Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): avanços na abordagem terapêutica para a população pediátrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Camila Pereira Reis
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: dos Santos Júnior, José Ricardo Baracho, Campos, Daiane Marchezi, Hoyer, Eduardo Rocha, Mendonça, Mariana Neuenschwander, de Araújo Neto, Gabriel Veloso, Rolim, Rômulo Torres, Vieira, Ruan Enrique Gracel, Terror, Maria Terezinha Sequeto, de Rezende, Karla Milhomem Costa, Miranda, Evandro Glender Moreira, de Castro, Juliana, Wanzeler, Lílian Raquel Lima Roseno, da Silva, Andrew Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60096
Resumo: O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento com alta prevalência entre a população infantil, com problemas de aprendizado e linguagem sendo comorbidades comuns entre tais pacientes. O presente estudo de revisão buscou avaliar novas evidências na abordagem terapêutica do TDAH, documentadas por meio de estudos clínicos e randomizados. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa realizada por meio da base de dados PubMed, que levou em consideração os seguintes critérios de inclusão: ensaios clínicos e testes controlados e randomizados; artigos publicados no último ano; que possuíam texto completo disponível e que abordassem acerca de novas evidências no manejo do TDAH. Ficou constatado que o dimesilato de lisdexanfetamina se mostrou mais eficaz na terapêutica do TDAH nas doses de 10 a 30 mg em crianças de 4 a 5 anos de idade do que o placebo, com segurança e tolerabilidade consistentes com estudos anteriormente publicados. Ademais, o uso da suspensão oral de liberação prolongada de anfetamina em pacientes com TDAH demonstrou efeitos robustos e consistentes em tais pacientes, com ótimo início pela manhã e continuando ao longo do dia na terapêutica dos sintomas do TDAH em crianças de 6 a 12 anos. Outro ponto verificado foi que o programa de exercícios de natação trouxe melhorias nos níveis cognitivos e comportamentais, com melhor desempenho acadêmico em compreensão de leitura e matemática entre os pacientes. Por fim, a terapêutica com a estimulação elétrica transcutânea de pontos de acupuntura trouxe melhoria clínica significativa nos sintomas associados ao TDAH na população infantil.
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