Ações educativas desenvolvidas no dia internacional da mulher: relato de experiência / Educational actions developed on international women's day: experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Aline Cândida de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Talita Giselly dos Santos, Nascimento, Gleidson Gomes do, Santos, Lucas Gabriel da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11464
Resumo: Oficialmente, a partir do ano de 1975, a data oito de março foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional das Mulheres. Levando em consideração todo contexto histórico a respeito da trajetória das mulheres até a sociedade moderna, além dos dados a respeito de violência e machismo enraizado, faz-se necessário a abordagem da temática para gerar reflexões e senso crítico na sociedade.  Diante desse contexto, o presente trabalho busca apresentar uma sequência didática realizada por professores em uma escola privada no município de Vitória de Santo Antão – Pernambuco, onde, a partir do ambiente escolar, foram abordados temas relacionados à violência contra a mulher, prevenção e saúde, além de reflexões históricas sobre a origem da data em questão. Para isso, foram realizadas oficinas e palestras com o intuito apresentar para os alunos de forma mais didática o possível, questões voltadas à temática, para colocar em evidência os múltiplos papeis adotados pelas mulheres na sociedade em que vivemos. No que concerne às questões didáticas, é sabido que, diante do contexto de ensino-aprendizagem, seja qual for seu âmbito, é necessário o desenvolvimento de habilidades pedagógicas para serem colocadas em práticas, visto a necessidade de uma aprendizagem mais significativa e eficaz.
id BJRH-0_b32ec6ab554881bea9bca157b9e73eff
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11464
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Ações educativas desenvolvidas no dia internacional da mulher: relato de experiência / Educational actions developed on international women's day: experience reportEducaçãoOito de marçoSequência Didática.Oficialmente, a partir do ano de 1975, a data oito de março foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional das Mulheres. Levando em consideração todo contexto histórico a respeito da trajetória das mulheres até a sociedade moderna, além dos dados a respeito de violência e machismo enraizado, faz-se necessário a abordagem da temática para gerar reflexões e senso crítico na sociedade.  Diante desse contexto, o presente trabalho busca apresentar uma sequência didática realizada por professores em uma escola privada no município de Vitória de Santo Antão – Pernambuco, onde, a partir do ambiente escolar, foram abordados temas relacionados à violência contra a mulher, prevenção e saúde, além de reflexões históricas sobre a origem da data em questão. Para isso, foram realizadas oficinas e palestras com o intuito apresentar para os alunos de forma mais didática o possível, questões voltadas à temática, para colocar em evidência os múltiplos papeis adotados pelas mulheres na sociedade em que vivemos. No que concerne às questões didáticas, é sabido que, diante do contexto de ensino-aprendizagem, seja qual for seu âmbito, é necessário o desenvolvimento de habilidades pedagógicas para serem colocadas em práticas, visto a necessidade de uma aprendizagem mais significativa e eficaz.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1146410.34119/bjhrv3n3-170Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 6157-6168Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 6157-61682595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11464/9567Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Aline Cândida deSouza, Talita Giselly dos SantosNascimento, Gleidson Gomes doSantos, Lucas Gabriel da Silva2020-06-30T18:53:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11464Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-06-30T18:53:40Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações educativas desenvolvidas no dia internacional da mulher: relato de experiência / Educational actions developed on international women's day: experience report
title Ações educativas desenvolvidas no dia internacional da mulher: relato de experiência / Educational actions developed on international women's day: experience report
spellingShingle Ações educativas desenvolvidas no dia internacional da mulher: relato de experiência / Educational actions developed on international women's day: experience report
Araújo, Aline Cândida de
Educação
Oito de março
Sequência Didática.
title_short Ações educativas desenvolvidas no dia internacional da mulher: relato de experiência / Educational actions developed on international women's day: experience report
title_full Ações educativas desenvolvidas no dia internacional da mulher: relato de experiência / Educational actions developed on international women's day: experience report
title_fullStr Ações educativas desenvolvidas no dia internacional da mulher: relato de experiência / Educational actions developed on international women's day: experience report
title_full_unstemmed Ações educativas desenvolvidas no dia internacional da mulher: relato de experiência / Educational actions developed on international women's day: experience report
title_sort Ações educativas desenvolvidas no dia internacional da mulher: relato de experiência / Educational actions developed on international women's day: experience report
author Araújo, Aline Cândida de
author_facet Araújo, Aline Cândida de
Souza, Talita Giselly dos Santos
Nascimento, Gleidson Gomes do
Santos, Lucas Gabriel da Silva
author_role author
author2 Souza, Talita Giselly dos Santos
Nascimento, Gleidson Gomes do
Santos, Lucas Gabriel da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Aline Cândida de
Souza, Talita Giselly dos Santos
Nascimento, Gleidson Gomes do
Santos, Lucas Gabriel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Oito de março
Sequência Didática.
topic Educação
Oito de março
Sequência Didática.
description Oficialmente, a partir do ano de 1975, a data oito de março foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional das Mulheres. Levando em consideração todo contexto histórico a respeito da trajetória das mulheres até a sociedade moderna, além dos dados a respeito de violência e machismo enraizado, faz-se necessário a abordagem da temática para gerar reflexões e senso crítico na sociedade.  Diante desse contexto, o presente trabalho busca apresentar uma sequência didática realizada por professores em uma escola privada no município de Vitória de Santo Antão – Pernambuco, onde, a partir do ambiente escolar, foram abordados temas relacionados à violência contra a mulher, prevenção e saúde, além de reflexões históricas sobre a origem da data em questão. Para isso, foram realizadas oficinas e palestras com o intuito apresentar para os alunos de forma mais didática o possível, questões voltadas à temática, para colocar em evidência os múltiplos papeis adotados pelas mulheres na sociedade em que vivemos. No que concerne às questões didáticas, é sabido que, diante do contexto de ensino-aprendizagem, seja qual for seu âmbito, é necessário o desenvolvimento de habilidades pedagógicas para serem colocadas em práticas, visto a necessidade de uma aprendizagem mais significativa e eficaz.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11464
10.34119/bjhrv3n3-170
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11464
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n3-170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11464/9567
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 6157-6168
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 6157-6168
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240052223311872