Educação inclusiva: ludicidade como prática docente para a inclusão de aluno autista / Inclusive education: playfulness as a teaching practice for the inclusion of an autistic student

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Francisco Roberto Diniz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43632
Resumo: Esse estudo centra-se na importante contribuição do lúdico no desenvolvimento das crianças autistas, tendo em vista o modo como o lúdico está contemplado nas séries iniciais do Ensino Fundamental e como os docentes compreendem esse aspecto pedagógico na sua prática docente. Tomou-se como referência o lúdico, como sendo um conjunto de atividades que colaboram de forma positiva e significativa no desenvolvimento da criança, colaborando para que essas crianças se tornem sujeitos ativos e produtores da sua própria cultura. Neste sentido, observou-se a necessidade de uma análise acerca da ludicidade presente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, de modo que possamos compreendê-lo nessa fase de escolarização, como potencializador do desenvolvimento das crianças com TEA. Essa pesquisa tem como objetivo geral compreender o papel da ludicidade na prática docente no Ensino Fundamental anos iniciais, com vistas no desenvolvimento da criança autista. E os objetivos específicos: identificar como o lúdico está sendo contemplado na prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental com alunos autistas; entender de que forma o lúdico pode influenciar na socialização das crianças com TEA; como os professores compreendem o lúdico em sua prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O método utilizado para a realização desse estudo compreende a pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa. Mediante as análises, foi possível identificar o uso de algumas estratégias lúdicas que auxiliam na aprendizagem das crianças com TEA e no seu processo de socialização. No entanto, a prática docente ainda se mostra inconsistente devido à carência de elementos lúdicos no dia a dia da prática em sala de aula. Como conclusão, essa pesquisa tornou-se relevante à medida que contribuiu para a produção de conhecimento sobre a importância que o lúdico exerce no desenvolvimento da criança autista, mais especificamente no Ensino Fundamental e para a prática docente, considerando que existem poucos estudos voltados para essa relação do lúdico associado ao autista no Ensino Fundamental. 
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