Influência da realidade virtual no equilíbrio de pacientes hemiparéticos pós-ave / Influence of virtual reality on balance of hemiparetic patients after ave
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/15707 |
Resumo: | Introdução: O acidente vascular encefálico (AVE) ou acidente vascular cerebral (AVC) é uma doença encéfalo-vascular causada por interrupção do suprimento de sangue no cérebro. O AVE pode decorrer da isquemia ou hemorragia no tecido cerebral, levando a danos celulares e complicações neurológicas. Objetivo: O objetivo da pesquisa foi evidenciar a realidade virtual como um recurso de reabilitação no tratamento de pacientes com sequela de AVE. Métodos: Estudo de caráter experimental, utilizando-se a realidade virtual através do videogame Nintendo Wii. Foram selecionados 06 pacientes, com média de idade de 58 anos. Os indivíduos foram submetidos a 20 atendimentos utilizando-se o acessório Balance Board e os jogos Penguin Slide e Soccer Heading. Os indivíduos foram submetidos a avaliação com escala de Equilíbrio de Berg. Resultado: Observou-se melhora do equilíbrio estático e dinâmico dos pacientes, quando comparados os resultados da Escala de equilíbrio de Berg inicial (média 29,16 pontos) e Berg final (média de 36,16 pontos). Discussão: A realidade virtual através dos jogos que trabalham equilíbrio e transferência de peso vem trazendo aos pacientes melhora no déficit de equilíbrio e na distribuição de peso. Por ser uma inovação tecnológica, a realidade virtual mostra-se promissora, sendo de grande expectativa que haja resultados satisfatórios. O ambiente virtual, através de jogos, promove a interação do paciente, por meio das reações de equilíbrio, gerando no indivíduo a sensação de experimentar uma realidade diferente. Conclusão: Após o protocolo de atendimento aplicado, observou-se que a realidade virtual utilizando o Nintendo Wii foi eficaz no tratamento de hemiparético pós-acidente vascular encefálico, evidenciando melhora do equilíbrio dos pacientes em questão. O resultado positivo sugere que o mesmo protocolo de atendimento pode ser usado com uma quantidade maior de amostra. |
id |
BJRH-0_d1d5be9a22f810a2cf44bd39bd4d1c9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15707 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Influência da realidade virtual no equilíbrio de pacientes hemiparéticos pós-ave / Influence of virtual reality on balance of hemiparetic patients after aveFisioterapiaRealidade virtualEquilíbrioEscala de BergIntrodução: O acidente vascular encefálico (AVE) ou acidente vascular cerebral (AVC) é uma doença encéfalo-vascular causada por interrupção do suprimento de sangue no cérebro. O AVE pode decorrer da isquemia ou hemorragia no tecido cerebral, levando a danos celulares e complicações neurológicas. Objetivo: O objetivo da pesquisa foi evidenciar a realidade virtual como um recurso de reabilitação no tratamento de pacientes com sequela de AVE. Métodos: Estudo de caráter experimental, utilizando-se a realidade virtual através do videogame Nintendo Wii. Foram selecionados 06 pacientes, com média de idade de 58 anos. Os indivíduos foram submetidos a 20 atendimentos utilizando-se o acessório Balance Board e os jogos Penguin Slide e Soccer Heading. Os indivíduos foram submetidos a avaliação com escala de Equilíbrio de Berg. Resultado: Observou-se melhora do equilíbrio estático e dinâmico dos pacientes, quando comparados os resultados da Escala de equilíbrio de Berg inicial (média 29,16 pontos) e Berg final (média de 36,16 pontos). Discussão: A realidade virtual através dos jogos que trabalham equilíbrio e transferência de peso vem trazendo aos pacientes melhora no déficit de equilíbrio e na distribuição de peso. Por ser uma inovação tecnológica, a realidade virtual mostra-se promissora, sendo de grande expectativa que haja resultados satisfatórios. O ambiente virtual, através de jogos, promove a interação do paciente, por meio das reações de equilíbrio, gerando no indivíduo a sensação de experimentar uma realidade diferente. Conclusão: Após o protocolo de atendimento aplicado, observou-se que a realidade virtual utilizando o Nintendo Wii foi eficaz no tratamento de hemiparético pós-acidente vascular encefálico, evidenciando melhora do equilíbrio dos pacientes em questão. O resultado positivo sugere que o mesmo protocolo de atendimento pode ser usado com uma quantidade maior de amostra. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1570710.34119/bjhrv3n4-328Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 10674-10684Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 10674-106842595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/15707/12915Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacêdo, Jordano Leite Cavalcante deRodrigues, Leonardo Raphael SantosRodrigues, Ana Patricia de Carvalho PetilloAlencar, Francisco JoséLopes, Leylane Auzeni Mendes RilzerMoura, Caroline Rodrigues de BarrosMota, Paloma Soares2020-09-24T10:58:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15707Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-09-24T10:58:49Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência da realidade virtual no equilíbrio de pacientes hemiparéticos pós-ave / Influence of virtual reality on balance of hemiparetic patients after ave |
