DOSSIÊ TEMÁTICO: Memórias de processos de renovação pedagógica no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sylvia Vidigal Moraes , Carmen
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: dos Santos Braga , Elizabeth, Cleber Dias de Menezes , Roni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15167
Resumo: O presente dossiê pretende problematizar aspectos da história dos processos de renovação pedagógica e modernização institucional da educação pública brasileira. Para tal, elegeram-se estabelecimentos exponenciais da Universidade de São Paulo (1934) que guardam em diferentes momentos de suas trajetórias, a começar pelas feições adotadas e finalidades atribuídas desde suas respectivas fundações, signos marcantes dos discursos e projetos de transformação dos atuais níveis de ensino fundamental, médio e superior. Trata-se da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (EA-Feusp), surgida em 1959, e da própria Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), originária do Departamento de Educação da FFCL-USP e erigida em unidade de ensino em 1969, todos eles relacionados ao Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo/CRPE-SP (1956), organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais/INEP na gestão de Anísio Teixeira (1952-1964).   Tal escolha se prende, por um lado, à instigante tarefa a que se entregaram docentes, alunos, funcionários e pesquisadores das duas instituições por ocasião das comemorações dos 60 e 50 anos, respectivamente, de criação de ambas as instituições, quando uma série de atividades, especialmente ligadas à produção e evocação de memórias, animaram todo o ano de 2019. Por outro, o conjunto de textos busca explorar a irrupção no cenário educacional de inovações e reformas que redimensionaram os traços da educação no país nos últimos 60 anos, logrando tal empreendimento pelo exame dos estímulos e rebatimentos de tais transformações tendo os estabelecimentos mencionados como atores privilegiados no curso de tais mudanças.    
id CAMP-1_3b1b7d33854439fb6a0837b1ba64e2c4
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/15167
network_acronym_str CAMP-1
network_name_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
repository_id_str
spelling DOSSIÊ TEMÁTICO: Memórias de processos de renovação pedagógica no BrasilDOSSIÊ TEMÁTICO: Memórias de processos de renovação pedagógica no BrasilDOSSIÊ TEMÁTICO: Memórias de processos de renovação pedagógica no BrasilAPRESENTAÇÃO: Memórias de processos de renovação pedagógica no Brasil: educação básica, formação de professores e pesquisa educacional na trajetória da Universidade de São PauloEducação básicaFormação de ProfessoresPesquisa EducacionalUniversidade de São PauloMemóriasRenovação PedagógicaO presente dossiê pretende problematizar aspectos da história dos processos de renovação pedagógica e modernização institucional da educação pública brasileira. Para tal, elegeram-se estabelecimentos exponenciais da Universidade de São Paulo (1934) que guardam em diferentes momentos de suas trajetórias, a começar pelas feições adotadas e finalidades atribuídas desde suas respectivas fundações, signos marcantes dos discursos e projetos de transformação dos atuais níveis de ensino fundamental, médio e superior. Trata-se da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (EA-Feusp), surgida em 1959, e da própria Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), originária do Departamento de Educação da FFCL-USP e erigida em unidade de ensino em 1969, todos eles relacionados ao Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo/CRPE-SP (1956), organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais/INEP na gestão de Anísio Teixeira (1952-1964).   Tal escolha se prende, por um lado, à instigante tarefa a que se entregaram docentes, alunos, funcionários e pesquisadores das duas instituições por ocasião das comemorações dos 60 e 50 anos, respectivamente, de criação de ambas as instituições, quando uma série de atividades, especialmente ligadas à produção e evocação de memórias, animaram todo o ano de 2019. Por outro, o conjunto de textos busca explorar a irrupção no cenário educacional de inovações e reformas que redimensionaram os traços da educação no país nos últimos 60 anos, logrando tal empreendimento pelo exame dos estímulos e rebatimentos de tais transformações tendo os estabelecimentos mencionados como atores privilegiados no curso de tais mudanças.    Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2021-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/1516710.20888/ridpher.v7i00.15167Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 7 (2021): Publicação contínua ; e021001RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 7 (2021): Publicação contínua ; e021001RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 7 (2021): Publicação contínua ; e0210012447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15167/10128https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15167/12016Copyright (c) 2021 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSylvia Vidigal Moraes , Carmen dos Santos Braga , Elizabeth Cleber Dias de Menezes , Roni 2022-10-15T22:18:12Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/15167Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2022-10-15T22:18:12Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv DOSSIÊ TEMÁTICO: Memórias de processos de renovação pedagógica no Brasil
