A cozinha e o cozinhar de China no Juazeiro, em Caetité, na Bahia: que campo, que cidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ledo, Renato Sérgio Neves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58799
Resumo: O presente artigo, fruto do meu Trabalho Final de Graduação, aborda as cozinhas como elemento arquitetônico capaz de traduzir as transformações do processo de urbanização contemporâneo, o qual avança sobre o que outrora foi o espaço rural, através do fluxo de capitais de valores simbólicos, das relações sociais e com a natureza, fragmentando o território e a vida cotidiana. Para isso, foi feita uma pesquisa de campo no distrito de Juazeiro (pertencente ao município de Caetité – Bahia), precisamente na cozinha de Gersina Santos. A pesquisa se deu pela visita em campo e observação do cotidiano da protagonista. Assim, foi elaborada uma metodologia que interferisse o mínimo possível nas ações ali existentes – entrevista não estruturada e o observador participou do cotidiano. Em essência, uma conversa informal, dentro da qual foram extraídas informações orais e registros de imagens pertinentes ao estudo. Desse modo, da cozinha e do cozinhar de China, a indagação: que campo, que cidade? está sendo a busca de entender que cidade é essa onde o Juazeiro está inserido e que campo é esse que está inserido nessa cidade. Como também, descobrir do desenrolar do Trabalho Final de Graduação o que esses espaços nos disseram e nos dizem. Posso adiantar, com evidência, que se tratam de campo e cidade com contradições e tradições.
id BJRH-0_9479a49212f5e3bd921cf421fd50a9f3
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58799
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling A cozinha e o cozinhar de China no Juazeiro, em Caetité, na Bahia: que campo, que cidade?cozinhasurbanizaçãoarquiteturaruralcotidianoproduçãoconsumoO presente artigo, fruto do meu Trabalho Final de Graduação, aborda as cozinhas como elemento arquitetônico capaz de traduzir as transformações do processo de urbanização contemporâneo, o qual avança sobre o que outrora foi o espaço rural, através do fluxo de capitais de valores simbólicos, das relações sociais e com a natureza, fragmentando o território e a vida cotidiana. Para isso, foi feita uma pesquisa de campo no distrito de Juazeiro (pertencente ao município de Caetité – Bahia), precisamente na cozinha de Gersina Santos. A pesquisa se deu pela visita em campo e observação do cotidiano da protagonista. Assim, foi elaborada uma metodologia que interferisse o mínimo possível nas ações ali existentes – entrevista não estruturada e o observador participou do cotidiano. Em essência, uma conversa informal, dentro da qual foram extraídas informações orais e registros de imagens pertinentes ao estudo. Desse modo, da cozinha e do cozinhar de China, a indagação: que campo, que cidade? está sendo a busca de entender que cidade é essa onde o Juazeiro está inserido e que campo é esse que está inserido nessa cidade. Como também, descobrir do desenrolar do Trabalho Final de Graduação o que esses espaços nos disseram e nos dizem. Posso adiantar, com evidência, que se tratam de campo e cidade com contradições e tradições.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5879910.34119/bjhrv6n2-227Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 7316-7340Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 7316-7340Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 7316-73402595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58799/42737Ledo, Renato Sérgio Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-11T14:53:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58799Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-04-11T14:53:09Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A cozinha e o cozinhar de China no Juazeiro, em Caetité, na Bahia: que campo, que cidade?
title A cozinha e o cozinhar de China no Juazeiro, em Caetité, na Bahia: que campo, que cidade?
spellingShingle A cozinha e o cozinhar de China no Juazeiro, em Caetité, na Bahia: que campo, que cidade?
Ledo, Renato Sérgio Neves
cozinhas
urbanização
arquitetura
rural
cotidiano
produção
consumo
title_short A cozinha e o cozinhar de China no Juazeiro, em Caetité, na Bahia: que campo, que cidade?
title_full A cozinha e o cozinhar de China no Juazeiro, em Caetité, na Bahia: que campo, que cidade?
title_fullStr A cozinha e o cozinhar de China no Juazeiro, em Caetité, na Bahia: que campo, que cidade?
title_full_unstemmed A cozinha e o cozinhar de China no Juazeiro, em Caetité, na Bahia: que campo, que cidade?
title_sort A cozinha e o cozinhar de China no Juazeiro, em Caetité, na Bahia: que campo, que cidade?
author Ledo, Renato Sérgio Neves
author_facet Ledo, Renato Sérgio Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ledo, Renato Sérgio Neves
dc.subject.por.fl_str_mv cozinhas
urbanização
arquitetura
rural
cotidiano
produção
consumo
topic cozinhas
urbanização
arquitetura
rural
cotidiano
produção
consumo
description O presente artigo, fruto do meu Trabalho Final de Graduação, aborda as cozinhas como elemento arquitetônico capaz de traduzir as transformações do processo de urbanização contemporâneo, o qual avança sobre o que outrora foi o espaço rural, através do fluxo de capitais de valores simbólicos, das relações sociais e com a natureza, fragmentando o território e a vida cotidiana. Para isso, foi feita uma pesquisa de campo no distrito de Juazeiro (pertencente ao município de Caetité – Bahia), precisamente na cozinha de Gersina Santos. A pesquisa se deu pela visita em campo e observação do cotidiano da protagonista. Assim, foi elaborada uma metodologia que interferisse o mínimo possível nas ações ali existentes – entrevista não estruturada e o observador participou do cotidiano. Em essência, uma conversa informal, dentro da qual foram extraídas informações orais e registros de imagens pertinentes ao estudo. Desse modo, da cozinha e do cozinhar de China, a indagação: que campo, que cidade? está sendo a busca de entender que cidade é essa onde o Juazeiro está inserido e que campo é esse que está inserido nessa cidade. Como também, descobrir do desenrolar do Trabalho Final de Graduação o que esses espaços nos disseram e nos dizem. Posso adiantar, com evidência, que se tratam de campo e cidade com contradições e tradições.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58799
10.34119/bjhrv6n2-227
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58799
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n2-227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58799/42737
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 7316-7340
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 7316-7340
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 7316-7340
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240028446851072