O Corpo masculino nas aulas de educação física escolar: Uma análise em publicações da revista pensar a prática / The Male Body in School Physical Education classes: An analysis in publications of the magazine Thinking Practice
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22701 |
Resumo: | Este artigo analisou as relações de gênero presentes nos homens masculinos e femininos a partir de revisão bibliográfica realizada na Revista Pensar a Prática. Os objetivos foram os de analisar o ambiente da Educação Física Escolar como um espaço de discussão sobre a masculinidade, ressignificar o que é ser homem e verificar como as formas de intervenção de professores acabam reforçando a ideia prevalente. Os resultados indicaram a relevância de os docentes de Educação Física não levarem uma bagagem sexista para suas aulas e de se guiarem pelas manifestações dos corpos, visando uma contribuição mais efetiva na identidade dos discentes. O estudo indica a importância de novas investigações, visando a ampliação do conhecimento nessa temática. |
id |
BJRH-0_9e9907ade23a6fa7b20f58ed68c0df01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22701 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
O Corpo masculino nas aulas de educação física escolar: Uma análise em publicações da revista pensar a prática / The Male Body in School Physical Education classes: An analysis in publications of the magazine Thinking PracticeEducação Física e TreinamentoIdentidade de GêneroPerformatividade de GêneroMasculinidade.Este artigo analisou as relações de gênero presentes nos homens masculinos e femininos a partir de revisão bibliográfica realizada na Revista Pensar a Prática. Os objetivos foram os de analisar o ambiente da Educação Física Escolar como um espaço de discussão sobre a masculinidade, ressignificar o que é ser homem e verificar como as formas de intervenção de professores acabam reforçando a ideia prevalente. Os resultados indicaram a relevância de os docentes de Educação Física não levarem uma bagagem sexista para suas aulas e de se guiarem pelas manifestações dos corpos, visando uma contribuição mais efetiva na identidade dos discentes. O estudo indica a importância de novas investigações, visando a ampliação do conhecimento nessa temática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2270110.34119/bjhrv4n1-026Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 1 (2021); 314-324Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 1 (2021); 314-3242595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22701/18196Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Alan James CamposAzevêdo, Paulo Henrique2021-04-12T15:35:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22701Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-04-12T15:35:59Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Corpo masculino nas aulas de educação física escolar: Uma análise em publicações da revista pensar a prática / The Male Body in School Physical Education classes: An analysis in publications of the magazine Thinking Practice |
title |
O Corpo masculino nas aulas de educação física escolar: Uma análise em publicações da revista pensar a prática / The Male Body in School Physical Education classes: An analysis in publications of the magazine Thinking Practice |
spellingShingle |
O Corpo masculino nas aulas de educação física escolar: Uma análise em publicações da revista pensar a prática / The Male Body in School Physical Education classes: An analysis in publications of the magazine Thinking Practice Rodrigues, Alan James Campos Educação Física e Treinamento Identidade de Gênero Performatividade de Gênero Masculinidade. |
title_short |
O Corpo masculino nas aulas de educação física escolar: Uma análise em publicações da revista pensar a prática / The Male Body in School Physical Education classes: An analysis in publications of the magazine Thinking Practice |
title_full |
O Corpo masculino nas aulas de educação física escolar: Uma análise em publicações da revista pensar a prática / The Male Body in School Physical Education classes: An analysis in publications of the magazine Thinking Practice |
title_fullStr |
O Corpo masculino nas aulas de educação física escolar: Uma análise em publicações da revista pensar a prática / The Male Body in School Physical Education classes: An analysis in publications of the magazine Thinking Practice |
title_full_unstemmed |
O Corpo masculino nas aulas de educação física escolar: Uma análise em publicações da revista pensar a prática / The Male Body in School Physical Education classes: An analysis in publications of the magazine Thinking Practice |
title_sort |
O Corpo masculino nas aulas de educação física escolar: Uma análise em publicações da revista pensar a prática / The Male Body in School Physical Education classes: An analysis in publications of the magazine Thinking Practice |
author |
Rodrigues, Alan James Campos |
author_facet |
Rodrigues, Alan James Campos Azevêdo, Paulo Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Azevêdo, Paulo Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Alan James Campos Azevêdo, Paulo Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física e Treinamento Identidade de Gênero Performatividade de Gênero Masculinidade. |
topic |
Educação Física e Treinamento Identidade de Gênero Performatividade de Gênero Masculinidade. |
description |
Este artigo analisou as relações de gênero presentes nos homens masculinos e femininos a partir de revisão bibliográfica realizada na Revista Pensar a Prática. Os objetivos foram os de analisar o ambiente da Educação Física Escolar como um espaço de discussão sobre a masculinidade, ressignificar o que é ser homem e verificar como as formas de intervenção de professores acabam reforçando a ideia prevalente. Os resultados indicaram a relevância de os docentes de Educação Física não levarem uma bagagem sexista para suas aulas e de se guiarem pelas manifestações dos corpos, visando uma contribuição mais efetiva na identidade dos discentes. O estudo indica a importância de novas investigações, visando a ampliação do conhecimento nessa temática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22701 10.34119/bjhrv4n1-026 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22701 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv4n1-026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22701/18196 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 1 (2021); 314-324 Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 1 (2021); 314-324 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240058245283840 |