Uso do facebook e whatsapp em atividades acadêmicas no ensino em enfermagem: Um estudo comparativo / Use of facebook and whatsapp in academic activities in nursing education: A comparative study.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13701 |
Resumo: | No contexto educativo, a utilização das tecnologias da Web 2.0 como as redes sociais, vem sendo muito discutida pelos educadores pois são ferramentas inovadoras para a criação de comunidades de aprendizagem. Para sua utilização é necessário compreender como se pode ensinar e aprender, formal e informalmente, em espaços abertos de aprendizagem colaborativa. Diante das possibilidades da utilização das redes sociais no ensino, o objetivo deste trabalho foi comparar a participação e satisfação entre o uso do Facebook e WhatsApp no ensino superior em enfermagem. Os resultados demonstraram a formação de redes densas nos grupos do WhatsApp e Facebook evidenciando uma elevada participação dos alunos e a conectividade entre eles. Em relação à satisfação, 66,7% dos alunos gostaram de utilizar o WhatsApp e 22,2% o Facebook, 94,4% dos alunos gostariam que a estratégia de ensino fosse replicada novamente e 100% dos alunos responderam que o Facebook e o WhatsApp contribuíram no desenvolvimento do exercício. Portanto, diante da alta participação e satisfação na utilização das redes sociais no ensino superior de enfermagem, seria importante considerar esses ambientes como uma opção estratégica de metodologia de ensino, buscando inovar no processo de aprendizagem e atender as necessidades de seus alunos. |
id |
BJRH-0_f6b8713548bc2f3255997f3c7fbeba5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13701 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso do facebook e whatsapp em atividades acadêmicas no ensino em enfermagem: Um estudo comparativo / Use of facebook and whatsapp in academic activities in nursing education: A comparative study.Mídias SociaisAprendizagemEstudantes de enfermagem.No contexto educativo, a utilização das tecnologias da Web 2.0 como as redes sociais, vem sendo muito discutida pelos educadores pois são ferramentas inovadoras para a criação de comunidades de aprendizagem. Para sua utilização é necessário compreender como se pode ensinar e aprender, formal e informalmente, em espaços abertos de aprendizagem colaborativa. Diante das possibilidades da utilização das redes sociais no ensino, o objetivo deste trabalho foi comparar a participação e satisfação entre o uso do Facebook e WhatsApp no ensino superior em enfermagem. Os resultados demonstraram a formação de redes densas nos grupos do WhatsApp e Facebook evidenciando uma elevada participação dos alunos e a conectividade entre eles. Em relação à satisfação, 66,7% dos alunos gostaram de utilizar o WhatsApp e 22,2% o Facebook, 94,4% dos alunos gostariam que a estratégia de ensino fosse replicada novamente e 100% dos alunos responderam que o Facebook e o WhatsApp contribuíram no desenvolvimento do exercício. Portanto, diante da alta participação e satisfação na utilização das redes sociais no ensino superior de enfermagem, seria importante considerar esses ambientes como uma opção estratégica de metodologia de ensino, buscando inovar no processo de aprendizagem e atender as necessidades de seus alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1370110.34119/bjhrv3n4-145Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 9021-9035Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 9021-90352595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13701/11472Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessKakushi, Luciana EmiÉvora, Yolanda Dora MartinezPereira, Marta Cristiane Alves2020-09-24T10:58:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13701Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-09-24T10:58:46Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso do facebook e whatsapp em atividades acadêmicas no ensino em enfermagem: Um estudo comparativo / Use of facebook and whatsapp in academic activities in nursing education: A comparative study. |
title |
Uso do facebook e whatsapp em atividades acadêmicas no ensino em enfermagem: Um estudo comparativo / Use of facebook and whatsapp in academic activities in nursing education: A comparative study. |
spellingShingle |
Uso do facebook e whatsapp em atividades acadêmicas no ensino em enfermagem: Um estudo comparativo / Use of facebook and whatsapp in academic activities in nursing education: A comparative study. Kakushi, Luciana Emi Mídias Sociais Aprendizagem Estudantes de enfermagem. |
title_short |
Uso do facebook e whatsapp em atividades acadêmicas no ensino em enfermagem: Um estudo comparativo / Use of facebook and whatsapp in academic activities in nursing education: A comparative study. |
title_full |
Uso do facebook e whatsapp em atividades acadêmicas no ensino em enfermagem: Um estudo comparativo / Use of facebook and whatsapp in academic activities in nursing education: A comparative study. |
title_fullStr |
Uso do facebook e whatsapp em atividades acadêmicas no ensino em enfermagem: Um estudo comparativo / Use of facebook and whatsapp in academic activities in nursing education: A comparative study. |
title_full_unstemmed |
Uso do facebook e whatsapp em atividades acadêmicas no ensino em enfermagem: Um estudo comparativo / Use of facebook and whatsapp in academic activities in nursing education: A comparative study. |
title_sort |
Uso do facebook e whatsapp em atividades acadêmicas no ensino em enfermagem: Um estudo comparativo / Use of facebook and whatsapp in academic activities in nursing education: A comparative study. |
author |
Kakushi, Luciana Emi |
author_facet |
Kakushi, Luciana Emi Évora, Yolanda Dora Martinez Pereira, Marta Cristiane Alves |
author_role |
author |
author2 |
Évora, Yolanda Dora Martinez Pereira, Marta Cristiane Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kakushi, Luciana Emi Évora, Yolanda Dora Martinez Pereira, Marta Cristiane Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídias Sociais Aprendizagem Estudantes de enfermagem. |
topic |
Mídias Sociais Aprendizagem Estudantes de enfermagem. |
description |
No contexto educativo, a utilização das tecnologias da Web 2.0 como as redes sociais, vem sendo muito discutida pelos educadores pois são ferramentas inovadoras para a criação de comunidades de aprendizagem. Para sua utilização é necessário compreender como se pode ensinar e aprender, formal e informalmente, em espaços abertos de aprendizagem colaborativa. Diante das possibilidades da utilização das redes sociais no ensino, o objetivo deste trabalho foi comparar a participação e satisfação entre o uso do Facebook e WhatsApp no ensino superior em enfermagem. Os resultados demonstraram a formação de redes densas nos grupos do WhatsApp e Facebook evidenciando uma elevada participação dos alunos e a conectividade entre eles. Em relação à satisfação, 66,7% dos alunos gostaram de utilizar o WhatsApp e 22,2% o Facebook, 94,4% dos alunos gostariam que a estratégia de ensino fosse replicada novamente e 100% dos alunos responderam que o Facebook e o WhatsApp contribuíram no desenvolvimento do exercício. Portanto, diante da alta participação e satisfação na utilização das redes sociais no ensino superior de enfermagem, seria importante considerar esses ambientes como uma opção estratégica de metodologia de ensino, buscando inovar no processo de aprendizagem e atender as necessidades de seus alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13701 10.34119/bjhrv3n4-145 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13701 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv3n4-145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13701/11472 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 9021-9035 Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 9021-9035 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240053294956544 |