Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Cárita Chagas
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Gomes, Aglaupe Chagas, Faria, Tamara Veiga, Iembo, Tatiane, Valentino, Talita Caroline de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
DOI: 10.34119/bjhrv7n1-082
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66302
Resumo: A participação em atividades extracurriculares como a pesquisa permitem o desenvolvimento de habilidades e competências nos estudantes. No entanto, estudos tem demonstrado a existência de barreiras para o desenvolvimento da prática científica na graduação bem como os níveis de conhecimento e atitudes científicas em graduandos e graduados da área médica. Identificar as barreiras relacionadas a pesquisa científica na percepção dos estudantes de medicina durante a graduação. Estudo de revisão integrativa. PubMed/Medline, LILACS e SciELO foram as bases de dados eletrônicas utilizadas para a seleção dos estudos publicados nos últimos 5 anos, e no idioma inglês e português. Os termos “students, medical”, “research”, e operador booleano AND foram considerados para condução da pesquisa. Identificou-se 161 estudos dos quais 12 foram elegíveis e incluídos. A metodologia observacional do tipo transversal foi predominante, com prevalência de estudantes do sexo feminino (n=6) entre o público-alvo e abrangência de realização dos estudos em 15 países, sendo a maioria na Ásia (n=6). As barreiras observadas foram divididas em intrínsecas e extrínsecas. As barreiras consideradas intrínsecas foram aquelas relacionado ao próprio indivíduo, como motivação e habilidade, enquanto as barreiras extrínsecas foram atribuídas à fatores externos ao indivíduo, e subdividido em temporal, ambiental, institucional, fomento e outros. Ausência de tempo para se dedicar as atividades de pesquisa científica foi uma barreira descrita em todos os estudos incluídos (n=12). No geral, as barreiras para o desenvolvimento da prática científica na graduação médica foram extrínsecas, predominantemente institucionais e temporais, juntamente com barreiras intrínsecas, como motivação e habilidade. Os achados indicam a necessidade de diminuir as dificuldades diretamente relacionadas aos estudantes e incentivar mais a prática científica. O reconhecimento da pesquisa como meio de disseminação do conhecimento e atitudes científicas entre estudantes de medicina resultou em uma visão positiva, devido à perspectiva de avanço profissional e desenvolvimento de habilidades aplicáveis à prática clínica. A introdução antecipada de programas de pesquisa nas faculdades de medicina, aliada à visão da pesquisa como útil e benéfica para a vida profissional, pode cultivar atitudes científicas positivas entre os estudantes.
id BJRH-0_8eb0f0c79fe6481466c193acea73ade2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66302
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
spelling Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativaeducação em saúdeciênciaatividades de pesquisaA participação em atividades extracurriculares como a pesquisa permitem o desenvolvimento de habilidades e competências nos estudantes. No entanto, estudos tem demonstrado a existência de barreiras para o desenvolvimento da prática científica na graduação bem como os níveis de conhecimento e atitudes científicas em graduandos e graduados da área médica. Identificar as barreiras relacionadas a pesquisa científica na percepção dos estudantes de medicina durante a graduação. Estudo de revisão integrativa. PubMed/Medline, LILACS e SciELO foram as bases de dados eletrônicas utilizadas para a seleção dos estudos publicados nos últimos 5 anos, e no idioma inglês e português. Os termos “students, medical”, “research”, e operador booleano AND foram considerados para condução da pesquisa. Identificou-se 161 estudos dos quais 12 foram elegíveis e incluídos. A metodologia observacional do tipo transversal foi predominante, com prevalência de estudantes do sexo feminino (n=6) entre o público-alvo e abrangência de realização dos estudos em 15 países, sendo a maioria na Ásia (n=6). As barreiras observadas foram divididas em intrínsecas e extrínsecas. As barreiras consideradas intrínsecas foram aquelas relacionado ao próprio indivíduo, como motivação e habilidade, enquanto as barreiras extrínsecas foram atribuídas à fatores externos ao indivíduo, e subdividido em temporal, ambiental, institucional, fomento e outros. Ausência de tempo para se dedicar as atividades de pesquisa científica foi uma barreira descrita em todos os estudos incluídos (n=12). No geral, as barreiras para o desenvolvimento da prática científica na graduação médica foram extrínsecas, predominantemente institucionais e temporais, juntamente com barreiras intrínsecas, como motivação e habilidade. Os achados indicam a necessidade de diminuir as dificuldades diretamente relacionadas aos estudantes e incentivar mais a prática científica. O reconhecimento da pesquisa como meio de disseminação do conhecimento e atitudes científicas entre estudantes de medicina resultou em uma visão positiva, devido à perspectiva de avanço profissional e desenvolvimento de habilidades aplicáveis à prática clínica. A introdução antecipada de programas de pesquisa nas faculdades de medicina, aliada à visão da pesquisa como útil e benéfica para a vida profissional, pode cultivar atitudes científicas positivas entre os estudantes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6630210.34119/bjhrv7n1-082Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 1 (2024); 1081-1094Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 1 (2024); 1081-1094Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 1 (2024); 1081-10942595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66302/47302Gomes, Cárita ChagasGomes, Aglaupe ChagasFaria, Tamara VeigaIembo, TatianeValentino, Talita Caroline de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-12T20:46:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66302Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2024-01-12T20:46:47Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativa
title Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativa
spellingShingle Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativa
Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativa
Gomes, Cárita Chagas
educação em saúde
ciência
atividades de pesquisa
Gomes, Cárita Chagas
educação em saúde
ciência
atividades de pesquisa
title_short Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativa
title_full Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativa
title_fullStr Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativa
Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativa
title_full_unstemmed Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativa
Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativa
title_sort Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativa
author Gomes, Cárita Chagas
author_facet Gomes, Cárita Chagas
Gomes, Cárita Chagas
Gomes, Aglaupe Chagas
Faria, Tamara Veiga
Iembo, Tatiane
Valentino, Talita Caroline de Oliveira
Gomes, Aglaupe Chagas
Faria, Tamara Veiga
Iembo, Tatiane
Valentino, Talita Caroline de Oliveira
author_role author
author2 Gomes, Aglaupe Chagas
Faria, Tamara Veiga
Iembo, Tatiane
Valentino, Talita Caroline de Oliveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Cárita Chagas
Gomes, Aglaupe Chagas
Faria, Tamara Veiga
Iembo, Tatiane
Valentino, Talita Caroline de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv educação em saúde
ciência
atividades de pesquisa
topic educação em saúde
ciência
atividades de pesquisa
description A participação em atividades extracurriculares como a pesquisa permitem o desenvolvimento de habilidades e competências nos estudantes. No entanto, estudos tem demonstrado a existência de barreiras para o desenvolvimento da prática científica na graduação bem como os níveis de conhecimento e atitudes científicas em graduandos e graduados da área médica. Identificar as barreiras relacionadas a pesquisa científica na percepção dos estudantes de medicina durante a graduação. Estudo de revisão integrativa. PubMed/Medline, LILACS e SciELO foram as bases de dados eletrônicas utilizadas para a seleção dos estudos publicados nos últimos 5 anos, e no idioma inglês e português. Os termos “students, medical”, “research”, e operador booleano AND foram considerados para condução da pesquisa. Identificou-se 161 estudos dos quais 12 foram elegíveis e incluídos. A metodologia observacional do tipo transversal foi predominante, com prevalência de estudantes do sexo feminino (n=6) entre o público-alvo e abrangência de realização dos estudos em 15 países, sendo a maioria na Ásia (n=6). As barreiras observadas foram divididas em intrínsecas e extrínsecas. As barreiras consideradas intrínsecas foram aquelas relacionado ao próprio indivíduo, como motivação e habilidade, enquanto as barreiras extrínsecas foram atribuídas à fatores externos ao indivíduo, e subdividido em temporal, ambiental, institucional, fomento e outros. Ausência de tempo para se dedicar as atividades de pesquisa científica foi uma barreira descrita em todos os estudos incluídos (n=12). No geral, as barreiras para o desenvolvimento da prática científica na graduação médica foram extrínsecas, predominantemente institucionais e temporais, juntamente com barreiras intrínsecas, como motivação e habilidade. Os achados indicam a necessidade de diminuir as dificuldades diretamente relacionadas aos estudantes e incentivar mais a prática científica. O reconhecimento da pesquisa como meio de disseminação do conhecimento e atitudes científicas entre estudantes de medicina resultou em uma visão positiva, devido à perspectiva de avanço profissional e desenvolvimento de habilidades aplicáveis à prática clínica. A introdução antecipada de programas de pesquisa nas faculdades de medicina, aliada à visão da pesquisa como útil e benéfica para a vida profissional, pode cultivar atitudes científicas positivas entre os estudantes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66302
10.34119/bjhrv7n1-082
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66302
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv7n1-082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66302/47302
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 1 (2024); 1081-1094
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 1 (2024); 1081-1094
Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 1 (2024); 1081-1094
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1822179588406509568
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34119/bjhrv7n1-082