Imprensa de Educação e ensino, Universidades Populares e renovação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pintassilgo, Joaquim
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3998
Resumo: O ambiente cultural português do final do século XIX e primeiras décadas do século XX foi propício ao desenvolvimento das preocupações com a educação popular e com a divulgação científica e cultural. Concretizam-se, então, várias experiências nesse terreno, de que é exemplo a Academia de Estudos Livres, objecto do nosso estudo, fundada em 1889 e que se define, a partir de 1904, como Universidade Popular. Esta associação assegurou o funcionamento de uma escola e dinamizou actividades diversificadas na área da chamada extensão cultural - cursos, conferências e visitas de estudo. A Academia dedicou-se também à edição de publicações, com destaque para os Anais da Academia de Estudos Livres - Universidade Popular (1912-1916), que contêm artigos sobre temáticas e práticas educativas então consideradas relevantes ou inovadoras, para além de informações sobre as actividades desenvolvidas pela Academia. É esta revista que se assume como fonte do presente estudo.
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