A seção de ciências do Estadão: Imprensa como um patrimônio histórico-educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Pedro Eurico
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/13614
Resumo: The Document presented is an article that was taken from the newspaper O Estado de São Paulo (known as Estadão), an example of a document that unites the press, education and historical-educational heritage. As an objective, we tried to stick to the Press as a reference object, as a nucleus of information and education, since it shows ways of producing and disseminating discourses that, when preserved, expand the historical heritage and create possibilities for, through them, to recognize its importance for education. The press is understood as a historical agent that intervenes in the processes and episodes not as a simple record of events, but as an active subject in the process, interacting in the complexity of various contexts. It is worth mentioning that the press has a great pedagogical performance, in its formulating principles, because it is the one that conveys interests, disseminates aspirations, teaches by reading and, thus, is relevant to all educational dynamics.
id CAMP-1_2b67211c31f8df83562b35f14066e1ea
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/13614
network_acronym_str CAMP-1
network_name_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
repository_id_str
spelling A seção de ciências do Estadão: Imprensa como um patrimônio histórico-educativoImprensaFuturoCiênciaEducaçãoPatrimônioThe Document presented is an article that was taken from the newspaper O Estado de São Paulo (known as Estadão), an example of a document that unites the press, education and historical-educational heritage. As an objective, we tried to stick to the Press as a reference object, as a nucleus of information and education, since it shows ways of producing and disseminating discourses that, when preserved, expand the historical heritage and create possibilities for, through them, to recognize its importance for education. The press is understood as a historical agent that intervenes in the processes and episodes not as a simple record of events, but as an active subject in the process, interacting in the complexity of various contexts. It is worth mentioning that the press has a great pedagogical performance, in its formulating principles, because it is the one that conveys interests, disseminates aspirations, teaches by reading and, thus, is relevant to all educational dynamics.El documento presentado es un artículo tomado del periódico O Estado de São Paulo (conocido como Estadão), un ejemplo de un documento que une la prensa, la educación y el patrimonio histórico-educativo. Como objetivo, tratamos de mantenernos en la prensa como un objeto de referencia, como un núcleo de información y educación, ya que muestra formas de producir y difundir discursos que, cuando se conservan, expanden el patrimonio histórico y crean posibilidades para, a través de ellos, reconocer su importancia para la educación La prensa se entiende como un agente histórico que interviene en los procesos y episodios, no como un simple registro de eventos, sino como un sujeto activo en el proceso, interactuando en la complejidad de varios contextos. Vale la pena mencionar que la prensa tiene un gran desempeño pedagógico, en sus principios de formulación, porque es el que transmite intereses, difunde aspiraciones, enseña leyendo y, por lo tanto, es relevante para todas las dinámicas educativas.O Documento apresentado é um artigo que foi retirado do jornal O Estado de São Paulo (conhecido como Estadão), um exemplo de documento que une imprensa, educação e patrimônio histórico-educativo. Como objetivo procurou-se ater-se a Imprensa como um objeto referencial, como núcleo de informação e de educação, já que mostra maneiras de produzir e difundir discursos que, quando preservados ampliam o patrimônio histórico e criam possibilidades para, através deles, reconhecer sua importância para a educação. A imprensa é entendida como um agente histórico que intervém nos processos e episódios não como simples registro de acontecimentos, mas como sujeito atuante no processo, interagindo na complexidade de vários contextos. Vale ressaltar que a imprensa tem uma grande atuação pedagógica, em seus princípios formuladores, pois é aquela que veicula interesses, divulga aspirações, ensina pela leitura e, assim, é pertinente a toda dinâmica educacional.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2020-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/1361410.20888/ridphe_r.v6i00.13614Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 6 (2020): Publicação Contínua ; e020006RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 6 (2020): Publicação Contínua ; e020006RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 6 (2020): Publicação Contínua ; e0200062447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/13614/8929Copyright (c) 2020 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Pedro Eurico2020-12-31T18:07:17Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/13614Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2020-12-31T18:07:17Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A seção de ciências do Estadão: Imprensa como um patrimônio histórico-educativo
title A seção de ciências do Estadão: Imprensa como um patrimônio histórico-educativo
spellingShingle A seção de ciências do Estadão: Imprensa como um patrimônio histórico-educativo
Rodrigues, Pedro Eurico
Imprensa
Futuro
Ciência
Educação
Patrimônio
title_short A seção de ciências do Estadão: Imprensa como um patrimônio histórico-educativo
title_full A seção de ciências do Estadão: Imprensa como um patrimônio histórico-educativo
title_fullStr A seção de ciências do Estadão: Imprensa como um patrimônio histórico-educativo
title_full_unstemmed A seção de ciências do Estadão: Imprensa como um patrimônio histórico-educativo
title_sort A seção de ciências do Estadão: Imprensa como um patrimônio histórico-educativo
author Rodrigues, Pedro Eurico
author_facet Rodrigues, Pedro Eurico
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Pedro Eurico
dc.subject.por.fl_str_mv Imprensa
Futuro
Ciência
Educação
Patrimônio
topic Imprensa
Futuro
Ciência
Educação
Patrimônio
description The Document presented is an article that was taken from the newspaper O Estado de São Paulo (known as Estadão), an example of a document that unites the press, education and historical-educational heritage. As an objective, we tried to stick to the Press as a reference object, as a nucleus of information and education, since it shows ways of producing and disseminating discourses that, when preserved, expand the historical heritage and create possibilities for, through them, to recognize its importance for education. The press is understood as a historical agent that intervenes in the processes and episodes not as a simple record of events, but as an active subject in the process, interacting in the complexity of various contexts. It is worth mentioning that the press has a great pedagogical performance, in its formulating principles, because it is the one that conveys interests, disseminates aspirations, teaches by reading and, thus, is relevant to all educational dynamics.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/13614
10.20888/ridphe_r.v6i00.13614
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/13614
identifier_str_mv 10.20888/ridphe_r.v6i00.13614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/13614/8929
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 6 (2020): Publicação Contínua ; e020006
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 6 (2020): Publicação Contínua ; e020006
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 6 (2020): Publicação Contínua ; e020006
2447-746X
reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
collection Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
repository.name.fl_str_mv Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||mcris@unicamp.br
_version_ 1809280190891687936