Mestrado Profissional e a produção de Objetos de Aprendizagem: caminhos e (des)caminhos em dissertações de cursos das áreas de Educação e Ensino / Professional Masters and Learning Objects: paths and (mis)paths in dissertations of courses in the areas of Education and Teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Marco Antonio Ferreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Costa, Maria de Fátima Barrozo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37843
Resumo: O estudo, bibliográfico e meta-analítico, foi realizado entre janeiro de 2020 e maio de 2021, em 147 dissertações de Mestrado Profissional das áreas de Educação e Ensino de 15 instituições federais. As dissertações foram selecionadas aleatoriamente em bancos de dados acadêmicos das respectivas instituições, disponibilizados na internet. A investigação teve como objetivo verificar se essas dissertações também apresentavam um produto educacional, por nós denominado de objeto de aprendizagem. Os resultados apontaram uma diversidade temática interessante desses objetos gerados, que em sua maioria foram provenientes dos Institutos Federais pesquisados, enquanto as Universidades pesquisadas pouco produziram. O estudo, portanto, trouxe reflexões e possíveis caminhos para subsidiar futuras pesquisas nessa modalidade de pós-graduação, que consideramos importante para o desenvolvimento do país.
id BJRH-0_9fdb262917f9600822794e789a744207
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37843
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Mestrado Profissional e a produção de Objetos de Aprendizagem: caminhos e (des)caminhos em dissertações de cursos das áreas de Educação e Ensino / Professional Masters and Learning Objects: paths and (mis)paths in dissertations of courses in the areas of Education and TeachingMetodologia da PesquisaProdução AcadêmicaProcessos de Ensino.O estudo, bibliográfico e meta-analítico, foi realizado entre janeiro de 2020 e maio de 2021, em 147 dissertações de Mestrado Profissional das áreas de Educação e Ensino de 15 instituições federais. As dissertações foram selecionadas aleatoriamente em bancos de dados acadêmicos das respectivas instituições, disponibilizados na internet. A investigação teve como objetivo verificar se essas dissertações também apresentavam um produto educacional, por nós denominado de objeto de aprendizagem. Os resultados apontaram uma diversidade temática interessante desses objetos gerados, que em sua maioria foram provenientes dos Institutos Federais pesquisados, enquanto as Universidades pesquisadas pouco produziram. O estudo, portanto, trouxe reflexões e possíveis caminhos para subsidiar futuras pesquisas nessa modalidade de pós-graduação, que consideramos importante para o desenvolvimento do país.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3784310.34119/bjhrv4n5-335Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 5 (2021); 22409-22424Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 5 (2021); 22409-224242595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37843/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Costa, Marco Antonio Ferreirada Costa, Maria de Fátima Barrozo2021-11-03T11:14:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37843Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-11-03T11:14:05Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mestrado Profissional e a produção de Objetos de Aprendizagem: caminhos e (des)caminhos em dissertações de cursos das áreas de Educação e Ensino / Professional Masters and Learning Objects: paths and (mis)paths in dissertations of courses in the areas of Education and Teaching
title Mestrado Profissional e a produção de Objetos de Aprendizagem: caminhos e (des)caminhos em dissertações de cursos das áreas de Educação e Ensino / Professional Masters and Learning Objects: paths and (mis)paths in dissertations of courses in the areas of Education and Teaching
spellingShingle Mestrado Profissional e a produção de Objetos de Aprendizagem: caminhos e (des)caminhos em dissertações de cursos das áreas de Educação e Ensino / Professional Masters and Learning Objects: paths and (mis)paths in dissertations of courses in the areas of Education and Teaching
da Costa, Marco Antonio Ferreira
Metodologia da Pesquisa
Produção Acadêmica
Processos de Ensino.
title_short Mestrado Profissional e a produção de Objetos de Aprendizagem: caminhos e (des)caminhos em dissertações de cursos das áreas de Educação e Ensino / Professional Masters and Learning Objects: paths and (mis)paths in dissertations of courses in the areas of Education and Teaching
title_full Mestrado Profissional e a produção de Objetos de Aprendizagem: caminhos e (des)caminhos em dissertações de cursos das áreas de Educação e Ensino / Professional Masters and Learning Objects: paths and (mis)paths in dissertations of courses in the areas of Education and Teaching
title_fullStr Mestrado Profissional e a produção de Objetos de Aprendizagem: caminhos e (des)caminhos em dissertações de cursos das áreas de Educação e Ensino / Professional Masters and Learning Objects: paths and (mis)paths in dissertations of courses in the areas of Education and Teaching
title_full_unstemmed Mestrado Profissional e a produção de Objetos de Aprendizagem: caminhos e (des)caminhos em dissertações de cursos das áreas de Educação e Ensino / Professional Masters and Learning Objects: paths and (mis)paths in dissertations of courses in the areas of Education and Teaching
title_sort Mestrado Profissional e a produção de Objetos de Aprendizagem: caminhos e (des)caminhos em dissertações de cursos das áreas de Educação e Ensino / Professional Masters and Learning Objects: paths and (mis)paths in dissertations of courses in the areas of Education and Teaching
author da Costa, Marco Antonio Ferreira
author_facet da Costa, Marco Antonio Ferreira
da Costa, Maria de Fátima Barrozo
author_role author
author2 da Costa, Maria de Fátima Barrozo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa, Marco Antonio Ferreira
da Costa, Maria de Fátima Barrozo
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia da Pesquisa
Produção Acadêmica
Processos de Ensino.
topic Metodologia da Pesquisa
Produção Acadêmica
Processos de Ensino.
description O estudo, bibliográfico e meta-analítico, foi realizado entre janeiro de 2020 e maio de 2021, em 147 dissertações de Mestrado Profissional das áreas de Educação e Ensino de 15 instituições federais. As dissertações foram selecionadas aleatoriamente em bancos de dados acadêmicos das respectivas instituições, disponibilizados na internet. A investigação teve como objetivo verificar se essas dissertações também apresentavam um produto educacional, por nós denominado de objeto de aprendizagem. Os resultados apontaram uma diversidade temática interessante desses objetos gerados, que em sua maioria foram provenientes dos Institutos Federais pesquisados, enquanto as Universidades pesquisadas pouco produziram. O estudo, portanto, trouxe reflexões e possíveis caminhos para subsidiar futuras pesquisas nessa modalidade de pós-graduação, que consideramos importante para o desenvolvimento do país.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37843
10.34119/bjhrv4n5-335
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37843
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n5-335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37843/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 5 (2021); 22409-22424
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 5 (2021); 22409-22424
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240067940417536