As taxas de retorno dos projetos de concessão e PPP do setor de rodovias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social |
Texto Completo: | http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/7205 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Fundação Getúlio Vargas, Escola Brasileira de Administração pública e de Empresas, Rio de Janeiro, 2015. |
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Ito, MinoruEscola Brasileira de Administração Pública e de EmpresasBeltrão, Kaizô I.2016-03-14T14:34:10Z2018-03-19T19:29:52Z2016-03-14T14:34:10Z2018-03-19T19:29:52Z2015ITO, Minoru. As taxas de retorno dos projetos de concessão e PPP do setor de rodovias . 2015. 132 p. Dissertação (Mestrado) - Fundação Getúlio Vargas. Escola Brasileira de Administração pública e de Empresas, Rio de Janeiro, 2015.http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/7205Dissertação (mestrado) - Fundação Getúlio Vargas, Escola Brasileira de Administração pública e de Empresas, Rio de Janeiro, 2015.Bibliografia: p. 106-116.As concessões e as Parcerias Público-Privadas (PPP) são mecanismos cada vez mais utilizados pelo setor público para alavancar os investimentos em infraestrutura no país. Para que haja viabilidade econômica das mesmas, as suas taxas internas de retorno (TIR) apresentam- se como variáveis que precisam refletir os riscos e a realidade do negócio. O presente estudo busca analisar as taxas de retorno utilizadas para a modelagem das tarifas - teto do setor de rodovias federais frente às especificidades do seu mercado. Para tal, são seguidas três frentes: a primeira é analisar a metodologia da taxa de retorno utilizada para a modelagem das concessões mais recentes de rodovias; a segunda é estimar uma taxa de retorno a partir de pesquisa bibliográfica; e a terceira é, por meio de dados de rentabilidade de balanços de concessionárias do setor, observar se as taxas de retorno das primeiras concessões foram devidamente calculadas na época. Na dissertação, concluímos que a atual metodologia da taxa de retorno do Tesouro Nacional pode ser aprimorada, principalmente em relação aos parâmetros de grau de alavancagem e capital de terceiros, e observamos que a taxa de retorno tem se aproximado do custo de oportunidade do setor ao longo das últimas etapas de concessão. O estudo visa contribuir para o debate sobre a rentabilidade dos projetos de infraestrutura rodoviária, em meio a um período de intensos investimentos no setor.Concessions and Public-Private Partner ships (PPP) are mechanisms increasingly used by the public sector to enhance the investments in infrastructure in Brazil. To achieve economic viability in these projects, their internal rates of return (IRR) are variables which must reflect the risks and reality of the business. The present study seeks to analyse the IRRs used for modeling the price-caps of the federal highways' sector, under the specificities of such market. For this purpose, three approaches are pursued: the first one analyses the methodology of IRR calculation applied for modelling the most recent highway concessions; the second estimates an IRR based on bibliographic research; and the third makes use of data acquired from the balance sheets from the sector's concessionaries, to observe if the IRR for the first concessions of federal highways were propelly calculated at the time. In this dissertation, we concluded that the current National Treasury's methodology of the rate of return can be improved, especially in relation to parameters like leverage and debt, and we observed that the rate of return has come closer to the opportunity cost for the sector throughout the last concession rounds. This study aims to contribute to the debate on the profitability of road infrastructure projects, a midst a period of intense investments in the sector.132 p.Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil) - FinanciamentoBrazilian Development Bank - FinancingParceria público-privada - BrasilPublic-private sector cooperation - BrazilConcessões administrativas - BrasilConcessions - BrazilRodovias - BrasilRoads - BrazilInfraestrutura (Economia) - BrasilInfrastructure (Economics) - BrazilModelo de precificação de ativosCapital assets pricing modelRetorno sobre patrimônio líquido - BrasilRate of return - BrazilSociedades comerciais - Dívidas - BrasilCorporate debt - BrazilAs taxas de retorno dos projetos de concessão e PPP do setor de rodoviasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis5TextualProdução BNDESRio de Janeiroporreponame:Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Socialinstname:Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)instacron:BNDESinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMestrado_Minoru Ito_com termo_P.pdfapplication/pdf3146333http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/7205/1/Mestrado_Minoru%20Ito_com%20termo_P.pdf2be44b6347010be421091aa520f3aef9MD51LICENSElicense.txttext/plain407http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/7205/2/license.txtaeb6b64eb9f816a596cef5045906f205MD52TEXTMestrado_Minoru Ito_com termo_P.pdf.txtExtracted texttext/plain201249http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/7205/3/Mestrado_Minoru%20Ito_com%20termo_P.pdf.txt8bd0cee9cd5178dc6900ca3b6caab7e2MD531408/72052023-04-19 14:48:39.546oai:web.bndes.gov.br: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Repositório Temáticohttps://web.bndes.gov.br/bib/jspui/http://web.bndes.gov.br/bib/oai/requestopendoar:2023-04-19T14:48:39Biblioteca Digital do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)false |
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