função de preceptoria de estudantes do curso de graduação e residência em enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa empírica foi realizada no mês de outubro de 2022 através de um questionário online, após a concordância com o TCLE pelos respondentes. Contou com a anuência da instituição onde se desenvolveu o estudo e a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN, conforme CAAE n° 63349722.20000.5537.A análise das informações foi realizada a partir da análise de conteúdo, na modalidade temática. Desse modo, foram definidas, a priori, quatro categorias, assim denominadas: Habilidades para o exercício da preceptoria; Dificuldades/desafios para a atuação na preceptoria; Metodologias utilizadas na preceptoria; Sugestões de melhoria para a atividade. Os resultados apontam que, apesar dos fatores limitantes da atividade como ausência de carga horária específica, capacitação e integração com os serviços, esses enfermeiros têm opiniões positivas sobre essa experiência e se reconhecem enquanto peça fundamental na integração teoria e prática contribuindo para uma formação diferenciada desses estudantes para o mercado de trabalho. Como produto desse estudo foi construído coletivamente o Guia Prático do Preceptor em Enfermagem, utilizando-se do modelo ADDIE do Design Instrucional Contextualizado, norteado pelo uso de metodologias ativas de ensino, em especial a aprendizagem baseada em problemas (ABP), como possibilidade de (re)significação da prática de preceptoria, promovendo mudanças no processo de ensino e aprendizagem no ambiente hospitalarO presente estudo teve como objetivo desenvolver um modelo pautado nas metodologias ativas e tecnologias digitais, para subsidiar a prática de preceptoria em enfermagem, visando aprimorar os processos metodológicos de ensino nas enfermarias do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) localizado em Natal/RN. Consiste em uma pesquisa-ação de paradigma interpretativo e abordagem qualitativa, tendo como foco o mapeamento e possibilidade de proposição de modelo para subsidiar a prática de preceptoria em enfermagem com base nas metodologias ativas, em especial o ABP. A população foi composta por vinte e três enfermeiros assistenciais que exercem a função de preceptoria de estudantes do curso de graduação e residência em enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa empírica foi realizada no mês de outubro de 2022 através de um questionário online, após a concordância com o TCLE pelos respondentes. Contou com a anuência da instituição onde se desenvolveu o estudo e a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN, conforme CAAE n° 63349722.20000.5537.A análise das informações foi realizada a partir da análise de conteúdo, na modalidade temática. Desse modo, foram definidas, a priori, quatro categorias, assim denominadas: Habilidades para o exercício da preceptoria; Dificuldades/desafios para a atuação na preceptoria; Metodologias utilizadas na preceptoria; Sugestões de melhoria para a atividade. Os resultados apontam que, apesar dos fatores limitantes da atividade como ausência de carga horária específica, capacitação e integração com os serviços, esses enfermeiros têm opiniões positivas sobre essa experiência e se reconhecem enquanto peça fundamental na integração teoria e prática contribuindo para uma formação diferenciada desses estudantes para o mercado de trabalho. Como produto desse estudo foi construído coletivamente o Guia Prático do Preceptor em Enfermagem, utilizando-se do modelo ADDIE do Design Instrucional Contextualizado, norteado pelo uso de metodologias ativas de ensino, em especial a aprendizagem baseada em problemas (ABP), como possibilidade de (re)significação da prática de preceptoria, promovendo mudanças no processo de ensino e aprendizagem no ambiente hospitalar.Universidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias EducacionaisUFRNBrasilInstituto Metrópole Digitalenfermagempreceptoriametodologias ativastecnologias educacionaisPreceptoria desenvolvida por enfermeiros: estratégias pedagógicas à luz das novas metodologias e tecnologias digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPreceptoriaDesenvolvidaEnfermeiros_Aquino_2023.pdfapplication/pdf3158676https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54438/1/PreceptoriaDesenvolvidaEnfermeiros_Aquino_2023.pdf3b13c1ba95ad15f8a9ed3cde6fc134d4MD51123456789/544382023-08-10 14:51:10.858oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54438Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-10T17:51:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Preceptoria desenvolvida por enfermeiros: estratégias pedagógicas à luz das novas metodologias e tecnologias digitais
title Preceptoria desenvolvida por enfermeiros: estratégias pedagógicas à luz das novas metodologias e tecnologias digitais
spellingShingle Preceptoria desenvolvida por enfermeiros: estratégias pedagógicas à luz das novas metodologias e tecnologias digitais
Aquino, Maria Gonçalves de
enfermagem
preceptoria
metodologias ativas
tecnologias educacionais
