Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66302 |
Resumo: | A participação em atividades extracurriculares como a pesquisa permitem o desenvolvimento de habilidades e competências nos estudantes. No entanto, estudos tem demonstrado a existência de barreiras para o desenvolvimento da prática científica na graduação bem como os níveis de conhecimento e atitudes científicas em graduandos e graduados da área médica. Identificar as barreiras relacionadas a pesquisa científica na percepção dos estudantes de medicina durante a graduação. Estudo de revisão integrativa. PubMed/Medline, LILACS e SciELO foram as bases de dados eletrônicas utilizadas para a seleção dos estudos publicados nos últimos 5 anos, e no idioma inglês e português. Os termos “students, medical”, “research”, e operador booleano AND foram considerados para condução da pesquisa. Identificou-se 161 estudos dos quais 12 foram elegíveis e incluídos. A metodologia observacional do tipo transversal foi predominante, com prevalência de estudantes do sexo feminino (n=6) entre o público-alvo e abrangência de realização dos estudos em 15 países, sendo a maioria na Ásia (n=6). As barreiras observadas foram divididas em intrínsecas e extrínsecas. As barreiras consideradas intrínsecas foram aquelas relacionado ao próprio indivíduo, como motivação e habilidade, enquanto as barreiras extrínsecas foram atribuídas à fatores externos ao indivíduo, e subdividido em temporal, ambiental, institucional, fomento e outros. Ausência de tempo para se dedicar as atividades de pesquisa científica foi uma barreira descrita em todos os estudos incluídos (n=12). No geral, as barreiras para o desenvolvimento da prática científica na graduação médica foram extrínsecas, predominantemente institucionais e temporais, juntamente com barreiras intrínsecas, como motivação e habilidade. Os achados indicam a necessidade de diminuir as dificuldades diretamente relacionadas aos estudantes e incentivar mais a prática científica. O reconhecimento da pesquisa como meio de disseminação do conhecimento e atitudes científicas entre estudantes de medicina resultou em uma visão positiva, devido à perspectiva de avanço profissional e desenvolvimento de habilidades aplicáveis à prática clínica. A introdução antecipada de programas de pesquisa nas faculdades de medicina, aliada à visão da pesquisa como útil e benéfica para a vida profissional, pode cultivar atitudes científicas positivas entre os estudantes. |
id |
BJRH-0_8eb0f0c79fe6481466c193acea73ade2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66302 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativaeducação em saúdeciênciaatividades de pesquisaA participação em atividades extracurriculares como a pesquisa permitem o desenvolvimento de habilidades e competências nos estudantes. No entanto, estudos tem demonstrado a existência de barreiras para o desenvolvimento da prática científica na graduação bem como os níveis de conhecimento e atitudes científicas em graduandos e graduados da área médica. Identificar as barreiras relacionadas a pesquisa científica na percepção dos estudantes de medicina durante a graduação. Estudo de revisão integrativa. PubMed/Medline, LILACS e SciELO foram as bases de dados eletrônicas utilizadas para a seleção dos estudos publicados nos últimos 5 anos, e no idioma inglês e português. Os termos “students, medical”, “research”, e operador booleano AND foram considerados para condução da pesquisa. Identificou-se 161 estudos dos quais 12 foram elegíveis e incluídos. A metodologia observacional do tipo transversal foi predominante, com prevalência de estudantes do sexo feminino (n=6) entre o público-alvo e abrangência de realização dos estudos em 15 países, sendo a maioria na Ásia (n=6). As barreiras observadas foram divididas em intrínsecas e extrínsecas. As barreiras consideradas intrínsecas foram aquelas relacionado ao próprio indivíduo, como motivação e habilidade, enquanto as barreiras extrínsecas foram atribuídas à fatores externos ao indivíduo, e subdividido em temporal, ambiental, institucional, fomento e outros. Ausência de tempo para se dedicar as atividades de pesquisa científica foi uma barreira descrita em todos os estudos incluídos (n=12). No geral, as barreiras para o desenvolvimento da prática científica na graduação médica foram extrínsecas, predominantemente institucionais e temporais, juntamente com barreiras intrínsecas, como motivação e habilidade. Os achados indicam a necessidade de diminuir as dificuldades diretamente relacionadas aos estudantes e incentivar mais a prática científica. O reconhecimento da pesquisa como meio de disseminação do conhecimento e atitudes científicas entre estudantes de medicina resultou em uma visão positiva, devido à perspectiva de avanço profissional e desenvolvimento de habilidades aplicáveis à prática clínica. A introdução antecipada de programas de pesquisa nas faculdades de medicina, aliada à visão da pesquisa como