Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: a percepção dos preceptores da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Lidiane Carla dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32853
Resumo: A necessidade de mudanças na escolarização possibilitou utilizar novas formas de ensinar e aprender mais sintonizadas com as demandas da sociedade. No contexto brasileiro, as Metodologias Ativas (MA) de ensino-aprendizagem têm sido adotadas, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, a fim de que haja a participação ativa do estudante e que este possa tornar-se protagonista na construção do seu conhecimento. Para isso, o preceptor em saúde emerge num papel essencial nesse processo, sendo o profissional que atua dentro do ambiente de assistência nos serviços de saúde, convertendo-o também em ambiente de ensino para a prática profissional. Assim, o objetivo desse estudo foi identificar as concepções e práticas de preceptores acerca do uso de MA de ensinoaprendizagem no contexto da preceptoria em saúde vinculada a Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-RN). Estudo com abordagem metodológica de pesquisa de métodos mistos, utilizando abordagens quantitativa e qualitativa, do tipo exploratório-descritivo, desenvolvido com os preceptores vinculados ao mestrado da EMCM-RN. A coleta de dados foi realizada através de formulário online, com análise dos dados quantitativos por meio da estatística descritiva simples. A análise qualitativa se deu através do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados desse estudo permitiram encontrar para o perfil dos preceptores uma idade média de 36 anos, tempo de formação média de 10,2 anos, e tempo de atuação da preceptoria de em média 3,6 anos. A maioria do sexo feminino, com formação acadêmica em Enfermagem, e a maior titulação acadêmica foi a Especialização. Além disso, metade deles referiu utilizar as MA no seu campo de atuação, sendo as citadas: Fishbowl, PBL, Problematização, Simulação, TBL, Discussão ou Estudo de casos. Tais resultados permitiram ainda perceber que as MA possibilitam uma excelente articulação entre as experiências diárias vivenciadas na prática dos serviços, e a educação baseada na construção do conhecimento, numa inter-relação firmada entre os preceptores e os discentes. Para tanto, é preciso que conheça e faça uso de diferentes formas de facilitar o conhecimento. Além disso, pode-se considerar que as MA apresentam a possibilidade para construção de novas formas de conduzir a formação em saúde, por ser um possível instrumento de superação dos modelos tradicionais de ensino. Por fim, considera-se que a percepção dos preceptores sobre as MA de ensino-aprendizagem é de grande importância para a construção de ações que atendam às suas necessidades pedagógicas para o processo de formação de novos profissionais de saúde.
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No contexto brasileiro, as Metodologias Ativas (MA) de ensino-aprendizagem têm sido adotadas, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, a fim de que haja a participação ativa do estudante e que este possa tornar-se protagonista na construção do seu conhecimento. Para isso, o preceptor em saúde emerge num papel essencial nesse processo, sendo o profissional que atua dentro do ambiente de assistência nos serviços de saúde, convertendo-o também em ambiente de ensino para a prática profissional. Assim, o objetivo desse estudo foi identificar as concepções e práticas de preceptores acerca do uso de MA de ensinoaprendizagem no contexto da preceptoria em saúde vinculada a Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-RN). Estudo com abordagem metodológica de pesquisa de métodos mistos, utilizando abordagens quantitativa e qualitativa, do tipo exploratório-descritivo, desenvolvido com os preceptores vinculados ao mestrado da EMCM-RN. A coleta de dados foi realizada através de formulário online, com análise dos dados quantitativos por meio da estatística descritiva simples. A análise qualitativa se deu através do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados desse estudo permitiram encontrar para o perfil dos preceptores uma idade média de 36 anos, tempo de formação média de 10,2 anos, e tempo de atuação da preceptoria de em média 3,6 anos. A maioria do sexo feminino, com formação acadêmica em Enfermagem, e a maior titulação acadêmica foi a Especialização. Além disso, metade deles referiu utilizar as MA no seu campo de atuação, sendo as citadas: Fishbowl, PBL, Problematização, Simulação, TBL, Discussão ou Estudo de casos. Tais resultados permitiram ainda perceber que as MA possibilitam uma excelente articulação entre as experiências diárias vivenciadas na prática dos serviços, e a educação baseada na construção do conhecimento, numa inter-relação firmada entre os preceptores e os discentes. Para tanto, é preciso que conheça e faça uso de diferentes formas de facilitar o conhecimento. Além disso, pode-se considerar que as MA apresentam a possibilidade para construção de novas formas de conduzir a formação em saúde, por ser um possível instrumento de superação dos modelos tradicionais de ensino. Por fim, considera-se que a percepção dos preceptores sobre as MA de ensino-aprendizagem é de grande importância para a construção de ações que atendam às suas necessidades pedagógicas para o processo de formação de novos profissionais de saúde.The need for changes in schooling made it possible to use new ways of teaching and learning more in tune with the demands of society. In the Brazilian context, Active Teaching and Learning Methodologies (AM) have been adopted, in line with the National Curriculum Guidelines, so that there is the active participation of the student and that he can become a protagonist in the construction of his knowledge. For this, the health preceptor emerges in an essential role in this process, being the professional who works within the environment of assistance in health services, also turning it into a teaching environment for professional practice. Thus, the aim of this study was to identify the conceptions and practices of preceptors about the use of AM teaching-learning in the context of preceptorship in health linked to the Multicampi School of Medical Sciences of Rio Grande do Norte (EMCM-RN). Study with a methodological approach to research of mixed methods, using quantitative and qualitative approaches, of the exploratory-descriptive type, developed with preceptors linked to the master's degree at EMCM-RN. Data collection was performed using an online form, with analysis of quantitative data using simple descriptive statistics. The qualitative analysis took place through the Collective Subject Discourse. The results of this study made it possible to find, for the profile of the preceptors, an average age of 36 years, an average training time of 10.2 years, and a length of experience of the preceptorship of an average of 3.6 years. The majority were female, with academic training in Nursing, and the highest academic degree was Specialization. In addition, half of them reported using AM in their field of action, the following being mentioned: Fishbowl, PBL, Problematization, Simulation, TBL, Discussion or Case Study. Such results also made it possible to perceive that AMs enable an excellent articulation between the daily experiences lived in the practice of services, and education based on the construction of knowledge, in an inter-relationship established between the preceptors and the students. Therefore, it is necessary to know and make use of different ways to facilitate knowledge. In addition, it can be considered that AMs offer the possibility to build new ways of conducting health training, as it is a possible instrument to overcome traditional teaching models. Finally, it is considered that the perception of preceptors about AM teaching and learning is of great importance for the construction of actions that meet their pedagogical needs for the process of training new health professionals.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINAUFRNBrasilEnsino em saúdeMetodologia ativaPreceptoriaMetodologias ativas de ensino-aprendizagem: a percepção dos preceptores da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMetodologiasativasensino_Borges_2021.pdfapplication/pdf1256960https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32853/1/Metodologiasativasensino_Borges_2021.pdfe1d9d06806ec77c0e4b163efde33a73dMD51123456789/328532021-07-07 15:18:49.713oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32853Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-07-07T18:18:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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