DOSSIÊ TEMÁTICO: Memórias de processos de renovação pedagógica no Brasil
DOSSIÊ TEMÁTICO: Memórias de processos de renovação pedagógica no Brasil
APRESENTAÇÃO: Memórias de processos de renovação pedagógica no Brasil: educação básica, formação de professores e pesquisa educacional na trajetória da Universidade de São Paulo
title DOSSIÊ TEMÁTICO: Memórias de processos de renovação pedagógica no Brasil
spellingShingle DOSSIÊ TEMÁTICO: Memórias de processos de renovação pedagógica no Brasil
Sylvia Vidigal Moraes , Carmen
Educação básica
Formação de Professores
Pesquisa Educacional
Universidade de São Paulo
Memórias
Renovação Pedagógica
title_short DOSSIÊ TEMÁTICO: Memórias de processos de renovação pedagógica no Brasil
title_full DOSSIÊ TEMÁTICO: Memórias de processos de renovação pedagógica no Brasil
title_fullStr DOSSIÊ TEMÁTICO: Memórias de processos de renovação pedagógica no Brasil
title_full_unstemmed DOSSIÊ TEMÁTICO: Memórias de processos de renovação pedagógica no Brasil
title_sort DOSSIÊ TEMÁTICO: Memórias de processos de renovação pedagógica no Brasil
author Sylvia Vidigal Moraes , Carmen
author_facet Sylvia Vidigal Moraes , Carmen
dos Santos Braga , Elizabeth
Cleber Dias de Menezes , Roni
author_role author
author2 dos Santos Braga , Elizabeth
Cleber Dias de Menezes , Roni
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sylvia Vidigal Moraes , Carmen
dos Santos Braga , Elizabeth
Cleber Dias de Menezes , Roni
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Formação de Professores
Pesquisa Educacional
Universidade de São Paulo
Memórias
Renovação Pedagógica
topic Educação básica
Formação de Professores
Pesquisa Educacional
Universidade de São Paulo
Memórias
Renovação Pedagógica
description O presente dossiê pretende problematizar aspectos da história dos processos de renovação pedagógica e modernização institucional da educação pública brasileira. Para tal, elegeram-se estabelecimentos exponenciais da Universidade de São Paulo (1934) que guardam em diferentes momentos de suas trajetórias, a começar pelas feições adotadas e finalidades atribuídas desde suas respectivas fundações, signos marcantes dos discursos e projetos de transformação dos atuais níveis de ensino fundamental, médio e superior. Trata-se da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (EA-Feusp), surgida em 1959, e da própria Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), originária do Departamento de Educação da FFCL-USP e erigida em unidade de ensino em 1969, todos eles relacionados ao Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo/CRPE-SP (1956), organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais/INEP na gestão de Anísio Teixeira (1952-1964).   Tal escolha se prende, por um lado, à instigante tarefa a que se entregaram docentes, alunos, funcionários e pesquisadores das duas instituições por ocasião das comemorações dos 60 e 50 anos, respectivamente, de criação de ambas as instituições, quando uma série de atividades, especialmente ligadas à produção e evocação de memórias, animaram todo o ano de 2019. Por outro, o conjunto de textos busca explorar a irrupção no cenário educacional de inovações e reformas que redimensionaram os traços da educação no país nos últimos 60 anos, logrando tal empreendimento pelo exame dos estímulos e rebatimentos de tais transformações tendo os estabelecimentos mencionados como atores privilegiados no curso de tais mudanças.    
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15167
10.20888/ridpher.v7i00.15167
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15167
identifier_str_mv 10.20888/ridpher.v7i00.15167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15167/10128
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15167/12016
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 7 (2021): Publicação contínua ; e021001
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 7 (2021): Publicação contínua ; e021001
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 7 (2021): Publicação contínua ; e021001
2447-746X
reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
collection Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
repository.name.fl_str_mv Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||mcris@unicamp.br
_version_ 1798675505148329984