AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ATRAVÉS DA BATERIA DE TESTE KTK

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas de Souza Nascimento
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5288
Resumo: A Deficiência intelectual de acordo com a Organização Mundial da Saúde, pode ser conceituada como um distúrbio de taxa e grau de desenvolvimento de funções cognitivas, como percepção, atenção, memória, e pensamento, e sua deterioração como um resultado de processo patológico. A partir deste conceito, tem-se avaliado os indivíduos que apresentam estas características, onde os mesmos são considerados indivíduos com deficiência intelectual. Contudo, a American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD), considera que uma pessoa pode ter uma deficiência intelectual quando a mesma apresenta limitações significativas tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, como expresso por habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas, e podendo origina-se antes dos 18 anos. Contudo, em se tratando de desenvolvimento motor é um processo sequencial, onde ocorre, na infância, um incremento de habilidades motoras, ligadas as mudanças emocionais, sociais e intelectuais, onde possibilita às crianças a adição de novas habilidades motoras através de distintas atividades. Porém, a criança com deficiência intelectual apresenta mais dificuldade na progressão de certos movimentos, onde devem ser abordados em seu próprio nível, na qual seu aprendizado é reforçado se for mostrado pormenorizadamente tal ação. Assim, o objetivo deste trabalho é o objetivo deste trabalho é avaliar a coordenação motora de crianças com deficiência intelectual dos 06 aos 12 anos de idade através da Bateria de Teste KTK.
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