Mestrado Profissional e a produção de Objetos de Aprendizagem: caminhos e (des)caminhos em dissertações de cursos das áreas de Educação e Ensino / Professional Masters and Learning Objects: paths and (mis)paths in dissertations of courses in the areas of Education and Teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37843 |
Resumo: | O estudo, bibliográfico e meta-analítico, foi realizado entre janeiro de 2020 e maio de 2021, em 147 dissertações de Mestrado Profissional das áreas de Educação e Ensino de 15 instituições federais. As dissertações foram selecionadas aleatoriamente em bancos de dados acadêmicos das respectivas instituições, disponibilizados na internet. A investigação teve como objetivo verificar se essas dissertações também apresentavam um produto educacional, por nós denominado de objeto de aprendizagem. Os resultados apontaram uma diversidade temática interessante desses objetos gerados, que em sua maioria foram provenientes dos Institutos Federais pesquisados, enquanto as Universidades pesquisadas pouco produziram. O estudo, portanto, trouxe reflexões e possíveis caminhos para subsidiar futuras pesquisas nessa modalidade de pós-graduação, que consideramos importante para o desenvolvimento do país. |
id |
BJRH-0_9fdb262917f9600822794e789a744207 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37843 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Mestrado Profissional e a produção de Objetos de Aprendizagem: caminhos e (des)caminhos em dissertações de cursos das áreas de Educação e Ensino / Professional Masters and Learning Objects: paths and (mis)paths in dissertations of courses in the areas of Education and TeachingMetodologia da PesquisaProdução AcadêmicaProcessos de Ensino.O estudo, bibliográfico e meta-analítico, foi realizado entre janeiro de 2020 e maio de 2021, em 147 dissertações de Mestrado Profissional das áreas de Educação e Ensino de 15 instituições federais. As dissertações foram selecionadas aleatoriamente em bancos de dados acadêmicos das respectivas instituições, disponibilizados na internet. A investigação teve como objetivo verificar se essas dissertações também apresentavam um produto educacional, por nós denominado de objeto de aprendizagem. Os resultados apontaram uma diversidade temática interessante desses objetos gerados, que em sua maioria foram provenientes dos Institutos Federais pesquisados, enquanto as Universidades pesquisadas pouco produziram. O estudo, portanto, trouxe reflexões e possíveis caminhos para subsidiar futuras pesquisas nessa modalidade de pós-graduação, que consideramos importante para o desenvolvimento do país.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3784310.34119/bjhrv4n5-335Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 5 (2021); 22409-22424Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 5 (2021); 22409-224242595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37843/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Costa, Marco Antonio Ferreirada Costa, Maria de Fátima Barrozo2021-11-03T11:14:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37843Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-11-03T11:14:05Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional e a produção de Objetos de Aprendizagem: caminhos e (des)caminhos em dissertações de cursos das áreas de Educação e Ensino / Professional Masters and Learning Objects: paths and (mis)paths in dissertations of courses in the areas of Education and Teaching |
title |
Mestrado Profissional e a produção de Objetos de Aprendizagem: caminhos e (des)caminhos em dissertações de cursos das áreas de Educação e Ensino / Professional Masters and Learning Objects: paths and (mis)paths in dissertations of courses in the areas of Education and Teaching |
spellingShingle |
Mestrado Profissional e a produção de Objetos de Aprendizagem: caminhos e (des)caminhos em dissertações de cursos das áreas de Educação e Ensino / Professional Masters and Learning Objects: paths and (mis)paths in dissertations of courses in the areas of Education and Teaching da Costa, Marco Antonio Ferreira Metodologia da Pesquisa Produção Acadêmica Processos de Ensino. |
title_short |
Mestrado Profissional e a produção de Objetos de Aprendizagem: caminhos e (des)caminhos em dissertações de cursos das áreas de Educação e Ensino / Professional Masters and Learning Objects: paths and (mis)paths in dissertations of courses in the areas of Education and Teaching |
title_full |
Mestrado Profissional e a produção de Objetos de Aprendizagem: caminhos e (des)caminhos em dissertações de cursos das áreas de Educação e Ensino / Professional Masters and Learning Objects: paths and (mis)paths in dissertations of courses in the areas of Education and Teaching |
title_fullStr |
Mestrado Profissional e a produção de Objetos de Aprendizagem: caminhos e (des)caminhos em dissertações de cursos das áreas de Educação e Ensino / Professional Masters and Learning Objects: paths and (mis)paths in dissertations of courses in the areas of Education and Teaching |
title_full_unstemmed |
Mestrado Profissional e a produção de Objetos de Aprendizagem: caminhos e (des)caminhos em dissertações de cursos das áreas de Educação e Ensino / Professional Masters and Learning Objects: paths and (mis)paths in dissertations of courses in the areas of Education and Teaching |
title_sort |
Mestrado Profissional e a produção de Objetos de Aprendizagem: caminhos e (des)caminhos em dissertações de cursos das áreas de Educação e Ensino / Professional Masters and Learning Objects: paths and (mis)paths in dissertations of courses in the areas of Education and Teaching |
author |
da Costa, Marco Antonio Ferreira |
author_facet |
da Costa, Marco Antonio Ferreira da Costa, Maria de Fátima Barrozo |
author_role |
author |
author2 |
da Costa, Maria de Fátima Barrozo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Costa, Marco Antonio Ferreira da Costa, Maria de Fátima Barrozo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia da Pesquisa Produção Acadêmica Processos de Ensino. |
topic |
Metodologia da Pesquisa Produção Acadêmica Processos de Ensino. |
description |
O estudo, bibliográfico e meta-analítico, foi realizado entre janeiro de 2020 e maio de 2021, em 147 dissertações de Mestrado Profissional das áreas de Educação e Ensino de 15 instituições federais. As dissertações foram selecionadas aleatoriamente em bancos de dados acadêmicos das respectivas instituições, disponibilizados na internet. A investigação teve como objetivo verificar se essas dissertações também apresentavam um produto educacional, por nós denominado de objeto de aprendizagem. Os resultados apontaram uma diversidade temática interessante desses objetos gerados, que em sua maioria foram provenientes dos Institutos Federais pesquisados, enquanto as Universidades pesquisadas pouco produziram. O estudo, portanto, trouxe reflexões e possíveis caminhos para subsidiar futuras pesquisas nessa modalidade de pós-graduação, que consideramos importante para o desenvolvimento do país. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37843 10.34119/bjhrv4n5-335 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37843 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv4n5-335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/37843/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 5 (2021); 22409-22424 Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 5 (2021); 22409-22424 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240067940417536 |