Comportamento alimentar de crianças com Transtorno Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Aguiar, Débora Taborda
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sica, Caroline D’Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65870
Resumo: Objetivo: Avaliar o comportamento alimentar de crianças com Transtorno Espectro Autista (TEA). Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, com delineamento transversal realizado na forma de pesquisa-ação. A amostra foi por conveniência, envolvendo crianças entre dois e dez anos de idade, de ambos os sexos. Foi utilizado como material de coleta de dados um questionário com perguntas fechadas, disponibilizado de forma online a respeito do comportamento alimentar. Para o levantamento de dados, foi utilizado a Escala de Avaliação do Comportamento Alimentar no Transtorno Espectro Autista. O questionário aborda perguntas relacionadas ao comportamento alimentar de crianças com TEA como: motricidade na mastigação; seletividade alimentar; habilidades nas refeições; comportamento inadequado relacionado às refeições; comportamentos rígidos relacionados à alimentação; comportamento opositores relacionados à alimentação; alergias e intolerância alimentar. Resultados: Os resultados deste estudo apresentaram que as crianças com TEA tem escore mais alto para o Fator 2 (Seletividade Alimentar) e Fator 3 (Habilidades nas Refeições), já o Fator 4 (Comportamento Inadequado Relacionado às Refeições) e Fator 7 (Alergias e Intolerância Alimentar) apresentaram o escore mais baixo. Conclusão: Comportamentos de seletividade alimentar foram identificados na amostra estudada. Sendo assim, é necessário a intervenção adequada no que se refere ao acompanhamento nutricional, pois existe carência de informações ofertadas aos pais, cuidadores e aos próprios pacientes quanto a importância da alimentação no TEA.
id BJRH-0_b57faba5215a5ffb301b146f8ebb5fc2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65870
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Comportamento alimentar de crianças com Transtorno Espectro AutistaTranstorno Espectro do Autismoseletividade alimentarcomportamento alimentarObjetivo: Avaliar o comportamento alimentar de crianças com Transtorno Espectro Autista (TEA). Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, com delineamento transversal realizado na forma de pesquisa-ação. A amostra foi por conveniência, envolvendo crianças entre dois e dez anos de idade, de ambos os sexos. Foi utilizado como material de coleta de dados um questionário com perguntas fechadas, disponibilizado de forma online a respeito do comportamento alimentar. Para o levantamento de dados, foi utilizado a Escala de Avaliação do Comportamento Alimentar no Transtorno Espectro Autista. O questionário aborda perguntas relacionadas ao comportamento alimentar de crianças com TEA como: motricidade na mastigação; seletividade alimentar; habilidades nas refeições; comportamento inadequado relacionado às refeições; comportamentos rígidos relacionados à alimentação; comportamento opositores relacionados à alimentação; alergias e intolerância alimentar. Resultados: Os resultados deste estudo apresentaram que as crianças com TEA tem escore mais alto para o Fator 2 (Seletividade Alimentar) e Fator 3 (Habilidades nas Refeições), já o Fator 4 (Comportamento Inadequado Relacionado às Refeições) e Fator 7 (Alergias e Intolerância Alimentar) apresentaram o escore mais baixo. Conclusão: Comportamentos de seletividade alimentar foram identificados na amostra estudada. Sendo assim, é necessário a intervenção adequada no que se refere ao acompanhamento nutricional, pois existe carência de informações ofertadas aos pais, cuidadores e aos próprios pacientes quanto a importância da alimentação no TEA.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6587010.34119/bjhrv6n6-520Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 33322-33334Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 33322-33334Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 33322-333342595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65870/47049de Aguiar, Débora TabordaSica, Caroline D’Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-22T20:14:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/65870Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-12-22T20:14:28Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento alimentar de crianças com Transtorno Espectro Autista
title Comportamento alimentar de crianças com Transtorno Espectro Autista
spellingShingle Comportamento alimentar de crianças com Transtorno Espectro Autista
de Aguiar, Débora Taborda
Transtorno Espectro do Autismo
seletividade alimentar
comportamento alimentar
title_short Comportamento alimentar de crianças com Transtorno Espectro Autista
title_full Comportamento alimentar de crianças com Transtorno Espectro Autista
title_fullStr Comportamento alimentar de crianças com Transtorno Espectro Autista
title_full_unstemmed Comportamento alimentar de crianças com Transtorno Espectro Autista
title_sort Comportamento alimentar de crianças com Transtorno Espectro Autista
author de Aguiar, Débora Taborda
author_facet de Aguiar, Débora Taborda
Sica, Caroline D’Azevedo
author_role author
author2 Sica, Caroline D’Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Aguiar, Débora Taborda
Sica, Caroline D’Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno Espectro do Autismo
seletividade alimentar
comportamento alimentar
topic Transtorno Espectro do Autismo
seletividade alimentar
comportamento alimentar
description Objetivo: Avaliar o comportamento alimentar de crianças com Transtorno Espectro Autista (TEA). Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, com delineamento transversal realizado na forma de pesquisa-ação. A amostra foi por conveniência, envolvendo crianças entre dois e dez anos de idade, de ambos os sexos. Foi utilizado como material de coleta de dados um questionário com perguntas fechadas, disponibilizado de forma online a respeito do comportamento alimentar. Para o levantamento de dados, foi utilizado a Escala de Avaliação do Comportamento Alimentar no Transtorno Espectro Autista. O questionário aborda perguntas relacionadas ao comportamento alimentar de crianças com TEA como: motricidade na mastigação; seletividade alimentar; habilidades nas refeições; comportamento inadequado relacionado às refeições; comportamentos rígidos relacionados à alimentação; comportamento opositores relacionados à alimentação; alergias e intolerância alimentar. Resultados: Os resultados deste estudo apresentaram que as crianças com TEA tem escore mais alto para o Fator 2 (Seletividade Alimentar) e Fator 3 (Habilidades nas Refeições), já o Fator 4 (Comportamento Inadequado Relacionado às Refeições) e Fator 7 (Alergias e Intolerância Alimentar) apresentaram o escore mais baixo. Conclusão: Comportamentos de seletividade alimentar foram identificados na amostra estudada. Sendo assim, é necessário a intervenção adequada no que se refere ao acompanhamento nutricional, pois existe carência de informações ofertadas aos pais, cuidadores e aos próprios pacientes quanto a importância da alimentação no TEA.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65870
10.34119/bjhrv6n6-520
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65870
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n6-520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65870/47049
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 6 (2023); 33322-33334
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 6 (2023); 33322-33334
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 6 (2023); 33322-33334
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240040007401472