Uso do facebook e whatsapp em atividades acadêmicas no ensino em enfermagem: Um estudo comparativo / Use of facebook and whatsapp in academic activities in nursing education: A comparative study.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kakushi, Luciana Emi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Évora, Yolanda Dora Martinez, Pereira, Marta Cristiane Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13701
Resumo: No contexto educativo, a utilização das tecnologias da Web 2.0 como as redes sociais, vem sendo muito discutida pelos educadores pois são ferramentas inovadoras para a criação de comunidades de aprendizagem. Para sua utilização é necessário compreender como se pode ensinar e aprender, formal e informalmente, em espaços abertos de aprendizagem colaborativa. Diante das possibilidades da utilização das redes sociais no ensino, o objetivo deste trabalho foi comparar a participação e satisfação entre o uso do Facebook e WhatsApp no ensino superior em enfermagem. Os resultados demonstraram a formação de redes densas nos grupos do WhatsApp e Facebook evidenciando uma elevada participação dos alunos e a conectividade entre eles. Em relação à satisfação, 66,7% dos alunos gostaram de utilizar o WhatsApp e 22,2% o Facebook, 94,4% dos alunos gostariam que a estratégia de ensino fosse replicada novamente e 100% dos alunos responderam que o Facebook e o WhatsApp contribuíram no desenvolvimento do exercício. Portanto, diante da alta participação e satisfação na utilização das redes sociais no ensino superior de enfermagem, seria importante considerar esses ambientes como uma opção estratégica de metodologia de ensino, buscando inovar no processo de aprendizagem e atender as necessidades de seus alunos.
id BJRH-0_f6b8713548bc2f3255997f3c7fbeba5d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13701
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Uso do facebook e whatsapp em atividades acadêmicas no ensino em enfermagem: Um estudo comparativo / Use of facebook and whatsapp in academic activities in nursing education: A comparative study.Mídias SociaisAprendizagemEstudantes de enfermagem.No contexto educativo, a utilização das tecnologias da Web 2.0 como as redes sociais, vem sendo muito discutida pelos educadores pois são ferramentas inovadoras para a criação de comunidades de aprendizagem. Para sua utilização é necessário compreender como se pode ensinar e aprender, formal e informalmente, em espaços abertos de aprendizagem colaborativa. Diante das possibilidades da utilização das redes sociais no ensino, o objetivo deste trabalho foi comparar a participação e satisfação entre o uso do Facebook e WhatsApp no ensino superior em enfermagem. Os resultados demonstraram a formação de redes densas nos grupos do WhatsApp e Facebook evidenciando uma elevada participação dos alunos e a conectividade entre eles. Em relação à satisfação, 66,7% dos alunos gostaram de utilizar o WhatsApp e 22,2% o Facebook, 94,4% dos alunos gostariam que a estratégia de ensino fosse replicada novamente e 100% dos alunos responderam que o Facebook e o WhatsApp contribuíram no desenvolvimento do exercício. Portanto, diante da alta participação e satisfação na utilização das redes sociais no ensino superior de enfermagem, seria importante considerar esses ambientes como uma opção estratégica de metodologia de ensino, buscando inovar no processo de aprendizagem e atender as necessidades de seus alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1370110.34119/bjhrv3n4-145Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 9021-9035Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 9021-90352595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13701/11472Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessKakushi, Luciana EmiÉvora, Yolanda Dora MartinezPereira, Marta Cristiane Alves2020-09-24T10:58:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13701Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-09-24T10:58:46Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do facebook e whatsapp em atividades acadêmicas no ensino em enfermagem: Um estudo comparativo / Use of facebook and whatsapp in academic activities in nursing education: A comparative study.
title Uso do facebook e whatsapp em atividades acadêmicas no ensino em enfermagem: Um estudo comparativo / Use of facebook and whatsapp in academic activities in nursing education: A comparative study.
spellingShingle Uso do facebook e whatsapp em atividades acadêmicas no ensino em enfermagem: Um estudo comparativo / Use of facebook and whatsapp in academic activities in nursing education: A comparative study.
Kakushi, Luciana Emi
Mídias Sociais
Aprendizagem
Estudantes de enfermagem.
title_short Uso do facebook e whatsapp em atividades acadêmicas no ensino em enfermagem: Um estudo comparativo / Use of facebook and whatsapp in academic activities in nursing education: A comparative study.
title_full Uso do facebook e whatsapp em atividades acadêmicas no ensino em enfermagem: Um estudo comparativo / Use of facebook and whatsapp in academic activities in nursing education: A comparative study.
title_fullStr Uso do facebook e whatsapp em atividades acadêmicas no ensino em enfermagem: Um estudo comparativo / Use of facebook and whatsapp in academic activities in nursing education: A comparative study.
title_full_unstemmed Uso do facebook e whatsapp em atividades acadêmicas no ensino em enfermagem: Um estudo comparativo / Use of facebook and whatsapp in academic activities in nursing education: A comparative study.
title_sort Uso do facebook e whatsapp em atividades acadêmicas no ensino em enfermagem: Um estudo comparativo / Use of facebook and whatsapp in academic activities in nursing education: A comparative study.
author Kakushi, Luciana Emi
author_facet Kakushi, Luciana Emi
Évora, Yolanda Dora Martinez
Pereira, Marta Cristiane Alves
author_role author
author2 Évora, Yolanda Dora Martinez
Pereira, Marta Cristiane Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kakushi, Luciana Emi
Évora, Yolanda Dora Martinez
Pereira, Marta Cristiane Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias Sociais
Aprendizagem
Estudantes de enfermagem.
topic Mídias Sociais
Aprendizagem
Estudantes de enfermagem.
description No contexto educativo, a utilização das tecnologias da Web 2.0 como as redes sociais, vem sendo muito discutida pelos educadores pois são ferramentas inovadoras para a criação de comunidades de aprendizagem. Para sua utilização é necessário compreender como se pode ensinar e aprender, formal e informalmente, em espaços abertos de aprendizagem colaborativa. Diante das possibilidades da utilização das redes sociais no ensino, o objetivo deste trabalho foi comparar a participação e satisfação entre o uso do Facebook e WhatsApp no ensino superior em enfermagem. Os resultados demonstraram a formação de redes densas nos grupos do WhatsApp e Facebook evidenciando uma elevada participação dos alunos e a conectividade entre eles. Em relação à satisfação, 66,7% dos alunos gostaram de utilizar o WhatsApp e 22,2% o Facebook, 94,4% dos alunos gostariam que a estratégia de ensino fosse replicada novamente e 100% dos alunos responderam que o Facebook e o WhatsApp contribuíram no desenvolvimento do exercício. Portanto, diante da alta participação e satisfação na utilização das redes sociais no ensino superior de enfermagem, seria importante considerar esses ambientes como uma opção estratégica de metodologia de ensino, buscando inovar no processo de aprendizagem e atender as necessidades de seus alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13701
10.34119/bjhrv3n4-145
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13701
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n4-145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13701/11472
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 9021-9035
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 9021-9035
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240053294956544