Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): avanços na abordagem terapêutica para a população pediátrica
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60096 |
Resumo: | O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento com alta prevalência entre a população infantil, com problemas de aprendizado e linguagem sendo comorbidades comuns entre tais pacientes. O presente estudo de revisão buscou avaliar novas evidências na abordagem terapêutica do TDAH, documentadas por meio de estudos clínicos e randomizados. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa realizada por meio da base de dados PubMed, que levou em consideração os seguintes critérios de inclusão: ensaios clínicos e testes controlados e randomizados; artigos publicados no último ano; que possuíam texto completo disponível e que abordassem acerca de novas evidências no manejo do TDAH. Ficou constatado que o dimesilato de lisdexanfetamina se mostrou mais eficaz na terapêutica do TDAH nas doses de 10 a 30 mg em crianças de 4 a 5 anos de idade do que o placebo, com segurança e tolerabilidade consistentes com estudos anteriormente publicados. Ademais, o uso da suspensão oral de liberação prolongada de anfetamina em pacientes com TDAH demonstrou efeitos robustos e consistentes em tais pacientes, com ótimo início pela manhã e continuando ao longo do dia na terapêutica dos sintomas do TDAH em crianças de 6 a 12 anos. Outro ponto verificado foi que o programa de exercícios de natação trouxe melhorias nos níveis cognitivos e comportamentais, com melhor desempenho acadêmico em compreensão de leitura e matemática entre os pacientes. Por fim, a terapêutica com a estimulação elétrica transcutânea de pontos de acupuntura trouxe melhoria clínica significativa nos sintomas associados ao TDAH na população infantil. |
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