DOSSIÊ TEMÁTICO: Memórias de processos de renovação pedagógica no Brasil
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
Texto Completo: | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15167 |
Resumo: | O presente dossiê pretende problematizar aspectos da história dos processos de renovação pedagógica e modernização institucional da educação pública brasileira. Para tal, elegeram-se estabelecimentos exponenciais da Universidade de São Paulo (1934) que guardam em diferentes momentos de suas trajetórias, a começar pelas feições adotadas e finalidades atribuídas desde suas respectivas fundações, signos marcantes dos discursos e projetos de transformação dos atuais níveis de ensino fundamental, médio e superior. Trata-se da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (EA-Feusp), surgida em 1959, e da própria Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), originária do Departamento de Educação da FFCL-USP e erigida em unidade de ensino em 1969, todos eles relacionados ao Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo/CRPE-SP (1956), organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais/INEP na gestão de Anísio Teixeira (1952-1964). Tal escolha se prende, por um lado, à instigante tarefa a que se entregaram docentes, alunos, funcionários e pesquisadores das duas instituições por ocasião das comemorações dos 60 e 50 anos, respectivamente, de criação de ambas as instituições, quando uma série de atividades, especialmente ligadas à produção e evocação de memórias, animaram todo o ano de 2019. Por outro, o conjunto de textos busca explorar a irrupção no cenário educacional de inovações e reformas que redimensionaram os traços da educação no país nos últimos 60 anos, logrando tal empreendimento pelo exame dos estímulos e rebatimentos de tais transformações tendo os estabelecimentos mencionados como atores privilegiados no curso de tais mudanças. |
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DOSSIÊ TEMÁTICO: Memórias de processos de renovação pedagógica no BrasilDOSSIÊ TEMÁTICO: Memórias de processos de renovação pedagógica no BrasilDOSSIÊ TEMÁTICO: Memórias de processos de renovação pedagógica no BrasilAPRESENTAÇÃO: Memórias de processos de renovação pedagógica no Brasil: educação básica, formação de professores e pesquisa educacional na trajetória da Universidade de São PauloEducação básicaFormação de ProfessoresPesquisa EducacionalUniversidade de São PauloMemóriasRenovação PedagógicaO presente dossiê pretende problematizar aspectos da história dos processos de renovação pedagógica e modernização institucional da educação pública brasileira. Para tal, elegeram-se estabelecimentos exponenciais da Universidade de São Paulo (1934) que guardam em diferentes momentos de suas trajetórias, a começar pelas feições adotadas e finalidades atribuídas desde suas respectivas fundações, signos marcantes dos discursos e projetos de transformação dos atuais níveis de ensino fundamental, médio e superior. Trata-se da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (EA-Feusp), surgida em 1959, e da própria Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), originária do Departamento de Educação da FFCL-USP e erigida em unidade de ensino em 1969, todos eles relacionados ao Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo/CRPE-SP (1956), organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais/INEP na gestão de Anísio Teixeira (1952-1964). Tal escolha se prende, por um lado, à instigante tarefa a que se entregaram docentes, alunos, funcionários e pesquisadores das duas instituições por ocasião das comemorações dos 60 e 50 anos, respectivamente, de criação de ambas as instituições, quando uma série de atividades, especialmente ligadas à produção e evocação de memórias, animaram todo o ano de 2019. Por outro, o conjunto de textos busca explorar a irrupção no cenário educacional de inovações e reformas que redimensionaram os traços da educação no país nos últimos 60 anos, logrando tal empreendimento pelo exame dos estímulos e rebatimentos de tais transformações tendo os estabelecimentos mencionados como atores privilegiados no curso de tais mudanças. Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2021-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/1516710.20888/ridpher.v7i00.15167Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 7 (2021): Publicação contínua ; e021001RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 7 (2021): Publicação contínua ; e021001RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 7 (2021): Publicação contínua ; e0210012447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15167/10128https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15167/12016Copyright (c) 2021 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSylvia Vidigal Moraes , Carmen dos Santos Braga , Elizabeth Cleber Dias de Menezes , Roni 2022-10-15T22:18:12Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/15167Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2022-10-15T22:18:12Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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