A Inclusão do Aluno Autista na Educação Matemática na Perspectiva da Aprendizagem através do Lúdico / The Inclusion of the Autistic Student in Mathematics Education in the Perspective of Learning through Ludic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Geovana Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Teixeira, Verônica Rejane de Lima, Bringel, Maricelia Félix Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3631
Resumo: Resumo: A inclusão de  alunos com deficiência ou transtorno  é um direito garantido por lei, por este motivo este artigo foi realizado tendo  como intuito discutir, refletir e compreender sobre  a inclusão no  ensino da matemática para alunos com TEA,  o Transtorno do espectro autista, matriculados na escola de ensino fundamental anos finais vinculadas a rede pública de ensino de Penaforte-CE. Foi realizado o diagnóstico na escola campo, onde foi evidenciado que o processo de inclusão dos alunos com  autismo no ensino da matemática ainda é bastante desafiadora, tendo em vista que a escola não possui materiais adaptados, nem incluem em seus debates ou documentos norteadores sobre a educação inclusiva, não tem uma infraestrutura adequada, sobretudo, em relação a capacitação dos docentes, entretanto, buscou-se demonstrar aos discentes que é possível inovar suas práticas pedagógicas através de estratégias e metodologias de ensino que facilite a aplicação de  atividades voltadas para o ensino desta disciplina, assim desta forma, a partir do desenvolvimento de planejamentos pedagógicos, a utilização de materiais didáticos manipuláveis, que desenvolva o raciocínio lógico, o pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, assim proporcionando uma  aprendizagem significativa deste público que necessita de um olhar especial na forma de ensinar, com a finalidade de, posteriormente, realizar uma intervenção, com a utilização de jogos, e tecnologias assistivas, através da gamificação, ferramentas essas que potencializem o ensino e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Quanto ao tipo de pesquisa, optou-se pela pesquisa de campo, de caráter qualitativa e exploratório, de natureza bibliográfica onde os estudos sobre a educação matemática evidenciaram que é necessário promover uma educação que preze pela aprendizagem dos alunos autistas.Palavras-Chave: Inclusão. autismo. Educação Matemática. Lúdico. Abstract: The inclusion of students with disabilities or disorders is a right guaranteed by law, for this reason this article was carried out with the aim of discussing, reflecting and understanding about inclusion in the teaching of mathematics for students with ASD, Autism Spectrum Disorder, enrolled in the final year elementary school linked to the public education network of Penaforte-CE. The diagnosis was carried out at the rural school, where it was evidenced that the process of including students with autism in the teaching of mathematics is still quite challenging, given that the school does not have adapted materials, nor do they include in its debates or guiding documents about the inclusive education, does not have an adequate infrastructure, especially in relation to the training of teachers, however, we sought to demonstrate to students that it is possible to innovate their pedagogical practices through teaching strategies and methodologies that facilitate the application of activities aimed at teaching of this discipline, thus, from the development of pedagogical plans, the use of manipulative teaching materials, which develops logical reasoning, thinking, creativity and the ability to solve problems, thus providing a significant learning of this public that needs a special look at the way of teaching, with the purpose of, po later, carry out an intervention, using games, and assistive technologies, through gamification, tools that enhance the teaching and learning of mathematical content. As for the type of research, field research was chosen, of a qualitative and exploratory nature, of a bibliographic nature, where studies on mathematics education showed that it is necessary to promote an education that values the learning of autistic students.Keywords: Inclusion. autism. Mathematics Education. Playful.
