Prevalência da síndrome de Burnout em estudantes de medicina da Universidade Vila Velha (UVV) / Prevalence of Burnout syndrome in medicine students at Vila Velha University (UVV)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nágime, Rhaynner Guimarães
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Andrade, Sarha Santos, Lobo, Melissa Nader, Cavatte, Letícia, Vieira, Isadora Mollo Machado, Carvalho, Fabricia Oliveira Sandoval, Colombo, Rebeca Freire, Lopes, Igor Morais Araujo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11390
Resumo: OBJETIVO: Avaliar a prevalência da Síndrome de Burnout entre os alunos de medicina da Universidade Vila Velhos (UVV) do 1º ao 8º períodos em 2018 relacionando com aspectos sociodemográficos. METODOLOGIA: Estudo observacional transversal quantitativo realizado com alunos selecionados aleatoriamente e que concordaram com os termos de Consentimento Livre e Esclarecido. Para avaliação da síndrome de Burnout foi utilizada a MBI-SS (Maslach Burnout Inventory-Student Survey). O ponto de corte foi o escore médio maior que 4 para Exaustão Emocional e Descrença e abaixo de 2 para Eficácia Profissional. RESULTADOS: O questionário foi respondido adequadamente por 334 alunos. A análise do MBI destacou que 63,7% dos alunos apresentaram alto nível de exaustão emocional, nível médio de descrença em 12,5% e baixa eficácia estudantil em 8,3%. A prevalência da Síndrome de Burnout foi de 3,3% e ocorreu principalmente em: homens (63,6%), sedentários (81,8%), do 5º ao 8º período (54,4%). CONCLUSÕES: Observa-se um alto risco de desenvolvimento da Síndrome de Burnout, sendo a dimensão “exaustão emocional” a que mais contribui. Portanto, investir em estratégias específicas de prevenção e tratamento é o caminho para enfrentar situações estressantes, bem como para alcançar a efetividade e a satisfação laboral antes mesmo de ingressarem no mercado de trabalho.
id BJRH-0_9f841bb2c38c69212a6e6d5b510dc8d3
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11390
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Prevalência da síndrome de Burnout em estudantes de medicina da Universidade Vila Velha (UVV) / Prevalence of Burnout syndrome in medicine students at Vila Velha University (UVV)Síndrome de Burnout. Educação Médica.OBJETIVO: Avaliar a prevalência da Síndrome de Burnout entre os alunos de medicina da Universidade Vila Velhos (UVV) do 1º ao 8º períodos em 2018 relacionando com aspectos sociodemográficos. METODOLOGIA: Estudo observacional transversal quantitativo realizado com alunos selecionados aleatoriamente e que concordaram com os termos de Consentimento Livre e Esclarecido. Para avaliação da síndrome de Burnout foi utilizada a MBI-SS (Maslach Burnout Inventory-Student Survey). O ponto de corte foi o escore médio maior que 4 para Exaustão Emocional e Descrença e abaixo de 2 para Eficácia Profissional. RESULTADOS: O questionário foi respondido adequadamente por 334 alunos. A análise do MBI destacou que 63,7% dos alunos apresentaram alto nível de exaustão emocional, nível médio de descrença em 12,5% e baixa eficácia estudantil em 8,3%. A prevalência da Síndrome de Burnout foi de 3,3% e ocorreu principalmente em: homens (63,6%), sedentários (81,8%), do 5º ao 8º período (54,4%). CONCLUSÕES: Observa-se um alto risco de desenvolvimento da Síndrome de Burnout, sendo a dimensão “exaustão emocional” a que mais contribui. Portanto, investir em estratégias específicas de prevenção e tratamento é o caminho para enfrentar situações estressantes, bem como para alcançar a efetividade e a satisfação laboral antes mesmo de ingressarem no mercado de trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1139010.34119/bjhrv3n3-161Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 6027-6033Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 6027-60332595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11390/9506Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessNágime, Rhaynner GuimarãesAndrade, Sarha SantosLobo, Melissa NaderCavatte, LetíciaVieira, Isadora Mollo MachadoCarvalho, Fabricia Oliveira SandovalColombo, Rebeca FreireLopes, Igor Morais Araujo2020-06-30T18:53:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11390Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-06-30T18:53:40Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prevalência da síndrome de Burnout em estudantes de medicina da Universidade Vila Velha (UVV) / Prevalence of Burnout syndrome in medicine students at Vila Velha University (UVV)
title Prevalência da síndrome de Burnout em estudantes de medicina da Universidade Vila Velha (UVV) / Prevalence of Burnout syndrome in medicine students at Vila Velha University (UVV)
spellingShingle Prevalência da síndrome de Burnout em estudantes de medicina da Universidade Vila Velha (UVV) / Prevalence of Burnout syndrome in medicine students at Vila Velha University (UVV)
Nágime, Rhaynner Guimarães
Síndrome de Burnout. Educação Médica.
