Educação inclusiva: ludicidade como prática docente para a inclusão de aluno autista / Inclusive education: playfulness as a teaching practice for the inclusion of an autistic student
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43632 |
Resumo: | Esse estudo centra-se na importante contribuição do lúdico no desenvolvimento das crianças autistas, tendo em vista o modo como o lúdico está contemplado nas séries iniciais do Ensino Fundamental e como os docentes compreendem esse aspecto pedagógico na sua prática docente. Tomou-se como referência o lúdico, como sendo um conjunto de atividades que colaboram de forma positiva e significativa no desenvolvimento da criança, colaborando para que essas crianças se tornem sujeitos ativos e produtores da sua própria cultura. Neste sentido, observou-se a necessidade de uma análise acerca da ludicidade presente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, de modo que possamos compreendê-lo nessa fase de escolarização, como potencializador do desenvolvimento das crianças com TEA. Essa pesquisa tem como objetivo geral compreender o papel da ludicidade na prática docente no Ensino Fundamental anos iniciais, com vistas no desenvolvimento da criança autista. E os objetivos específicos: identificar como o lúdico está sendo contemplado na prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental com alunos autistas; entender de que forma o lúdico pode influenciar na socialização das crianças com TEA; como os professores compreendem o lúdico em sua prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O método utilizado para a realização desse estudo compreende a pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa. Mediante as análises, foi possível identificar o uso de algumas estratégias lúdicas que auxiliam na aprendizagem das crianças com TEA e no seu processo de socialização. No entanto, a prática docente ainda se mostra inconsistente devido à carência de elementos lúdicos no dia a dia da prática em sala de aula. Como conclusão, essa pesquisa tornou-se relevante à medida que contribuiu para a produção de conhecimento sobre a importância que o lúdico exerce no desenvolvimento da criança autista, mais especificamente no Ensino Fundamental e para a prática docente, considerando que existem poucos estudos voltados para essa relação do lúdico associado ao autista no Ensino Fundamental. |
id |
BJRH-0_ba05e819b9da509fd00c08ae6df46af3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43632 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva: ludicidade como prática docente para a inclusão de aluno autista / Inclusive education: playfulness as a teaching practice for the inclusion of an autistic studentLúdicoAutismoDesenvolvimentoEnsino FundamentalDocência.Esse estudo centra-se na importante contribuição do lúdico no desenvolvimento das crianças autistas, tendo em vista o modo como o lúdico está contemplado nas séries iniciais do Ensino Fundamental e como os docentes compreendem esse aspecto pedagógico na sua prática docente. Tomou-se como referência o lúdico, como sendo um conjunto de atividades que colaboram de forma positiva e significativa no desenvolvimento da criança, colaborando para que essas crianças se tornem sujeitos ativos e produtores da sua própria cultura. Neste sentido, observou-se a necessidade de uma análise acerca da ludicidade presente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, de modo que possamos compreendê-lo nessa fase de escolarização, como potencializador do desenvolvimento das crianças com TEA. Essa pesquisa tem como objetivo geral compreender o papel da ludicidade na prática docente no Ensino Fundamental anos iniciais, com vistas no desenvolvimento da criança autista. E os objetivos específicos: identificar como o lúdico está sendo contemplado na prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental com alunos autistas; entender de que forma o lúdico pode influenciar na socialização das crianças com TEA; como os professores compreendem o lúdico em sua prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O método utilizado para a realização desse estudo compreende a pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa. Mediante as análises, foi possível identificar o uso de algumas estratégias lúdicas que auxiliam na aprendizagem das crianças com TEA e no seu processo de socialização. No entanto, a prática docente ainda se mostra inconsistente devido à carência de elementos lúdicos no dia a dia da prática em sala de aula. Como conclusão, essa pesquisa tornou-se relevante à medida que contribuiu para a produção de conhecimento sobre a importância que o lúdico exerce no desenvolvimento da criança autista, mais especificamente no Ensino Fundamental e para a prática docente, considerando que existem poucos estudos voltados para essa relação do lúdico associado ao autista no Ensino Fundamental. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4363210.34119/bjhrv5n1-190Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 1 (2022); 2151-2166Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 1 (2022); 2151-21662595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43632/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Francisco Roberto Diniz2022-02-28T20:37:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43632Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-02-28T20:37:27Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva: ludicidade como prática docente para a inclusão de aluno autista / Inclusive education: playfulness as a teaching practice for the inclusion of an autistic student |
