Análise da qualidade de vida, prática de atividade física e tempo de trabalho docente no ensino superior em face à pandemia de Covid-19 / Analysis of quality of life, physical activity and teaching time in higher education in the face of the Covid-19 pandemic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50419 |
Resumo: | Alterações impostas pela pandemia da COVID-19 influenciaram a educação, levando instituições e professores, os atores da linha de frente do processo ensino x aprendizagem, a enfrentarem novos desafios, eclodindo discussões sobre cuidados necessários com a saúde física, mental, alterações ambientais e no convívio social. Frente às preocupações relacionadas à saúde e Qualidade de Vida dos docentes, este estudo, com característica transversal, quantitativo e realizado com professores de rede de ensino superior de Minas Gerais durante a mencionada pandemia, possui, como objetivos, avaliar a QV dos professores universitários, observar seus níveis de prática de atividade física e o impacto dessa pandemia na jornada de trabalho. Os dados foram obtidos através de questionário com questões direcionadas à caracterização da amostra e o WHOQOL-BREF. Constatou-se necessidade de cuidados com a QV dos docentes do ensino superior concernente aos aspectos psicológicos e na autopercepção da QV, crendo-se reflexo do aumento do tempo de trabalho. |
id |
BJRH-0_9d58176328c7b3f7c04d1afa85853faf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50419 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da qualidade de vida, prática de atividade física e tempo de trabalho docente no ensino superior em face à pandemia de Covid-19 / Analysis of quality of life, physical activity and teaching time in higher education in the face of the Covid-19 pandemicCOVID-19educaçãopandemiaqualidade de vida.Alterações impostas pela pandemia da COVID-19 influenciaram a educação, levando instituições e professores, os atores da linha de frente do processo ensino x aprendizagem, a enfrentarem novos desafios, eclodindo discussões sobre cuidados necessários com a saúde física, mental, alterações ambientais e no convívio social. Frente às preocupações relacionadas à saúde e Qualidade de Vida dos docentes, este estudo, com característica transversal, quantitativo e realizado com professores de rede de ensino superior de Minas Gerais durante a mencionada pandemia, possui, como objetivos, avaliar a QV dos professores universitários, observar seus níveis de prática de atividade física e o impacto dessa pandemia na jornada de trabalho. Os dados foram obtidos através de questionário com questões direcionadas à caracterização da amostra e o WHOQOL-BREF. Constatou-se necessidade de cuidados com a QV dos docentes do ensino superior concernente aos aspectos psicológicos e na autopercepção da QV, crendo-se reflexo do aumento do tempo de trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5041910.34119/bjhrv5n4-088Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 4 (2022); 13060-13068Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 4 (2022); 13060-130682595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50419/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessProence, Luiz Otávio Carneiro PereiraJúnior, Renato de Souza LimaCarvalho, Vânia Ágda de OliveiraPinto, Daniel SouzaOliveira, Dílmerson de2022-08-31T17:59:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50419Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-08-31T17:59:51Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da qualidade de vida, prática de atividade física e tempo de trabalho docente no ensino superior em face à pandemia de Covid-19 / Analysis of quality of life, physical activity and teaching time in higher education in the face of the Covid-19 pandemic |
title |
Análise da qualidade de vida, prática de atividade física e tempo de trabalho docente no ensino superior em face à pandemia de Covid-19 / Analysis of quality of life, physical activity and teaching time in higher education in the face of the Covid-19 pandemic |
spellingShingle |
Análise da qualidade de vida, prática de atividade física e tempo de trabalho docente no ensino superior em face à pandemia de Covid-19 / Analysis of quality of life, physical activity and teaching time in higher education in the face of the Covid-19 pandemic Proence, Luiz Otávio Carneiro Pereira COVID-19 educação pandemia qualidade de vida. |
title_short |
Análise da qualidade de vida, prática de atividade física e tempo de trabalho docente no ensino superior em face à pandemia de Covid-19 / Analysis of quality of life, physical activity and teaching time in higher education in the face of the Covid-19 pandemic |
title_full |
Análise da qualidade de vida, prática de atividade física e tempo de trabalho docente no ensino superior em face à pandemia de Covid-19 / Analysis of quality of life, physical activity and teaching time in higher education in the face of the Covid-19 pandemic |
title_fullStr |
Análise da qualidade de vida, prática de atividade física e tempo de trabalho docente no ensino superior em face à pandemia de Covid-19 / Analysis of quality of life, physical activity and teaching time in higher education in the face of the Covid-19 pandemic |
title_full_unstemmed |
Análise da qualidade de vida, prática de atividade física e tempo de trabalho docente no ensino superior em face à pandemia de Covid-19 / Analysis of quality of life, physical activity and teaching time in higher education in the face of the Covid-19 pandemic |
title_sort |
Análise da qualidade de vida, prática de atividade física e tempo de trabalho docente no ensino superior em face à pandemia de Covid-19 / Analysis of quality of life, physical activity and teaching time in higher education in the face of the Covid-19 pandemic |
author |
Proence, Luiz Otávio Carneiro Pereira |
author_facet |
Proence, Luiz Otávio Carneiro Pereira Júnior, Renato de Souza Lima Carvalho, Vânia Ágda de Oliveira Pinto, Daniel Souza Oliveira, Dílmerson de |
author_role |
author |
author2 |
Júnior, Renato de Souza Lima Carvalho, Vânia Ágda de Oliveira Pinto, Daniel Souza Oliveira, Dílmerson de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Proence, Luiz Otávio Carneiro Pereira Júnior, Renato de Souza Lima Carvalho, Vânia Ágda de Oliveira Pinto, Daniel Souza Oliveira, Dílmerson de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COVID-19 educação pandemia qualidade de vida. |
topic |
COVID-19 educação pandemia qualidade de vida. |
description |
Alterações impostas pela pandemia da COVID-19 influenciaram a educação, levando instituições e professores, os atores da linha de frente do processo ensino x aprendizagem, a enfrentarem novos desafios, eclodindo discussões sobre cuidados necessários com a saúde física, mental, alterações ambientais e no convívio social. Frente às preocupações relacionadas à saúde e Qualidade de Vida dos docentes, este estudo, com característica transversal, quantitativo e realizado com professores de rede de ensino superior de Minas Gerais durante a mencionada pandemia, possui, como objetivos, avaliar a QV dos professores universitários, observar seus níveis de prática de atividade física e o impacto dessa pandemia na jornada de trabalho. Os dados foram obtidos através de questionário com questões direcionadas à caracterização da amostra e o WHOQOL-BREF. Constatou-se necessidade de cuidados com a QV dos docentes do ensino superior concernente aos aspectos psicológicos e na autopercepção da QV, crendo-se reflexo do aumento do tempo de trabalho. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50419 10.34119/bjhrv5n4-088 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50419 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv5n4-088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50419/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 4 (2022); 13060-13068 Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 4 (2022); 13060-13068 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240076700221440 |