Manejo da Síndrome de Burnout e sua frequência em estudantes de medicina / Management of Burnout Syndrome and its frequency in medical students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardina, Brígida Avelar Dalla
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Chaves, Ana Amélia Macedo, Cançado, Gabriel Braga de Paula, Melo, Juliana Estefany Rodrigues de, Filho, Júlio César Cimino Pereira, Amaral, Laura Couto Eleutério, Lopes, Mauro Marques, Soares, Gustavo Fonseca Genelhu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/45608
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar de forma abrangente o quadro da Síndrome de Burnout em estudantes universitários do curso de medicina, identificar os principais grupos de risco dentre essa população e analisar os hábitos que propiciam o desenvolvimento dessa síndrome. Burnout é uma síndrome caracterizada pela exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal. O desenvolvimento da patologia é aumentado em acadêmicos de medicina por se tratar de um curso de características exigentes, excessivas horas de estudo, elevada onerosidade, pouco tempo de lazer e exposição a situações de pressão psicológica. Essa doença possui impactos diretos no rendimento acadêmico dos alunos e prejudica o bem estar desses indivíduos. Além disso, o artigo visa apresentar estratégias de tratamento e prevenção da condição enquanto analisa o correto manejo clínico psiquiátrico, visando melhor qualidade de vida desses indivíduos. Alguns fatores estão estreitamente ligados à evolução da doença, como o sono irregular, ausência de atividades físicas na rotina e excesso de tarefas e responsabilidades proporcionadas pelo curso de medicina. Com relação aos tratamentos não se tem evidência robusta de métodos efetivos, mas a literatura mostra alguns fatores que ajudam a reduzir o estresse e consequentemente prevenir o quadro da doença.
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