Narrativas em rede: argumentos coletivos e histórias de vida na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Oliveira, Patrícia Romana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9702
Resumo: O artigo reflete sobre o conceito de rede e seu uso no fazer da história oral. Ao apontar como se formam as redes pensa sobre sua organização, seus argumentos, suas afetividades e seus pertencimentos. Além disso, as redes são apontadas como mais que procedimento metodológico, mas como produção de significados e, por isso importantes para a constituição do conhecimento. As discussões derivam da tessitura das redes de entrevistas de uma pesquisa de mestrado em Educação. O estudo objetivou a análise da construção identitária de professores na jornada ampliada de escolas de ensino fundamental, considerando as histórias de vida narradas como documentos, que dão visibilidade às percepções dos colaboradores da pesquisa.
id CAMP-1_41b0d5e486bb2a7e1e9d1fb8ddccb1b9
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9702
network_acronym_str CAMP-1
network_name_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
repository_id_str
spelling Narrativas em rede: argumentos coletivos e histórias de vida na educaçãoProfessores. Redes. Entrevistas. História Oral. Narrativas. Subjetividade.O artigo reflete sobre o conceito de rede e seu uso no fazer da história oral. Ao apontar como se formam as redes pensa sobre sua organização, seus argumentos, suas afetividades e seus pertencimentos. Além disso, as redes são apontadas como mais que procedimento metodológico, mas como produção de significados e, por isso importantes para a constituição do conhecimento. As discussões derivam da tessitura das redes de entrevistas de uma pesquisa de mestrado em Educação. O estudo objetivou a análise da construção identitária de professores na jornada ampliada de escolas de ensino fundamental, considerando as histórias de vida narradas como documentos, que dão visibilidade às percepções dos colaboradores da pesquisa.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2018-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa com entrevistas de história oralapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/970210.20888/ridphe_r.v4i2.9702Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 4 No. 2 (2018); 412-430RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 4 Núm. 2 (2018); 412-430RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 4 n. 2 (2018); 412-4302447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9702/5159Copyright (c) 2018 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Suzana Lopes Salgadode Oliveira, Patrícia Romana2019-05-03T17:06:58Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9702Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2019-05-03T17:06:58Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas em rede: argumentos coletivos e histórias de vida na educação
title Narrativas em rede: argumentos coletivos e histórias de vida na educação
spellingShingle Narrativas em rede: argumentos coletivos e histórias de vida na educação
Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
Professores. Redes. Entrevistas. História Oral. Narrativas. Subjetividade.
title_short Narrativas em rede: argumentos coletivos e histórias de vida na educação
title_full Narrativas em rede: argumentos coletivos e histórias de vida na educação
title_fullStr Narrativas em rede: argumentos coletivos e histórias de vida na educação
title_full_unstemmed Narrativas em rede: argumentos coletivos e histórias de vida na educação
title_sort Narrativas em rede: argumentos coletivos e histórias de vida na educação
author Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
author_facet Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
de Oliveira, Patrícia Romana
author_role author
author2 de Oliveira, Patrícia Romana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Suzana Lopes Salgado
de Oliveira, Patrícia Romana
dc.subject.por.fl_str_mv Professores. Redes. Entrevistas. História Oral. Narrativas. Subjetividade.
topic Professores. Redes. Entrevistas. História Oral. Narrativas. Subjetividade.
description O artigo reflete sobre o conceito de rede e seu uso no fazer da história oral. Ao apontar como se formam as redes pensa sobre sua organização, seus argumentos, suas afetividades e seus pertencimentos. Além disso, as redes são apontadas como mais que procedimento metodológico, mas como produção de significados e, por isso importantes para a constituição do conhecimento. As discussões derivam da tessitura das redes de entrevistas de uma pesquisa de mestrado em Educação. O estudo objetivou a análise da construção identitária de professores na jornada ampliada de escolas de ensino fundamental, considerando as histórias de vida narradas como documentos, que dão visibilidade às percepções dos colaboradores da pesquisa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa com entrevistas de história oral
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9702
10.20888/ridphe_r.v4i2.9702
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9702
identifier_str_mv 10.20888/ridphe_r.v4i2.9702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9702/5159
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 4 No. 2 (2018); 412-430
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 4 Núm. 2 (2018); 412-430
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 4 n. 2 (2018); 412-430
2447-746X
reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
collection Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)
repository.name.fl_str_mv Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||mcris@unicamp.br
_version_ 1809280190792073216