The circulation of political (mis)information on WhatsApp and Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anita Baptista, Erica
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rossini, Patrícia, Veiga de Oliveira, Vanessa, Stromer-Galley, Jennifer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/28667
Resumo: As eleições de 2018 no Brasil colocaram em destaque a circulação de informação política e os impactos da desinformação na formação da opinião pública. O declínio da confiança nas notícias veiculadas pela grande mídia foi terreno fértil para o aumento das fake news, que atuaram fortemente na produção de conteúdos sobre as campanhas. Nesse contexto, também chamou a atenção a utilização dos sites de redes sociais (SRSs) e o serviço móvel de mensagens instantâneas WhatsApp como espaço de formação de preferências, de pequenos comitês de campanha e de polarização ideológica. Neste artigo, examinamos as dinâmicas da apropriação política do WhatsApp, em comparação com o Facebook, com foco nas relações entre a desinformação e a formação da opinião pública sobre a política, tendo em vista o cenário eleitoral de 2018 e suas reverberações pós-eleitorais. Nos interessou observar os hábitos de consumo das mídias sociais e o grau de exposição às notícias falsas, bem como compreender a frequência e a intencionalidade de compartilhamento de fake news pelos usuários. Para tanto, utilizamos dados da pesquisa nacional "WhatsApp como fonte de engajamento político e (des)informação no Brasil" (N = 1.615).
id UFJF-4_fe40f31e24d5edf22073c4f4e07c4a3e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/28667
network_acronym_str UFJF-4
network_name_str Revista Lumina
repository_id_str
spelling The circulation of political (mis)information on WhatsApp and FacebookA circulação da (des)informação política no WhatsApp e no Facebookdesinformaçãofake-newsmídias sociaisWhatsAppFacebookAs eleições de 2018 no Brasil colocaram em destaque a circulação de informação política e os impactos da desinformação na formação da opinião pública. O declínio da confiança nas notícias veiculadas pela grande mídia foi terreno fértil para o aumento das fake news, que atuaram fortemente na produção de conteúdos sobre as campanhas. Nesse contexto, também chamou a atenção a utilização dos sites de redes sociais (SRSs) e o serviço móvel de mensagens instantâneas WhatsApp como espaço de formação de preferências, de pequenos comitês de campanha e de polarização ideológica. Neste artigo, examinamos as dinâmicas da apropriação política do WhatsApp, em comparação com o Facebook, com foco nas relações entre a desinformação e a formação da opinião pública sobre a política, tendo em vista o cenário eleitoral de 2018 e suas reverberações pós-eleitorais. Nos interessou observar os hábitos de consumo das mídias sociais e o grau de exposição às notícias falsas, bem como compreender a frequência e a intencionalidade de compartilhamento de fake news pelos usuários. Para tanto, utilizamos dados da pesquisa nacional "WhatsApp como fonte de engajamento político e (des)informação no Brasil" (N = 1.615).Universidade Federal de Juiz de Fora2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2866710.34019/1981-4070.2019.v13.28667Lumina; v. 13 n. 3 (2019): Dossiê: Comunicação Política, Eleições 2018 e Campanha Permanente; 29-461981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/28667/20039Copyright (c) 2019 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessAnita Baptista, Erica Rossini, Patrícia Veiga de Oliveira, VanessaStromer-Galley, Jennifer 2020-02-11T17:28:51Zoai:periodicos.ufjf.br:article/28667Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2020-02-11T17:28:51Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv The circulation of political (mis)information on WhatsApp and Facebook
A circulação da (des)informação política no WhatsApp e no Facebook
title The circulation of political (mis)information on WhatsApp and Facebook
spellingShingle The circulation of political (mis)information on WhatsApp and Facebook
Anita Baptista, Erica
desinformação
fake-news
mídias sociais
WhatsApp
Facebook
title_short The circulation of political (mis)information on WhatsApp and Facebook
title_full The circulation of political (mis)information on WhatsApp and Facebook
title_fullStr The circulation of political (mis)information on WhatsApp and Facebook
title_full_unstemmed The circulation of political (mis)information on WhatsApp and Facebook
title_sort The circulation of political (mis)information on WhatsApp and Facebook
author Anita Baptista, Erica
author_facet Anita Baptista, Erica
Rossini, Patrícia
Veiga de Oliveira, Vanessa
Stromer-Galley, Jennifer
author_role author
author2 Rossini, Patrícia
Veiga de Oliveira, Vanessa
Stromer-Galley, Jennifer
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anita Baptista, Erica
Rossini, Patrícia
Veiga de Oliveira, Vanessa
Stromer-Galley, Jennifer
dc.subject.por.fl_str_mv desinformação
fake-news
mídias sociais
WhatsApp
Facebook
topic desinformação
fake-news
mídias sociais
WhatsApp
Facebook
description As eleições de 2018 no Brasil colocaram em destaque a circulação de informação política e os impactos da desinformação na formação da opinião pública. O declínio da confiança nas notícias veiculadas pela grande mídia foi terreno fértil para o aumento das fake news, que atuaram fortemente na produção de conteúdos sobre as campanhas. Nesse contexto, também chamou a atenção a utilização dos sites de redes sociais (SRSs) e o serviço móvel de mensagens instantâneas WhatsApp como espaço de formação de preferências, de pequenos comitês de campanha e de polarização ideológica. Neste artigo, examinamos as dinâmicas da apropriação política do WhatsApp, em comparação com o Facebook, com foco nas relações entre a desinformação e a formação da opinião pública sobre a política, tendo em vista o cenário eleitoral de 2018 e suas reverberações pós-eleitorais. Nos interessou observar os hábitos de consumo das mídias sociais e o grau de exposição às notícias falsas, bem como compreender a frequência e a intencionalidade de compartilhamento de fake news pelos usuários. Para tanto, utilizamos dados da pesquisa nacional "WhatsApp como fonte de engajamento político e (des)informação no Brasil" (N = 1.615).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/28667
10.34019/1981-4070.2019.v13.28667
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/28667
identifier_str_mv 10.34019/1981-4070.2019.v13.28667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/28667/20039
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 13 n. 3 (2019): Dossiê: Comunicação Política, Eleições 2018 e Campanha Permanente; 29-46
1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
repository.name.fl_str_mv Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.lumina@ufjf.br
_version_ 1798675255486578688