Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Cárita Chagas
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Gomes, Aglaupe Chagas, Faria, Tamara Veiga, Iembo, Tatiane, Valentino, Talita Caroline de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66302
Resumo: A participação em atividades extracurriculares como a pesquisa permitem o desenvolvimento de habilidades e competências nos estudantes. No entanto, estudos tem demonstrado a existência de barreiras para o desenvolvimento da prática científica na graduação bem como os níveis de conhecimento e atitudes científicas em graduandos e graduados da área médica. Identificar as barreiras relacionadas a pesquisa científica na percepção dos estudantes de medicina durante a graduação. Estudo de revisão integrativa. PubMed/Medline, LILACS e SciELO foram as bases de dados eletrônicas utilizadas para a seleção dos estudos publicados nos últimos 5 anos, e no idioma inglês e português. Os termos “students, medical”, “research”, e operador booleano AND foram considerados para condução da pesquisa. Identificou-se 161 estudos dos quais 12 foram elegíveis e incluídos. A metodologia observacional do tipo transversal foi predominante, com prevalência de estudantes do sexo feminino (n=6) entre o público-alvo e abrangência de realização dos estudos em 15 países, sendo a maioria na Ásia (n=6). As barreiras observadas foram divididas em intrínsecas e extrínsecas. As barreiras consideradas intrínsecas foram aquelas relacionado ao próprio indivíduo, como motivação e habilidade, enquanto as barreiras extrínsecas foram atribuídas à fatores externos ao indivíduo, e subdividido em temporal, ambiental, institucional, fomento e outros. Ausência de tempo para se dedicar as atividades de pesquisa científica foi uma barreira descrita em todos os estudos incluídos (n=12). No geral, as barreiras para o desenvolvimento da prática científica na graduação médica foram extrínsecas, predominantemente institucionais e temporais, juntamente com barreiras intrínsecas, como motivação e habilidade. Os achados indicam a necessidade de diminuir as dificuldades diretamente relacionadas aos estudantes e incentivar mais a prática científica. O reconhecimento da pesquisa como meio de disseminação do conhecimento e atitudes científicas entre estudantes de medicina resultou em uma visão positiva, devido à perspectiva de avanço profissional e desenvolvimento de habilidades aplicáveis à prática clínica. A introdução antecipada de programas de pesquisa nas faculdades de medicina, aliada à visão da pesquisa como útil e benéfica para a vida profissional, pode cultivar atitudes científicas positivas entre os estudantes.
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