title_short Preceptoria desenvolvida por enfermeiros: estratégias pedagógicas à luz das novas metodologias e tecnologias digitais
title_full Preceptoria desenvolvida por enfermeiros: estratégias pedagógicas à luz das novas metodologias e tecnologias digitais
title_fullStr Preceptoria desenvolvida por enfermeiros: estratégias pedagógicas à luz das novas metodologias e tecnologias digitais
title_full_unstemmed Preceptoria desenvolvida por enfermeiros: estratégias pedagógicas à luz das novas metodologias e tecnologias digitais
title_sort Preceptoria desenvolvida por enfermeiros: estratégias pedagógicas à luz das novas metodologias e tecnologias digitais
author Aquino, Maria Gonçalves de
author_facet Aquino, Maria Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9906945724944408
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv 0000-0002-3497-655X
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0601161335088804
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Rocha, Cintia Capistrano Teixeira
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6124157411361389
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Maia, Dennys Leite
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv 0000-0002-9536-2025
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4047293288281493
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Lima, Maria Alzete de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv 0000-0002-0288-1329
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8917202234995917
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino, Maria Gonçalves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Apuena Vieira
contributor_str_mv Gomes, Apuena Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
preceptoria
metodologias ativas
tecnologias educacionais
topic enfermagem
preceptoria
metodologias ativas
tecnologias educacionais
description O presente estudo teve como objetivo desenvolver um modelo pautado nas metodologias ativas e tecnologias digitais, para subsidiar a prática de preceptoria em enfermagem, visando aprimorar os processos metodológicos de ensino nas enfermarias do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) localizado em Natal/RN. Consiste em uma pesquisa-ação de paradigma interpretativo e abordagem qualitativa, tendo como foco o mapeamento e possibilidade de proposição de modelo para subsidiar a prática de preceptoria em enfermagem com base nas metodologias ativas, em especial o ABP. A população foi composta por vinte e três enfermeiros assistenciais que exercem a função de preceptoria de estudantes do curso de graduação e residência em enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa empírica foi realizada no mês de outubro de 2022 através de um questionário online, após a concordância com o TCLE pelos respondentes. Contou com a anuência da instituição onde se desenvolveu o estudo e a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN, conforme CAAE n° 63349722.20000.5537.A análise das informações foi realizada a partir da análise de conteúdo, na modalidade temática. Desse modo, foram definidas, a priori, quatro categorias, assim denominadas: Habilidades para o exercício da preceptoria; Dificuldades/desafios para a atuação na preceptoria; Metodologias utilizadas na preceptoria; Sugestões de melhoria para a atividade. Os resultados apontam que, apesar dos fatores limitantes da atividade como ausência de carga horária específica, capacitação e integração com os serviços, esses enfermeiros têm opiniões positivas sobre essa experiência e se reconhecem enquanto peça fundamental na integração teoria e prática contribuindo para uma formação diferenciada desses estudantes para o mercado de trabalho. Como produto desse estudo foi construído coletivamente o Guia Prático do Preceptor em Enfermagem, utilizando-se do modelo ADDIE do Design Instrucional Contextualizado, norteado pelo uso de metodologias ativas de ensino, em especial a aprendizagem baseada em problemas (ABP), como possibilidade de (re)significação da prática de preceptoria, promovendo mudanças no processo de ensino e aprendizagem no ambiente hospitalar
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-10T17:50:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-10T17:50:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AQUINO, Maria Gonçalves de. Preceptoria desenvolvida por enfermeiros: estratégias pedagógicas à luz das novas metodologias e tecnologias digitais. Orientadora: Apuena Vieira Gomes. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54438
identifier_str_mv AQUINO, Maria Gonçalves de. Preceptoria desenvolvida por enfermeiros: estratégias pedagógicas à luz das novas metodologias e tecnologias digitais. Orientadora: Apuena Vieira Gomes. 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto Metrópole Digital
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54438/1/PreceptoriaDesenvolvidaEnfermeiros_Aquino_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b13c1ba95ad15f8a9ed3cde6fc134d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117557542453248