Ações educativas desenvolvidas no dia internacional da mulher: relato de experiência / Educational actions developed on international women's day: experience report
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11464 |
Resumo: | Oficialmente, a partir do ano de 1975, a data oito de março foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional das Mulheres. Levando em consideração todo contexto histórico a respeito da trajetória das mulheres até a sociedade moderna, além dos dados a respeito de violência e machismo enraizado, faz-se necessário a abordagem da temática para gerar reflexões e senso crítico na sociedade. Diante desse contexto, o presente trabalho busca apresentar uma sequência didática realizada por professores em uma escola privada no município de Vitória de Santo Antão – Pernambuco, onde, a partir do ambiente escolar, foram abordados temas relacionados à violência contra a mulher, prevenção e saúde, além de reflexões históricas sobre a origem da data em questão. Para isso, foram realizadas oficinas e palestras com o intuito apresentar para os alunos de forma mais didática o possível, questões voltadas à temática, para colocar em evidência os múltiplos papeis adotados pelas mulheres na sociedade em que vivemos. No que concerne às questões didáticas, é sabido que, diante do contexto de ensino-aprendizagem, seja qual for seu âmbito, é necessário o desenvolvimento de habilidades pedagógicas para serem colocadas em práticas, visto a necessidade de uma aprendizagem mais significativa e eficaz. |
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Ações educativas desenvolvidas no dia internacional da mulher: relato de experiência / Educational actions developed on international women's day: experience reportEducaçãoOito de marçoSequência Didática.Oficialmente, a partir do ano de 1975, a data oito de março foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional das Mulheres. Levando em consideração todo contexto histórico a respeito da trajetória das mulheres até a sociedade moderna, além dos dados a respeito de violência e machismo enraizado, faz-se necessário a abordagem da temática para gerar reflexões e senso crítico na sociedade. Diante desse contexto, o presente trabalho busca apresentar uma sequência didática realizada por professores em uma escola privada no município de Vitória de Santo Antão – Pernambuco, onde, a partir do ambiente escolar, foram abordados temas relacionados à violência contra a mulher, prevenção e saúde, além de reflexões históricas sobre a origem da data em questão. Para isso, foram realizadas oficinas e palestras com o intuito apresentar para os alunos de forma mais didática o possível, questões voltadas à temática, para colocar em evidência os múltiplos papeis adotados pelas mulheres na sociedade em que vivemos. No que concerne às questões didáticas, é sabido que, diante do contexto de ensino-aprendizagem, seja qual for seu âmbito, é necessário o desenvolvimento de habilidades pedagógicas para serem colocadas em práticas, visto a necessidade de uma aprendizagem mais significativa e eficaz.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1146410.34119/bjhrv3n3-170Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 6157-6168Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 6157-61682595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/11464/9567Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Aline Cândida deSouza, Talita Giselly dos SantosNascimento, Gleidson Gomes doSantos, Lucas Gabriel da Silva2020-06-30T18:53:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11464Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-06-30T18:53:40Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
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