A ENTREVISTA NARRATIVA: dispositivo de produção e análise de dados sobre trajetórias de professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Jónata Ferreira de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nacarato, Adair Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17580
Resumo: Este artigo tem como foco a Entrevista Narrativa, idealizada por Fritz Schütze, um dispositivo de produção e análise de dados para pesquisas que, pela sua peculiaridade na geração de textos narrativos, tem aproximações com abordagens (auto) biográficas e busca romper com a rigidez imposta pelas entrevistas estruturadas e/ou semiestruturadas. A discussão parte de uma investigação que teve como foco a trajetória de formação inicial de seis professoras da Educação Infantil da rede pública de ensino de Imperatriz/MA. O texto apresenta, de forma analítica, o movimento entre a produção, a textualização e a análise da entrevista com três professoras.THE NARRATIVE INTERVIEW: device of production and analysis of data on paths of teachersAbstract: This article focuses on the narrative interview by Fritz Schütze. It is an device of data production and analysis for research that is similar to (auto)biographical approaches for its peculiarity in generating narrative texts that try to break with the rigidity imposed by structured and/or semi-structured interviews. The discussion stems from an investigation, conducted with six childhood education teachers from public schools in Imperatriz/MA, that had as its focus the initial development pathways of these teachers. The text presents, in an analytical way, the movement between production, textualization, and analysis of the interview with three teachers.Keywords: Narrative Interview. Narrative Analysis. Early Childhood Education Teachers.ENTREVISTA NARRATIVA: dispositivo de producción y análisis de datos sobre trajectorias de profesorasResumen: Este artículo se centra en la Entrevista Narrativa idealizada por Fritz Schütze. Se trata de un dispositivo de producción y análisis de datos para investigaciones que tienen proximidades con enfoques autobiográficos, por su peculiaridad de generar textos narrativos, y con el objetivo de interrumpir a rigidez impuesta por las entrevistas estructuradas y/o semiestructuradas. La discusión se hace a partir de una investigación realizada con seis profesoras de educación infantil de la enseñanza pública de la ciudad de Imperatriz/MA, que tuvo como enfoque la trayectoria de formación inicial de esas profesoras. De forma analítica el texto presenta el movimiento entre la producción, la textualización y el análisis de la entrevista con tres profesoras.Palabras clave: Entrevista Narrativa. Análisis de Narrativas. Profesoras de Educación Infantil.
id UFMA-5_6b78c51f679712754f4edc44f248d77f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17580
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling A ENTREVISTA NARRATIVA: dispositivo de produção e análise de dados sobre trajetórias de professorasEntrevista Narrativa. Análise de Narrativas. Professoras da Educação Infantil.Este artigo tem como foco a Entrevista Narrativa, idealizada por Fritz Schütze, um dispositivo de produção e análise de dados para pesquisas que, pela sua peculiaridade na geração de textos narrativos, tem aproximações com abordagens (auto) biográficas e busca romper com a rigidez imposta pelas entrevistas estruturadas e/ou semiestruturadas. A discussão parte de uma investigação que teve como foco a trajetória de formação inicial de seis professoras da Educação Infantil da rede pública de ensino de Imperatriz/MA. O texto apresenta, de forma analítica, o movimento entre a produção, a textualização e a análise da entrevista com três professoras.THE NARRATIVE INTERVIEW: device of production and analysis of data on paths of teachersAbstract: This article focuses on the narrative interview by Fritz Schütze. It is an device of data production and analysis for research that is similar to (auto)biographical approaches for its peculiarity in generating narrative texts that try to break with the rigidity imposed by structured and/or semi-structured interviews. The discussion stems from an investigation, conducted with six childhood education teachers from public schools in Imperatriz/MA, that had as its focus the initial development pathways of these teachers. The text presents, in an analytical way, the movement between production, textualization, and analysis of the interview with three teachers.Keywords: Narrative Interview. Narrative Analysis. Early Childhood Education Teachers.ENTREVISTA NARRATIVA: dispositivo de producción y análisis de datos sobre trajectorias de profesorasResumen: Este artículo se centra en la Entrevista Narrativa idealizada por Fritz Schütze. Se trata de un dispositivo de producción y análisis de datos para investigaciones que tienen proximidades con enfoques autobiográficos, por su peculiaridad de generar textos narrativos, y con el objetivo de interrumpir a rigidez impuesta por las entrevistas estructuradas y/o semiestructuradas. La discusión se hace a partir de una investigación realizada con seis profesoras de educación infantil de la enseñanza pública de la ciudad de Imperatriz/MA, que tuvo como enfoque la trayectoria de formación inicial de esas profesoras. De forma analítica el texto presenta el movimiento entre la producción, la textualización y el análisis de la entrevista con tres profesoras.Palabras clave: Entrevista Narrativa. Análisis de Narrativas. Profesoras de Educación Infantil.Universidade Federal do Maranhão2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1758010.18764/2178-2229.v24n1p15-30Cadernos de Pesquisa; v. 24, n. 1, jan./abr. 2017; 15-302178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17580/9529Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Jónata Ferreira deNacarato, Adair Mendes2021-08-20T20:38:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17580Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:19.562401Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv A ENTREVISTA NARRATIVA: dispositivo de produção e análise de dados sobre trajetórias de professoras
title A ENTREVISTA NARRATIVA: dispositivo de produção e análise de dados sobre trajetórias de professoras
spellingShingle A ENTREVISTA NARRATIVA: dispositivo de produção e análise de dados sobre trajetórias de professoras
Moura, Jónata Ferreira de
Entrevista Narrativa. Análise de Narrativas. Professoras da Educação Infantil.
