Análise da qualidade de vida, prática de atividade física e tempo de trabalho docente no ensino superior em face à pandemia de Covid-19 / Analysis of quality of life, physical activity and teaching time in higher education in the face of the Covid-19 pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Proence, Luiz Otávio Carneiro Pereira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Júnior, Renato de Souza Lima, Carvalho, Vânia Ágda de Oliveira, Pinto, Daniel Souza, Oliveira, Dílmerson de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50419
Resumo: Alterações impostas pela pandemia da COVID-19 influenciaram a educação, levando instituições e professores, os atores da linha de frente do processo ensino x aprendizagem, a enfrentarem novos desafios, eclodindo discussões sobre cuidados necessários com a saúde física, mental, alterações ambientais e no convívio social. Frente às preocupações relacionadas à saúde e Qualidade de Vida dos docentes, este estudo, com característica transversal, quantitativo e realizado com professores de rede de ensino superior de Minas Gerais durante a mencionada pandemia, possui, como objetivos, avaliar a QV dos professores universitários, observar seus níveis de prática de atividade física e o impacto dessa pandemia na jornada de trabalho. Os dados foram obtidos através de questionário com questões direcionadas à caracterização da amostra e o WHOQOL-BREF. Constatou-se necessidade de cuidados com a QV dos docentes do ensino superior concernente aos aspectos psicológicos e na autopercepção da QV, crendo-se reflexo do aumento do tempo de trabalho.
id BJRH-0_9d58176328c7b3f7c04d1afa85853faf
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50419
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Análise da qualidade de vida, prática de atividade física e tempo de trabalho docente no ensino superior em face à pandemia de Covid-19 / Analysis of quality of life, physical activity and teaching time in higher education in the face of the Covid-19 pandemicCOVID-19educaçãopandemiaqualidade de vida.Alterações impostas pela pandemia da COVID-19 influenciaram a educação, levando instituições e professores, os atores da linha de frente do processo ensino x aprendizagem, a enfrentarem novos desafios, eclodindo discussões sobre cuidados necessários com a saúde física, mental, alterações ambientais e no convívio social. Frente às preocupações relacionadas à saúde e Qualidade de Vida dos docentes, este estudo, com característica transversal, quantitativo e realizado com professores de rede de ensino superior de Minas Gerais durante a mencionada pandemia, possui, como objetivos, avaliar a QV dos professores universitários, observar seus níveis de prática de atividade física e o impacto dessa pandemia na jornada de trabalho. Os dados foram obtidos através de questionário com questões direcionadas à caracterização da amostra e o WHOQOL-BREF. Constatou-se necessidade de cuidados com a QV dos docentes do ensino superior concernente aos aspectos psicológicos e na autopercepção da QV, crendo-se reflexo do aumento do tempo de trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5041910.34119/bjhrv5n4-088Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 4 (2022); 13060-13068Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 4 (2022); 13060-130682595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50419/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessProence, Luiz Otávio Carneiro PereiraJúnior, Renato de Souza LimaCarvalho, Vânia Ágda de OliveiraPinto, Daniel SouzaOliveira, Dílmerson de2022-08-31T17:59:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50419Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-08-31T17:59:51Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da qualidade de vida, prática de atividade física e tempo de trabalho docente no ensino superior em face à pandemia de Covid-19 / Analysis of quality of life, physical activity and teaching time in higher education in the face of the Covid-19 pandemic
title Análise da qualidade de vida, prática de atividade física e tempo de trabalho docente no ensino superior em face à pandemia de Covid-19 / Analysis of quality of life, physical activity and teaching time in higher education in the face of the Covid-19 pandemic
spellingShingle Análise da qualidade de vida, prática de atividade física e tempo de trabalho docente no ensino superior em face à pandemia de Covid-19 / Analysis of quality of life, physical activity and teaching time in higher education in the face of the Covid-19 pandemic
Proence, Luiz Otávio Carneiro Pereira
COVID-19
educação
pandemia
qualidade de vida.
title_short Análise da qualidade de vida, prática de atividade física e tempo de trabalho docente no ensino superior em face à pandemia de Covid-19 / Analysis of quality of life, physical activity and teaching time in higher education in the face of the Covid-19 pandemic
title_full Análise da qualidade de vida, prática de atividade física e tempo de trabalho docente no ensino superior em face à pandemia de Covid-19 / Analysis of quality of life, physical activity and teaching time in higher education in the face of the Covid-19 pandemic
title_fullStr Análise da qualidade de vida, prática de atividade física e tempo de trabalho docente no ensino superior em face à pandemia de Covid-19 / Analysis of quality of life, physical activity and teaching time in higher education in the face of the Covid-19 pandemic
title_full_unstemmed Análise da qualidade de vida, prática de atividade física e tempo de trabalho docente no ensino superior em face à pandemia de Covid-19 / Analysis of quality of life, physical activity and teaching time in higher education in the face of the Covid-19 pandemic
title_sort Análise da qualidade de vida, prática de atividade física e tempo de trabalho docente no ensino superior em face à pandemia de Covid-19 / Analysis of quality of life, physical activity and teaching time in higher education in the face of the Covid-19 pandemic
author Proence, Luiz Otávio Carneiro Pereira
author_facet Proence, Luiz Otávio Carneiro Pereira
Júnior, Renato de Souza Lima
Carvalho, Vânia Ágda de Oliveira
Pinto, Daniel Souza
Oliveira, Dílmerson de
author_role author
author2 Júnior, Renato de Souza Lima
Carvalho, Vânia Ágda de Oliveira
Pinto, Daniel Souza
Oliveira, Dílmerson de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Proence, Luiz Otávio Carneiro Pereira
Júnior, Renato de Souza Lima
Carvalho, Vânia Ágda de Oliveira
Pinto, Daniel Souza
Oliveira, Dílmerson de
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
educação
pandemia
qualidade de vida.
topic COVID-19
educação
pandemia
qualidade de vida.
description Alterações impostas pela pandemia da COVID-19 influenciaram a educação, levando instituições e professores, os atores da linha de frente do processo ensino x aprendizagem, a enfrentarem novos desafios, eclodindo discussões sobre cuidados necessários com a saúde física, mental, alterações ambientais e no convívio social. Frente às preocupações relacionadas à saúde e Qualidade de Vida dos docentes, este estudo, com característica transversal, quantitativo e realizado com professores de rede de ensino superior de Minas Gerais durante a mencionada pandemia, possui, como objetivos, avaliar a QV dos professores universitários, observar seus níveis de prática de atividade física e o impacto dessa pandemia na jornada de trabalho. Os dados foram obtidos através de questionário com questões direcionadas à caracterização da amostra e o WHOQOL-BREF. Constatou-se necessidade de cuidados com a QV dos docentes do ensino superior concernente aos aspectos psicológicos e na autopercepção da QV, crendo-se reflexo do aumento do tempo de trabalho.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50419
10.34119/bjhrv5n4-088
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50419
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv5n4-088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50419/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 4 (2022); 13060-13068
Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 4 (2022); 13060-13068
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240076700221440