title |
Educação inclusiva: ludicidade como prática docente para a inclusão de aluno autista / Inclusive education: playfulness as a teaching practice for the inclusion of an autistic student |
spellingShingle |
Educação inclusiva: ludicidade como prática docente para a inclusão de aluno autista / Inclusive education: playfulness as a teaching practice for the inclusion of an autistic student Araújo, Francisco Roberto Diniz Lúdico Autismo Desenvolvimento Ensino Fundamental Docência. |
title_short |
Educação inclusiva: ludicidade como prática docente para a inclusão de aluno autista / Inclusive education: playfulness as a teaching practice for the inclusion of an autistic student |
title_full |
Educação inclusiva: ludicidade como prática docente para a inclusão de aluno autista / Inclusive education: playfulness as a teaching practice for the inclusion of an autistic student |
title_fullStr |
Educação inclusiva: ludicidade como prática docente para a inclusão de aluno autista / Inclusive education: playfulness as a teaching practice for the inclusion of an autistic student |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva: ludicidade como prática docente para a inclusão de aluno autista / Inclusive education: playfulness as a teaching practice for the inclusion of an autistic student |
title_sort |
Educação inclusiva: ludicidade como prática docente para a inclusão de aluno autista / Inclusive education: playfulness as a teaching practice for the inclusion of an autistic student |
author |
Araújo, Francisco Roberto Diniz |
author_facet |
Araújo, Francisco Roberto Diniz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Francisco Roberto Diniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lúdico Autismo Desenvolvimento Ensino Fundamental Docência. |
topic |
Lúdico Autismo Desenvolvimento Ensino Fundamental Docência. |
description |
Esse estudo centra-se na importante contribuição do lúdico no desenvolvimento das crianças autistas, tendo em vista o modo como o lúdico está contemplado nas séries iniciais do Ensino Fundamental e como os docentes compreendem esse aspecto pedagógico na sua prática docente. Tomou-se como referência o lúdico, como sendo um conjunto de atividades que colaboram de forma positiva e significativa no desenvolvimento da criança, colaborando para que essas crianças se tornem sujeitos ativos e produtores da sua própria cultura. Neste sentido, observou-se a necessidade de uma análise acerca da ludicidade presente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, de modo que possamos compreendê-lo nessa fase de escolarização, como potencializador do desenvolvimento das crianças com TEA. Essa pesquisa tem como objetivo geral compreender o papel da ludicidade na prática docente no Ensino Fundamental anos iniciais, com vistas no desenvolvimento da criança autista. E os objetivos específicos: identificar como o lúdico está sendo contemplado na prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental com alunos autistas; entender de que forma o lúdico pode influenciar na socialização das crianças com TEA; como os professores compreendem o lúdico em sua prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O método utilizado para a realização desse estudo compreende a pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa. Mediante as análises, foi possível identificar o uso de algumas estratégias lúdicas que auxiliam na aprendizagem das crianças com TEA e no seu processo de socialização. No entanto, a prática docente ainda se mostra inconsistente devido à carência de elementos lúdicos no dia a dia da prática em sala de aula. Como conclusão, essa pesquisa tornou-se relevante à medida que contribuiu para a produção de conhecimento sobre a importância que o lúdico exerce no desenvolvimento da criança autista, mais especificamente no Ensino Fundamental e para a prática docente, considerando que existem poucos estudos voltados para essa relação do lúdico associado ao autista no Ensino Fundamental. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43632 10.34119/bjhrv5n1-190 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43632 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv5n1-190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/43632/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 1 (2022); 2151-2166 Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 1 (2022); 2151-2166 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240071883063296 |