id IPES_1acdda63225a5a9df2b03f2ff52248ef
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3631
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Inclusão do Aluno Autista na Educação Matemática na Perspectiva da Aprendizagem através do Lúdico / The Inclusion of the Autistic Student in Mathematics Education in the Perspective of Learning through LudicInclusão. autismo. Educação Matemática. LúdicoResumo: A inclusão de  alunos com deficiência ou transtorno  é um direito garantido por lei, por este motivo este artigo foi realizado tendo  como intuito discutir, refletir e compreender sobre  a inclusão no  ensino da matemática para alunos com TEA,  o Transtorno do espectro autista, matriculados na escola de ensino fundamental anos finais vinculadas a rede pública de ensino de Penaforte-CE. Foi realizado o diagnóstico na escola campo, onde foi evidenciado que o processo de inclusão dos alunos com  autismo no ensino da matemática ainda é bastante desafiadora, tendo em vista que a escola não possui materiais adaptados, nem incluem em seus debates ou documentos norteadores sobre a educação inclusiva, não tem uma infraestrutura adequada, sobretudo, em relação a capacitação dos docentes, entretanto, buscou-se demonstrar aos discentes que é possível inovar suas práticas pedagógicas através de estratégias e metodologias de ensino que facilite a aplicação de  atividades voltadas para o ensino desta disciplina, assim desta forma, a partir do desenvolvimento de planejamentos pedagógicos, a utilização de materiais didáticos manipuláveis, que desenvolva o raciocínio lógico, o pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, assim proporcionando uma  aprendizagem significativa deste público que necessita de um olhar especial na forma de ensinar, com a finalidade de, posteriormente, realizar uma intervenção, com a utilização de jogos, e tecnologias assistivas, através da gamificação, ferramentas essas que potencializem o ensino e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Quanto ao tipo de pesquisa, optou-se pela pesquisa de campo, de caráter qualitativa e exploratório, de natureza bibliográfica onde os estudos sobre a educação matemática evidenciaram que é necessário promover uma educação que preze pela aprendizagem dos alunos autistas.Palavras-Chave: Inclusão. autismo. Educação Matemática. Lúdico. Abstract: The inclusion of students with disabilities or disorders is a right guaranteed by law, for this reason this article was carried out with the aim of discussing, reflecting and understanding about inclusion in the teaching of mathematics for students with ASD, Autism Spectrum Disorder, enrolled in the final year elementary school linked to the public education network of Penaforte-CE. The diagnosis was carried out at the rural school, where it was evidenced that the process of including students with autism in the teaching of mathematics is still quite challenging, given that the school does not have adapted materials, nor do they include in its debates or guiding documents about the inclusive education, does not have an adequate infrastructure, especially in relation to the training of teachers, however, we sought to demonstrate to students that it is possible to innovate their pedagogical practices through teaching strategies and methodologies that facilitate the application of activities aimed at teaching of this discipline, thus, from the development of pedagogical plans, the use of manipulative teaching materials, which develops logical reasoning, thinking, creativity and the ability to solve problems, thus providing a significant learning of this public that needs a special look at the way of teaching, with the purpose of, po later, carry out an intervention, using games, and assistive technologies, through gamification, tools that enhance the teaching and learning of mathematical content. As for the type of research, field research was chosen, of a qualitative and exploratory nature, of a bibliographic nature, where studies on mathematics education showed that it is necessary to promote an education that values the learning of autistic students.Keywords: Inclusion. autism. Mathematics Education. Playful.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3631ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 64 (2022); 38-571981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3631/5702Copyright (c) 2022 Geovana Silva Ferreira, Verônica Rejane de Lima Teixeira, Maricelia Félix Andrade Bringelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Geovana SilvaTeixeira, Verônica Rejane de LimaBringel, Maricelia Félix Andrade2022-12-30T14:32:55Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3631Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-12-30T14:32:55ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv A Inclusão do Aluno Autista na Educação Matemática na Perspectiva da Aprendizagem através do Lúdico / The Inclusion of the Autistic Student in Mathematics Education in the Perspective of Learning through Ludic
title A Inclusão do Aluno Autista na Educação Matemática na Perspectiva da Aprendizagem através do Lúdico / The Inclusion of the Autistic Student in Mathematics Education in the Perspective of Learning through Ludic
spellingShingle A Inclusão do Aluno Autista na Educação Matemática na Perspectiva da Aprendizagem através do Lúdico / The Inclusion of the Autistic Student in Mathematics Education in the Perspective of Learning through Ludic
Ferreira, Geovana Silva
Inclusão. autismo. Educação Matemática. Lúdico