title_short Prevalência da síndrome de Burnout em estudantes de medicina da Universidade Vila Velha (UVV) / Prevalence of Burnout syndrome in medicine students at Vila Velha University (UVV)
title_full Prevalência da síndrome de Burnout em estudantes de medicina da Universidade Vila Velha (UVV) / Prevalence of Burnout syndrome in medicine students at Vila Velha University (UVV)
title_fullStr Prevalência da síndrome de Burnout em estudantes de medicina da Universidade Vila Velha (UVV) / Prevalence of Burnout syndrome in medicine students at Vila Velha University (UVV)
title_full_unstemmed Prevalência da síndrome de Burnout em estudantes de medicina da Universidade Vila Velha (UVV) / Prevalence of Burnout syndrome in medicine students at Vila Velha University (UVV)
title_sort Prevalência da síndrome de Burnout em estudantes de medicina da Universidade Vila Velha (UVV) / Prevalence of Burnout syndrome in medicine students at Vila Velha University (UVV)
author Nágime, Rhaynner Guimarães
author_facet Nágime, Rhaynner Guimarães
Andrade, Sarha Santos
Lobo, Melissa Nader
Cavatte, Letícia
Vieira, Isadora Mollo Machado
Carvalho, Fabricia Oliveira Sandoval
Colombo, Rebeca Freire
Lopes, Igor Morais Araujo
author_role author
author2 Andrade, Sarha Santos
Lobo, Melissa Nader
Cavatte, Letícia
Vieira, Isadora Mollo Machado
Carvalho, Fabricia Oliveira Sandoval
Colombo, Rebeca Freire
Lopes, Igor Morais Araujo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nágime, Rhaynner Guimarães
Andrade, Sarha Santos
Lobo, Melissa Nader
Cavatte, Letícia
Vieira, Isadora Mollo Machado
Carvalho, Fabricia Oliveira Sandoval
Colombo, Rebeca Freire
Lopes, Igor Morais Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Burnout. Educação Médica.
topic Síndrome de Burnout. Educação Médica.
description OBJETIVO: Avaliar a prevalência da Síndrome de Burnout entre os alunos de medicina da Universidade Vila Velhos (UVV) do 1º ao 8º períodos em 2018 relacionando com aspectos sociodemográficos. METODOLOGIA: Estudo observacional transversal quantitativo realizado com alunos selecionados aleatoriamente e que concordaram com os termos de Consentimento Livre e Esclarecido. Para avaliação da síndrome de Burnout foi utilizada a MBI-SS (Maslach Burnout Inventory-Student Survey). O ponto de corte foi o escore médio maior que 4 para Exaustão Emocional e Descrença e abaixo de 2 para Eficácia Profissional. RESULTADOS: O questionário foi respondido adequadamente por 334 alunos. A análise do MBI destacou que 63,7% dos alunos apresentaram alto nível de exaustão emocional, nível médio de descrença em 12,5% e baixa eficácia estudantil em 8,3%. A prevalência da Síndrome de Burnout foi de 3,3% e ocorreu principalmente em: homens (63,6%), sedentários (81,8%), do 5º ao 8º período (54,4%). CONCLUSÕES: Observa-se um alto risco de desenvolvimento da Síndrome de Burnout, sendo a dimensão “exaustão emocional” a que mais contribui. Portanto, investir em estratégias específicas de prevenção e tratamento é o caminho para enfrentar situações estressantes, bem como para alcançar a efetividade e a satisfação laboral antes mesmo de ingressarem no mercado de trabalho.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11390
10.34119/bjhrv3n3-161
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11390
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n3-161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11390/9506
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 6027-6033
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 6027-6033
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240052200243200