Narrativas em rede: argumentos coletivos e histórias de vida na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
Texto Completo: | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9702 |
Resumo: | O artigo reflete sobre o conceito de rede e seu uso no fazer da história oral. Ao apontar como se formam as redes pensa sobre sua organização, seus argumentos, suas afetividades e seus pertencimentos. Além disso, as redes são apontadas como mais que procedimento metodológico, mas como produção de significados e, por isso importantes para a constituição do conhecimento. As discussões derivam da tessitura das redes de entrevistas de uma pesquisa de mestrado em Educação. O estudo objetivou a análise da construção identitária de professores na jornada ampliada de escolas de ensino fundamental, considerando as histórias de vida narradas como documentos, que dão visibilidade às percepções dos colaboradores da pesquisa. |
id |
CAMP-1_41b0d5e486bb2a7e1e9d1fb8ddccb1b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9702 |
network_acronym_str |
CAMP-1 |
network_name_str |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas em rede: argumentos coletivos e histórias de vida na educaçãoProfessores. Redes. Entrevistas. História Oral. Narrativas. Subjetividade.O artigo reflete sobre o conceito de rede e seu uso no fazer da história oral. Ao apontar como se formam as redes pensa sobre sua organização, seus argumentos, suas afetividades e seus pertencimentos. Além disso, as redes são apontadas como mais que procedimento metodológico, mas como produção de significados e, por isso importantes para a constituição do conhecimento. As discussões derivam da tessitura das redes de entrevistas de uma pesquisa de mestrado em Educação. O estudo objetivou a análise da construção identitária de professores na jornada ampliada de escolas de ensino fundamental, considerando as histórias de vida narradas como documentos, que dão visibilidade às percepções dos colaboradores da pesquisa.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2018-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa com entrevistas de história oralapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/970210.20888/ridphe_r.v4i2.9702Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 4 No. 2 (2018); 412-430RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 4 Núm. 2 (2018); 412-430RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 4 n. 2 (2018); 412-4302447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9702/5159Copyright (c) 2018 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Suzana Lopes Salgadode Oliveira, Patrícia Romana2019-05-03T17:06:58Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9702Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2019-05-03T17:06:58Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas em rede: argumentos coletivos e histórias de vida na educação |
title |
Narrativas em rede: argumentos coletivos e histórias de vida na educação |
spellingShingle |
Narrativas em rede: argumentos coletivos e histórias de vida na educação Ribeiro, Suzana Lopes Salgado Professores. Redes. Entrevistas. História Oral. Narrativas. Subjetividade. |
title_short |
Narrativas em rede: argumentos coletivos e histórias de vida na educação |
title_full |
Narrativas em rede: argumentos coletivos e histórias de vida na educação |
title_fullStr |
Narrativas em rede: argumentos coletivos e histórias de vida na educação |
title_full_unstemmed |
Narrativas em rede: argumentos coletivos e histórias de vida na educação |
title_sort |
Narrativas em rede: argumentos coletivos e histórias de vida na educação |
author |
Ribeiro, Suzana Lopes Salgado |
author_facet |
Ribeiro, Suzana Lopes Salgado de Oliveira, Patrícia Romana |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Patrícia Romana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Suzana Lopes Salgado de Oliveira, Patrícia Romana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores. Redes. Entrevistas. História Oral. Narrativas. Subjetividade. |
topic |
Professores. Redes. Entrevistas. História Oral. Narrativas. Subjetividade. |
description |
O artigo reflete sobre o conceito de rede e seu uso no fazer da história oral. Ao apontar como se formam as redes pensa sobre sua organização, seus argumentos, suas afetividades e seus pertencimentos. Além disso, as redes são apontadas como mais que procedimento metodológico, mas como produção de significados e, por isso importantes para a constituição do conhecimento. As discussões derivam da tessitura das redes de entrevistas de uma pesquisa de mestrado em Educação. O estudo objetivou a análise da construção identitária de professores na jornada ampliada de escolas de ensino fundamental, considerando as histórias de vida narradas como documentos, que dão visibilidade às percepções dos colaboradores da pesquisa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa com entrevistas de história oral |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9702 10.20888/ridphe_r.v4i2.9702 |
url |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9702 |
identifier_str_mv |
10.20888/ridphe_r.v4i2.9702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9702/5159 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 4 No. 2 (2018); 412-430 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 4 Núm. 2 (2018); 412-430 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 4 n. 2 (2018); 412-430 2447-746X reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
collection |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mcris@unicamp.br |
_version_ |
1809280190792073216 |