title |
Influência da realidade virtual no equilíbrio de pacientes hemiparéticos pós-ave / Influence of virtual reality on balance of hemiparetic patients after ave |
spellingShingle |
Influência da realidade virtual no equilíbrio de pacientes hemiparéticos pós-ave / Influence of virtual reality on balance of hemiparetic patients after ave Macêdo, Jordano Leite Cavalcante de Fisioterapia Realidade virtual Equilíbrio Escala de Berg |
title_short |
Influência da realidade virtual no equilíbrio de pacientes hemiparéticos pós-ave / Influence of virtual reality on balance of hemiparetic patients after ave |
title_full |
Influência da realidade virtual no equilíbrio de pacientes hemiparéticos pós-ave / Influence of virtual reality on balance of hemiparetic patients after ave |
title_fullStr |
Influência da realidade virtual no equilíbrio de pacientes hemiparéticos pós-ave / Influence of virtual reality on balance of hemiparetic patients after ave |
title_full_unstemmed |
Influência da realidade virtual no equilíbrio de pacientes hemiparéticos pós-ave / Influence of virtual reality on balance of hemiparetic patients after ave |
title_sort |
Influência da realidade virtual no equilíbrio de pacientes hemiparéticos pós-ave / Influence of virtual reality on balance of hemiparetic patients after ave |
author |
Macêdo, Jordano Leite Cavalcante de |
author_facet |
Macêdo, Jordano Leite Cavalcante de Rodrigues, Leonardo Raphael Santos Rodrigues, Ana Patricia de Carvalho Petillo Alencar, Francisco José Lopes, Leylane Auzeni Mendes Rilzer Moura, Caroline Rodrigues de Barros Mota, Paloma Soares |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Leonardo Raphael Santos Rodrigues, Ana Patricia de Carvalho Petillo Alencar, Francisco José Lopes, Leylane Auzeni Mendes Rilzer Moura, Caroline Rodrigues de Barros Mota, Paloma Soares |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macêdo, Jordano Leite Cavalcante de Rodrigues, Leonardo Raphael Santos Rodrigues, Ana Patricia de Carvalho Petillo Alencar, Francisco José Lopes, Leylane Auzeni Mendes Rilzer Moura, Caroline Rodrigues de Barros Mota, Paloma Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fisioterapia Realidade virtual Equilíbrio Escala de Berg |
topic |
Fisioterapia Realidade virtual Equilíbrio Escala de Berg |
description |
Introdução: O acidente vascular encefálico (AVE) ou acidente vascular cerebral (AVC) é uma doença encéfalo-vascular causada por interrupção do suprimento de sangue no cérebro. O AVE pode decorrer da isquemia ou hemorragia no tecido cerebral, levando a danos celulares e complicações neurológicas. Objetivo: O objetivo da pesquisa foi evidenciar a realidade virtual como um recurso de reabilitação no tratamento de pacientes com sequela de AVE. Métodos: Estudo de caráter experimental, utilizando-se a realidade virtual através do videogame Nintendo Wii. Foram selecionados 06 pacientes, com média de idade de 58 anos. Os indivíduos foram submetidos a 20 atendimentos utilizando-se o acessório Balance Board e os jogos Penguin Slide e Soccer Heading. Os indivíduos foram submetidos a avaliação com escala de Equilíbrio de Berg. Resultado: Observou-se melhora do equilíbrio estático e dinâmico dos pacientes, quando comparados os resultados da Escala de equilíbrio de Berg inicial (média 29,16 pontos) e Berg final (média de 36,16 pontos). Discussão: A realidade virtual através dos jogos que trabalham equilíbrio e transferência de peso vem trazendo aos pacientes melhora no déficit de equilíbrio e na distribuição de peso. Por ser uma inovação tecnológica, a realidade virtual mostra-se promissora, sendo de grande expectativa que haja resultados satisfatórios. O ambiente virtual, através de jogos, promove a interação do paciente, por meio das reações de equilíbrio, gerando no indivíduo a sensação de experimentar uma realidade diferente. Conclusão: Após o protocolo de atendimento aplicado, observou-se que a realidade virtual utilizando o Nintendo Wii foi eficaz no tratamento de hemiparético pós-acidente vascular encefálico, evidenciando melhora do equilíbrio dos pacientes em questão. O resultado positivo sugere que o mesmo protocolo de atendimento pode ser usado com uma quantidade maior de amostra. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/15707 10.34119/bjhrv3n4-328 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/15707 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv3n4-328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/15707/12915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 10674-10684 Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 10674-10684 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240054381281280 |