útil e benéfica para a vida profissional, pode cultivar atitudes científicas positivas entre os estudantes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6630210.34119/bjhrv7n1-082Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 1 (2024); 1081-1094Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 1 (2024); 1081-1094Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 1 (2024); 1081-10942595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66302/47302Gomes, Cárita ChagasGomes, Aglaupe ChagasFaria, Tamara VeigaIembo, TatianeValentino, Talita Caroline de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-12T20:46:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66302Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2024-01-12T20:46:47Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativa |
title |
Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativa |
spellingShingle |
Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativa Gomes, Cárita Chagas educação em saúde ciência atividades de pesquisa |
title_short |
Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativa |
title_full |
Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativa |
title_fullStr |
Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativa |
title_sort |
Barreiras à pesquisa científica durante a graduação entre estudantes de medicina: uma revisão integrativa |
author |
Gomes, Cárita Chagas |
author_facet |
Gomes, Cárita Chagas Gomes, Aglaupe Chagas Faria, Tamara Veiga Iembo, Tatiane Valentino, Talita Caroline de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Aglaupe Chagas Faria, Tamara Veiga Iembo, Tatiane Valentino, Talita Caroline de Oliveira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Cárita Chagas Gomes, Aglaupe Chagas Faria, Tamara Veiga Iembo, Tatiane Valentino, Talita Caroline de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação em saúde ciência atividades de pesquisa |
topic |
educação em saúde ciência atividades de pesquisa |
description |
A participação em atividades extracurriculares como a pesquisa permitem o desenvolvimento de habilidades e competências nos estudantes. No entanto, estudos tem demonstrado a existência de barreiras para o desenvolvimento da prática científica na graduação bem como os níveis de conhecimento e atitudes científicas em graduandos e graduados da área médica. Identificar as barreiras relacionadas a pesquisa científica na percepção dos estudantes de medicina durante a graduação. Estudo de revisão integrativa. PubMed/Medline, LILACS e SciELO foram as bases de dados eletrônicas utilizadas para a seleção dos estudos publicados nos últimos 5 anos, e no idioma inglês e português. Os termos “students, medical”, “research”, e operador booleano AND foram considerados para condução da pesquisa. Identificou-se 161 estudos dos quais 12 foram elegíveis e incluídos. A metodologia observacional do tipo transversal foi predominante, com prevalência de estudantes do sexo feminino (n=6) entre o público-alvo e abrangência de realização dos estudos em 15 países, sendo a maioria na Ásia (n=6). As barreiras observadas foram divididas em intrínsecas e extrínsecas. As barreiras consideradas intrínsecas foram aquelas relacionado ao próprio indivíduo, como motivação e habilidade, enquanto as barreiras extrínsecas foram atribuídas à fatores externos ao indivíduo, e subdividido em temporal, ambiental, institucional, fomento e outros. Ausência de tempo para se dedicar as atividades de pesquisa científica foi uma barreira descrita em todos os estudos incluídos (n=12). No geral, as barreiras para o desenvolvimento da prática científica na graduação médica foram extrínsecas, predominantemente institucionais e temporais, juntamente com barreiras intrínsecas, como motivação e habilidade. Os achados indicam a necessidade de diminuir as dificuldades diretamente relacionadas aos estudantes e incentivar mais a prática científica. O reconhecimento da pesquisa como meio de disseminação do conhecimento e atitudes científicas entre estudantes de medicina resultou em uma visão positiva, devido à perspectiva de avanço profissional e desenvolvimento de habilidades aplicáveis à prática clínica. A introdução antecipada de programas de pesquisa nas faculdades de medicina, aliada à visão da pesquisa como útil e benéfica para a vida profissional, pode cultivar atitudes científicas positivas entre os estudantes. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66302 10.34119/bjhrv7n1-082 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66302 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv7n1-082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66302/47302 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 1 (2024); 1081-1094 Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 1 (2024); 1081-1094 Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 1 (2024); 1081-1094 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240040490795008 |