title_short A ENTREVISTA NARRATIVA: dispositivo de produção e análise de dados sobre trajetórias de professoras
title_full A ENTREVISTA NARRATIVA: dispositivo de produção e análise de dados sobre trajetórias de professoras
title_fullStr A ENTREVISTA NARRATIVA: dispositivo de produção e análise de dados sobre trajetórias de professoras
title_full_unstemmed A ENTREVISTA NARRATIVA: dispositivo de produção e análise de dados sobre trajetórias de professoras
title_sort A ENTREVISTA NARRATIVA: dispositivo de produção e análise de dados sobre trajetórias de professoras
author Moura, Jónata Ferreira de
author_facet Moura, Jónata Ferreira de
Nacarato, Adair Mendes
author_role author
author2 Nacarato, Adair Mendes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Jónata Ferreira de
Nacarato, Adair Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Entrevista Narrativa. Análise de Narrativas. Professoras da Educação Infantil.
topic Entrevista Narrativa. Análise de Narrativas. Professoras da Educação Infantil.
description Este artigo tem como foco a Entrevista Narrativa, idealizada por Fritz Schütze, um dispositivo de produção e análise de dados para pesquisas que, pela sua peculiaridade na geração de textos narrativos, tem aproximações com abordagens (auto) biográficas e busca romper com a rigidez imposta pelas entrevistas estruturadas e/ou semiestruturadas. A discussão parte de uma investigação que teve como foco a trajetória de formação inicial de seis professoras da Educação Infantil da rede pública de ensino de Imperatriz/MA. O texto apresenta, de forma analítica, o movimento entre a produção, a textualização e a análise da entrevista com três professoras.THE NARRATIVE INTERVIEW: device of production and analysis of data on paths of teachersAbstract: This article focuses on the narrative interview by Fritz Schütze. It is an device of data production and analysis for research that is similar to (auto)biographical approaches for its peculiarity in generating narrative texts that try to break with the rigidity imposed by structured and/or semi-structured interviews. The discussion stems from an investigation, conducted with six childhood education teachers from public schools in Imperatriz/MA, that had as its focus the initial development pathways of these teachers. The text presents, in an analytical way, the movement between production, textualization, and analysis of the interview with three teachers.Keywords: Narrative Interview. Narrative Analysis. Early Childhood Education Teachers.ENTREVISTA NARRATIVA: dispositivo de producción y análisis de datos sobre trajectorias de profesorasResumen: Este artículo se centra en la Entrevista Narrativa idealizada por Fritz Schütze. Se trata de un dispositivo de producción y análisis de datos para investigaciones que tienen proximidades con enfoques autobiográficos, por su peculiaridad de generar textos narrativos, y con el objetivo de interrumpir a rigidez impuesta por las entrevistas estructuradas y/o semiestructuradas. La discusión se hace a partir de una investigación realizada con seis profesoras de educación infantil de la enseñanza pública de la ciudad de Imperatriz/MA, que tuvo como enfoque la trayectoria de formación inicial de esas profesoras. De forma analítica el texto presenta el movimiento entre la producción, la textualización y el análisis de la entrevista con tres profesoras.Palabras clave: Entrevista Narrativa. Análisis de Narrativas. Profesoras de Educación Infantil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17580
10.18764/2178-2229.v24n1p15-30
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17580
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v24n1p15-30
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17580/9529
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 24, n. 1, jan./abr. 2017; 15-30
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881257472000