title_short A Inclusão do Aluno Autista na Educação Matemática na Perspectiva da Aprendizagem através do Lúdico / The Inclusion of the Autistic Student in Mathematics Education in the Perspective of Learning through Ludic
title_full A Inclusão do Aluno Autista na Educação Matemática na Perspectiva da Aprendizagem através do Lúdico / The Inclusion of the Autistic Student in Mathematics Education in the Perspective of Learning through Ludic
title_fullStr A Inclusão do Aluno Autista na Educação Matemática na Perspectiva da Aprendizagem através do Lúdico / The Inclusion of the Autistic Student in Mathematics Education in the Perspective of Learning through Ludic
title_full_unstemmed A Inclusão do Aluno Autista na Educação Matemática na Perspectiva da Aprendizagem através do Lúdico / The Inclusion of the Autistic Student in Mathematics Education in the Perspective of Learning through Ludic
title_sort A Inclusão do Aluno Autista na Educação Matemática na Perspectiva da Aprendizagem através do Lúdico / The Inclusion of the Autistic Student in Mathematics Education in the Perspective of Learning through Ludic
author Ferreira, Geovana Silva
author_facet Ferreira, Geovana Silva
Teixeira, Verônica Rejane de Lima
Bringel, Maricelia Félix Andrade
author_role author
author2 Teixeira, Verônica Rejane de Lima
Bringel, Maricelia Félix Andrade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Geovana Silva
Teixeira, Verônica Rejane de Lima
Bringel, Maricelia Félix Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão. autismo. Educação Matemática. Lúdico
topic Inclusão. autismo. Educação Matemática. Lúdico
description Resumo: A inclusão de  alunos com deficiência ou transtorno  é um direito garantido por lei, por este motivo este artigo foi realizado tendo  como intuito discutir, refletir e compreender sobre  a inclusão no  ensino da matemática para alunos com TEA,  o Transtorno do espectro autista, matriculados na escola de ensino fundamental anos finais vinculadas a rede pública de ensino de Penaforte-CE. Foi realizado o diagnóstico na escola campo, onde foi evidenciado que o processo de inclusão dos alunos com  autismo no ensino da matemática ainda é bastante desafiadora, tendo em vista que a escola não possui materiais adaptados, nem incluem em seus debates ou documentos norteadores sobre a educação inclusiva, não tem uma infraestrutura adequada, sobretudo, em relação a capacitação dos docentes, entretanto, buscou-se demonstrar aos discentes que é possível inovar suas práticas pedagógicas através de estratégias e metodologias de ensino que facilite a aplicação de  atividades voltadas para o ensino desta disciplina, assim desta forma, a partir do desenvolvimento de planejamentos pedagógicos, a utilização de materiais didáticos manipuláveis, que desenvolva o raciocínio lógico, o pensamento, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, assim proporcionando uma  aprendizagem significativa deste público que necessita de um olhar especial na forma de ensinar, com a finalidade de, posteriormente, realizar uma intervenção, com a utilização de jogos, e tecnologias assistivas, através da gamificação, ferramentas essas que potencializem o ensino e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Quanto ao tipo de pesquisa, optou-se pela pesquisa de campo, de caráter qualitativa e exploratório, de natureza bibliográfica onde os estudos sobre a educação matemática evidenciaram que é necessário promover uma educação que preze pela aprendizagem dos alunos autistas.Palavras-Chave: Inclusão. autismo. Educação Matemática. Lúdico. Abstract: The inclusion of students with disabilities or disorders is a right guaranteed by law, for this reason this article was carried out with the aim of discussing, reflecting and understanding about inclusion in the teaching of mathematics for students with ASD, Autism Spectrum Disorder, enrolled in the final year elementary school linked to the public education network of Penaforte-CE. The diagnosis was carried out at the rural school, where it was evidenced that the process of including students with autism in the teaching of mathematics is still quite challenging, given that the school does not have adapted materials, nor do they include in its debates or guiding documents about the inclusive education, does not have an adequate infrastructure, especially in relation to the training of teachers, however, we sought to demonstrate to students that it is possible to innovate their pedagogical practices through teaching strategies and methodologies that facilitate the application of activities aimed at teaching of this discipline, thus, from the development of pedagogical plans, the use of manipulative teaching materials, which develops logical reasoning, thinking, creativity and the ability to solve problems, thus providing a significant learning of this public that needs a special look at the way of teaching, with the purpose of, po later, carry out an intervention, using games, and assistive technologies, through gamification, tools that enhance the teaching and learning of mathematical content. As for the type of research, field research was chosen, of a qualitative and exploratory nature, of a bibliographic nature, where studies on mathematics education showed that it is necessary to promote an education that values the learning of autistic students.Keywords: Inclusion. autism. Mathematics Education. Playful.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3631
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3631/5702
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 64 (2022); 38-57
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053946007650304